G1
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Agricultores do Ceará encontram no cultivo da goiaba uma boa fonte de renda
G1
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 2 milhões nesta quarta-feira
A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (14), no concurso 1.117, um prêmio R$ 2 milhões. O prêmio vai para o apostador que acertar as seis dezenas da faixa principal.
O valor pode render até R$ 10 mil por mês se aplicado na poupança, segundo a Caixa Econômica Federal.
As apostas simples custam R$ 2 e podem ser feitas em qualquer casa lotérica até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília).
STJ: ´Courinha´ pode ganhar a liberdade
Ontem, o STJ concedeu habeas corpus para o réu Francisco Moreira do Nascimento, soldado da PM do Piauí e acusado de ter assassinado naquele Estado o engenheiro José Ferreira Castelo Branco, o "Castelinho". O Tribunal aceitou a argumentação da defesa que alegou o demasiado prazo para o julgamento do réu, que está preso desde outubro de 1999, portanto, há exatos dez anos.
No mesmo processo figuram outros co-réus, entre eles, o pistoleiro "Courinha". Os efeitos do acórdão (decisão) do STJ serão estendidos aos demais acusados do crime, que estejam presos, como "Courinha".
DN
Iguatu: tubulação de Amianto é substituída por PVC
Depois de 40 anos, finalmente a antiga tubulação de amianto da rede original de distribuição de água desta cidade começa a ser trocada. A substituição é feita por tubos de PVC, canos plásticos. A Prefeitura vai investir, em parceria com o Governo Federal, R$ 2,2 milhões para implantação da nova rede de 17 quilômetros de extensão. Mais de 60 mil moradores serão beneficiados com as obras.O serviço começou pelo bairro Alto do Jucá, um dos mais antigos da cidade e que foi um dos primeiros a ser beneficiados quando, em fins da década de 1960, foi implantado o sistema de abastecimento de água com rede de distribuição doméstica. Na época, usava-se o cano de amianto, que hoje é um material condenado, que traz sérios problemas para a saúde da população, por ser cancerígeno.
A Secretaria de Infraestrutura do município informou que a obra deverá ser concluída em fevereiro próximo. Os operários da empresa trabalham em ritmo intenso para evitar prorrogação dos serviços no período chuvoso. Durante a quadra invernosa, há mais dificuldades porque o lençol freático nesta cidade é elevado e provoca queda de barreiras, criando obstáculos para substituição dos canos.
Segundo o gerente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu (Saae), Edval Lavor, a rede de amianto é antiga e tem causado rompimentos com muita frequência em vários pontos da cidade, comprometendo a regularidade do fornecimento e da qualidade da água, e causando problemas de saúde.
Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por meio do Ministério das Cidades. A Prefeitura participa com uma contra-partida de 10%. Todos os bairros que ainda mantêm a antiga rede de distribuição de água serão beneficiados com a obra, inclusive o centro da cidade.
Lavor solicita compreensão dos moradores em face de alguns transtornos que serão causados, particularmente na área comercial. "A ideia é concluir a obra com rapidez e no centro comercial haverá concentração de um maior número de operários para dar rapidez ao serviço", disse.
Mais informações
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu (SAAE)
Rua 21 de Abril, 772, Prado
(88) 3566.7705
HONÓRIO BARBOSA
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Sessão: Câmara de Vereadores de Acopiara promete ter noite agitada
A decisão pela demissão foi tomada pela Justiça de Acopiara e acatada pelo chefe do executivo municipal.
Hoje, a partir das 19 horas, esses servidores prometem lotar as dependências da câmara para fazerem reivindicações.
MPT-CE promove oficina com Prefeituras contra o trabalho infantil
O evento ocorrerá no Hotel Plaza Praia Suite e contará com a presença do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Renato Mendes, e a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, Mariane Josviak (procuradora do Trabalho em Curitiba).
Projeto no Ceará, explica que a iniciativa ampliará, a partir de agora, o
rol de municípios atendidos no primeiro ano de funcionamento do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.
MPT/CE
Começa hoje a nova etapa do Selo Verde Edição 2009
Os municípios pré-qualificados foram: Acaraú, Apuiarés, Aracati, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Eusébio, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Itaitinga, Itarema, Jardim, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Quixeramobim, Redenção, Sobral, Tauá e Tianguá. Este ano o Programa Selo Município Verde, implantado há cinco anos pelo Governo do Estado e instituído pela lei estadual número 13.204/2003, está em sua 6ª edição e recebeu inscrições de 139 municípios. São três as categorias de premiação do Programa: A, B e C. Desde sua implantação nenhuma cidade conseguiu atingir o nível A. Ano passado, 32 cidades foram certificadas com o Selo B e sete com o C.
“Os municípios pré-qualificados ainda deverão responder o questionário de avaliação de Mobilização Ambiental”, afirmou a coordenadora do Programa, técnica do Conpam, Socorro Azevedo. O Selo Verde tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Cariús - Corpo de um homem é encontrado com várias perfurações a faca
Até o presente momento, o motivo do crime e o responsável pelo assassinato ainda são desconhecidos.
Palmeiras ouve gritos de campeão, mas é goleado pelo Náutico no Recife
Confira a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro
G1
Horário de verão começa no próximo domingo e vai até 20 de fevereiro
A medida foi criada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do país durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Os críticos dizem que a medida é desnecessária, porque os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão cheios e garantem o fornecimento sem problemas.
O governo insiste dizendo que a economia de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste está estimada em 1.800 megawatts, enquanto a região Sul deverá ter uma redução no consumo de 500 megawatts. O horário de verão vai valer em Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
Tauá-CE: Parada Gay foi cancelada por uma decisão da justiça
A turma “pink” já estava decorando o trio elétrico quando receberam a visita de um oficial de justiça com o despacho do magistrado determinando que as abstivessem de usar os equipamentos sonoros. Sendo assim o movimento resolveu cancelar o evento, mas anunciando que vai recorrer da decisão perante o Tribunal de Justiça em Fortaleza iniciando mais um confronto agora com o judiciário.
Os gays disseram não entender como seria possível fazer qualquer manifestação sem o uso de som. A decisão do juiz se baseia no Código de Postura do município e Código Penal Brasileiro ao tipificar a poluição sonora como crime. No despacho, determinou a fiscalização por parte das autoridades policiais adotando providências no caso da desobediência à decisão.
Os integrantes do movimento que já reclamavam a “indiferença e perseguição” do Poder Legislativo de Tauá, agora reclamam do Poder Judiciário. Centenas de pessoas já aguardavam a realização do desfile gay pelas ruas da cidade na última sexta-feira o que não ocorreu. Os homossexuais disseram ao Site Miséria que foram surpreendidos com a inesperada visitada do oficial de justiça.
Policial do Ronda é sequestrado na porta de casa
De acordo com o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), major Carlos Meireles Passos, o policial estava de folga e tinha chegado em casa com sua mulher quando os dois foram abordados por um homem armado com um revólver que mandou a mulher descer da moto. O bandido subiu na moto do policial e mandou que ele seguisse.
Depos de buscas por vários bairros da Capital, Daniel Mendonça foi encontrado em uma estrada no município de Maracanaú, na Região Metropolitana. O bandido manteve Daniel sob ameaça por duas horas e levou apenas pertences pessoais, além de furar os pneus da moto para dificultar a locomoção do soldado. Até o fechamento desta edição, o assaltante ainda não tinha sido localizado pela Polícia.
Ainda ontem à noite, a Polícia tentou interrogar a esposa da vítima, mas ela saiu de casa, por temer que outros bandidos pudessem atentar contra sua vida. pela Polícia.
Mutirão Carcerário vai encerrar análises
O Mutirão Carcerário no Ceará deverá ser concluído até o fim desta semana, segundo a previsão inicial do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que coordena o trabalho de avaliação de milhares de processos nas comarcas da Capital e Interior.Até a próxima sexta-feira, os responsáveis pelo programa deverão apresentar os números finais no Estado, incluindo, a quantidade de detentos que deixou a cadeia beneficiada com a progressão de regime e comutação da pena. Outros estavam presos além do tempo razoável para a "formação da culpa", o que enseja o "excesso de prazo" e, consequentemente, uma "coação ilegal".
Depois de avaliar centenas de processos nas varas do Júri, Criminais, Cíveis e das Execuções Penais, os coordenadores do Mutirão partiram para o mesmo tipo de trabalho em várias comarcas do Interior, principalmente aqueles que apresentavam um maior acúmulo de processos para serem julgados.
Na Região do Cariri (zona sul do Estado), já foram concluído os trabalhos nas comarcas de Juazeiro do Norte e Crato. No Sertão Central, os trabalhos foram encerrados na comarca de Quixadá. Em Juazeiro e Crato foram analisados 517 processos, com a concessão de 169 benefícios aos detentos. Na Comarca de Iguatu, foram 117 ações e asseguradas 28 garantias aos presidiários.
Análise
Na comarca de Quixadá, os participantes do Mutirão Carcerário analisaram 99 processos e este trabalho resultou na concessão de benefícios para 29 presos. Ainda no Cariri, os integrantes do Mutirão fizeram uma visita à Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), assim, como aconteceu nas cadeias públicas das cidades do Crato, Iguatu e Quixadá. "A análise processual ainda está em andamento em Sobral e vai receber também os processos de Crateús", explica o juiz corregedor Tarcílio Silva.
O magistrado explica que a conclusão dos trabalhos nas regiões do Cariri e do Sertão Central foi acelerada por conta da boa estrutura física e tecnológica disponibilizada pelo Tribunal de Justiça do Estado.
DN
Caravana da TV Diário leva serviços a Iguatu
Hoje, dia 12, a Caravana está na cidade de Cascavel, das 15 às 18 horas, na Avenida Chanceler Edson Queiroz, na Praça São Francisco, com prestação de serviços à comunidade, atrações artísticas, distribuição de brindes e sorteios de eletrodomésticos. Por onde tem passado, a Caravana leva alegria e cidadania a milhares de moradores. O Caminhão do Cidadão emite carteiras de Identidade.
Após concentração na Praça da Bandeira, o trio elétrico da TV Diário arrastou uma multidão de jovens pelas avenidas Guilherme de Oliveira e Perimetral até a Cidade da Criança, espaço de promoção de arte, cultura e diversão, implantado pela Prefeitura de Iguatu. Houve shows com Zeca Estrada, Coquetel do Forró, Geraldo Amâncio, Betinho Aguiar, Lady X e o encerramento foi com a cantora Simony Superfantástica.
O coordenador da Caravana, nesta cidade, Júlio César Costa Barros, destacou a parceria com os municípios na programação do evento, que reuniu mais de cinco mil participantes. "Atingimos os nossos objetivos de proporcionar lazer para os moradores e serviços de cidadania, como a emissão de documentos".
A programação incluiu orientação em saúde, apresentação de grupos de dança, teatro, contação de histórias infantis, brinquedos em um parquinho e o trenzinho da alegria.
A dona-de-casa Maria do Carmo Lima Oliveira veio com os três filhos para a Cidade da Criança e destacou a programação da Caravana da TV Diário. "Gostei muito porque trouxe lazer e distribuiu brindes", disse. Os estandes ficaram lotados até o fim do evento. Segundo Barros, até o fim do ano, a programação da Caravana vai triplicar atendendo um maior número de cidades.
Diário do Nordeste
Honório Barbosa
domingo, 11 de outubro de 2009
Milhares de pessoas participam da 14ª Romaria da Terra na cidade de Iguatu
Como um espaço para afirmação e renovação do anúncio da boa nova, da luta pela vida no semiárido, defesa da cultura dos povos, reforma agrária, e dentro de um universo na defesa dos direitos sociais e no combate às injustiças, as 14ª Romaria da Terra reuniu milhares de pessoas, vindas de todos os recantos desta estado, neste dia 11 de outubro do ano de 2009, na cidade de Iguatu, região Centro-sul do Ceará.
Desde as primeiras horas da manhã, com a chegada e acolhida dos romeiros na terra da Telha, uma verdadeira multidão de pessoas iam se aglomerando em redor da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, onde em seguida saíram em caminhada pelas ruas da cidade rumo ao largo da telha, local que deu origem à cidade, onde se realizou um grande circulo ao redor da lagoa, como forma de abraçá-la. Em seguida, o movimento se dispersou em grupos, rumo às comunidades urbanas e rurais deste município, sendo finalizado o encontro na Praça da Matriz, com uma grande celebração Eucarística, benção e envio dos romeiros e romeiras para suas comunidades de origem, atingindo dessa forma o seu Apogeu.
Iguatu Notícias
Luiz Vasconcelos
Seleção perde para Bolívia e vê cair por terra uma invencibilidade de 16 meses
A velha dificuldade da seleção brasileira em vencer jogos na altitude (3.600 metros) de La Paz mostrou a cara novamente neste domingo. O time de Dunga, com algumas nomes novos, foi derrotado pela Bolívia por 2 a 1. Olivares e Marcelo Moreno marcaram para a Bolívia, com Nilmar descontando. Foi a primeira derrota da seleção brasileira desde junho de 2008 (19 jogos), quando perdeu por 2 a 0 para o Paraguai, em Assunção.
A última vez que o Brasil venceu a Bolívia em La Paz foi em 1997, na final da Copa América (3 a 1). De lá para cá, foram duas derrotas e um empate em jogos válidos pelas eliminatórias.
Apesar da derrota, a já classificada seleção brasileira manteve a liderança na tabela das eliminatórias sul-americanas. O time de Dunga soma os mesmos 33 pontos do Paraguai, mas leva a melhor no saldo de gols, primeiro critério de desempate. Já eliminados, os bolivianos asseguram com a vitória o penúltimo lugar, com 15 pontos.
Prêmio da Mega-Sena sai para aposta de Santa Catarina
Uma aposta feita em Florianópolis, em Santa Catarina, acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (10) no concurso 1.116 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono do bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 14.545.870,49.
Confira as dezenas sorteadas: 04 - 09 - 13 - 17 - 20 - 47
De acordo com a Caixa Econômica Federal, 259 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 7.153,85. Outras 14.186 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 186,58.
A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre na quarta-feira (14), é de R$ 2 milhões.
sábado, 10 de outubro de 2009
Ceará vence 3ª seguida e ganha uma posição na Série B
Pistoleiros executam um comerciante em Mombaça
Segundo apurou a Polícia, por volta das 6h30 o comerciante abria o seu estabelecimento, de venda de cereais, situado na Rua Anésia Castelo, quando o local foi invadido por dois homens. Não houve discussão alguma. Os criminosos sacaram as armas e começaram a atirar, atingido a vítima várias vezes.
Em seguida, os assassinos teriam fugido do local em uma motocicleta preta. O comerciante ainda chegou a ser levado para o Hospital Antônia Castelo, mas não resistiu.
Vingança
A Polícia trabalha agora com a hipótese de uma suposta vingança e descobriu que Normando Martins respondia a processos por um homicídio, em São Paulo, e, um crime de trânsito, em Mombaça. O capitão PM Ferreira informou que os criminosos abandonaram, depois, a moto usada na fuga, e confirmou que no local do crime foram encontradas cápsulas de pistola 380.
Fiscalização intensa nas rodovias no feriado prolongado
O comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), tenente-coronel Werisleik Matias, pede que os motoristas redobrem a atenção nos trechos de CEs entre Sobral e Santana do Acaraú, na zona Norte, e entre Iguatu, Farias Brito e Crato, no Sul do Estado.
Cagece esclarece cobranças em Cedro
No sistema condominial, a cobrança é de 55% sobre o valor da água, e a caixa coletora fica nos fundos das residências. Assim, a manutenção não compete à Companhia estadual. Contudo, mesmo assim, a Cagece realiza desobstruções sempre que necessário na cidade. Quanto a variações no valor sobre a conta de água, os clientes podem solicitar uma visita de técnicos da Cagece para verificar as causas das prováveis oscilações.
Romaria da Terra acontece amanhã em Iguatu
Amanhã, romeiros vindos das nove dioceses do Ceará participam nesta cidade da 14ª Romaria da Terra, que tem como lema, neste ano, "O semiárido em romaria, por mais vida e cidadania". O evento é promovido de dois em dois anos pela Pastoral da Terra da Igreja Católica. O objetivo é celebrar as conquistas do movimento e animar as comunidades para continuarem organizadas por melhores condições de vida no campo.Segundo estimativa dos organizadores, o evento deve reunir cerca de 10 mil romeiros. Neste ano, a Romaria celebra o centenário de nascimento do religioso dom Hélder Câmara e do poeta Patativa do Assaré. A Romaria é o espaço de renovação dos compromissos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a celebração da luta pela vida no semiárido e em defesa da história, da cultura do povo nordestino.
A Romaria enfatiza a defesa pela vida dos povos indígenas e de seus remanescentes, os afro-brasileiros, camponeses, pescadores artesanais, jovens e pessoas idosas do campo. Outras questões ligadas à promoção da educação pública, a luta por reforma agrária, por acesso à água e a defesa de projetos que visem à melhoria da qualidade de vida das famílias também são propósitos do evento.
Segundo a programação, a acolhida dos romeiros será na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, nesta cidade, a partir das 4 horas da madrugada deste domingo. Em seguida, haverá um café comunitário. Depois, os romeiros caminham pela Rua 13 de Maio com parada prevista na Catedral de São José.
A Romaria segue em direção ao Largo da Telha, área central, onde há um lago que assinala a origem da cidade de Iguatu. Às 7 horas, está previsto o abraço da lagoa, com apresentação de dança e música. Em seguida, os romeiros seguem para os bairros e algumas áreas rurais, onde haverá partilha, celebração, apresentações culturais e reflexão sobre as conquistas sociais e a luta do movimento.
A partir das 14 horas, a concentração será na Praça da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, padroeira de Iguatu. Os romeiros farão apresentações artísticas. Às 16 horas, será celebrada missa campal e solene, com bênção e envio dos romeiros da Terra para as suas comunidades de origem. O ato litúrgico será presidido pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa.
Esta é a segunda vez que a Romaria da Terra é realizada nesta cidade. A primeira foi em 1997, quando o movimento tratou da temática "Na luta por terra e água, o renascer de canudos". A primeira Romaria da Terra foi realizada em Canindé, em 1984, com o lema "Povo de Deus em busca de terra e pão".
A integrante da CPT, Senhorinha Soares, lembra a importância da celebração comunitária em face das conquistas alcançadas. "São 25 anos de história e caminhada e nesse período muitas conquistas foram alcançadas, mas temos ainda muito por que lutar. A nossa preocupação neste ano é com a qualidade de vida no semiárido, a questão da preservação do meio ambiente, da água e terra e da vida digna das famílias de camponeses".
Mais informações
Comissão Pastoral da Terra, Fortaleza (85) 3226. 1413
Paróquia do Prado em Iguatu
(88) 3581.1221
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
Caravana da TV Diário em Iguatu e Cascavel
Nas duas cidades, os moradores poderão participar da oferta de serviços, como corte de cabelo, caminhão do cidadão, emissão de certidão de nascimento, avaliação nutricional, orientação em saúde bucal, álcool e drogas, grupos de dança, grupos de teatro, contação de histórias, realização de show artístico infantil, parque infantil, circo e trenzinho da alegria.
De acordo com a produtora de eventos do Sistema Verdes Mares, Renata Fontenele, haverá a participação de outras empresas do Grupo Edson Queiroz, como a Cascaju e a Indaiá, para a distribuição de produtos. Além disso, em Iguatu, o trio elétrico percorrerá as principais ruas da cidade. De acordo com ela, o projeto de Caravana da TV Diário triplicou e haverá mais eventos até o fim do ano.
DN
Iguatu: começa hoje o primeiro Cidade da Criança
A idéia do evento é garantir os direitos da criança e adolescentes, bem como, comemorar a semana da criança dando oportunidades para que as mesmas possam se divertir de forma gratuita.
Uma grande estrutura de decoração, com direito a castelo, foi montada para garantir um local agradável para quem vai participar.
O local do evento será o mesmo do Iguatu Festeiro, na avenida Perimetral, próximo ao Corpo de Bombeiros.
Além de parques, tendas de circo, biblioteca e teatro, as crianças de Iguatu terão oportunidade de assistirem shows infantis com participação de grandes atrações em nível nacional, dentre elas, Simony, ex-Balão Mágico e Carla Perez.
Pelo menos 4 mil presentes serão sorteados. A expectativa dos organizadores do evento é que 50 mil crianças participem.
Assista ao VT
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Adolescente estupra e mata mulher na frente do companheiro paraplégico
Um crime chocante aconteceu por volta das 23 horas de ontem (08), em São Gonçalo do Amarante, distante 60 quilômetros de Fortaleza. Um adolescente de 16 anos estuprou e, em seguida, matou asfixiada uma mulher com iniciais A. M. C., 45, na frente do companheiro dela, que é paraplégico e tem 58 anos. O acusado era amigo da família e cometeu o crime enquanto bebia com o casal na casa deles.
O marido passou a noite toda ao lado do corpo da mulher e só conseguiu pedir socorro hoje. O adolescente foi apreendido na manhã desta sexta-feira (09), na casa dele, na comunidade Acende Candeia, distante 200 metros do local do crime. Ele é conhecido da Polícia e já teria praticado assaltos na região.
Na residência do casal sequer havia iluminação. O homem nada pode fazer durante o crime, já que é usuário de cadeira de rodas.
Russas-CE: Prefeito Raimundo Cordeiro poderá ser candidato a vice-governador em possível chapa de Roberto Pessoa
Um fato novo na política cearense: o atual prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas (PSDB) teria sido convidado para ser candidato a vice-governador numa possível chapa encabeçada pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Os dois seriam apoiados pelos ex-governadores Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara que são líderes desses dois partidos. Pessoa não esconde ter ficado animado com o percentual de 16% segundo pesquisa recém-feita sobre a corrida sucessória.Nessa amostragem, o atual governador Cid Gomes (PSB) lidera com mais de 50% das intenções de votos. Entretanto, chama a atenção o fato do filho de Raimundinho, como é mais conhecido, Rondinely Pereira de Freitas, o Nelinho, ter se filiado recentemente ao PSB de Cid Gomes. Ele pretende disputar uma vaga de deputado estadual e, desta firma, se aliaria com a situação enquanto o seu pai formaria no bloco de oposição ao governo do estado.
O prefeito de Russas é proprietário da Funerária Anjo da Guarda com grande lastro empresarial no Ceará e bastante consolidada em Juazeiro do Norte. Outra informação é que Roberto Pessoa estaria viajando hoje para São Paulo, a fim de almoçar neste sábado com o governador de São Paulo, José Serra, candidato em potencial pelo PSDB à presidência da República. O objetivo seria tentar o fechamento de uma aliança entre PR e PSDB no Ceará. O único impasse é que, em nível nacional, o PR é da base aliada do presidente Lula.
Miséria
Cid ameniza criticas de Luizianne a Ciro, mas avisa: quer irmão disputando em 2010
O governador Cid Gomes (PSB) afirmou, nesta sexta-feira, que soube do teor da entrevista exclusiva que a prefeita Luizianne Lins (PT) deu ao jornal O POVO numa conversa, por telefone. Ele adiantou que a propria prefeita telefonou para ele e deu detalhes do conteúdo que virou o assunto desta sexta-feira nos meios políticos locais, mas com repercussão nacional.
“”Ela ligou pra mim”, disse Cid, evitando polemizar quando indagado sobre o fato de Luizianne ter admitido não apoiar sua reeleição caso ele endosse o seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), para presidente da República.
Instado a avaliar o fato como um possivel rompimento futuro entre duas lideranças políticas que se dizem muito amigas, Cid não comentou. Disse que discorda de Luizianne nas críticas feitas por ela contra Ciro Gomes. Luizianne disse que Ciro não tem preparo para comandar o País. Ele lamentou ainda que a prefeita e seu irmão mantenham divergencias antigas”.
Cid foi até mais longe. Reiterou que defende que seu irmão seja candidato a presidente da República com uma estratégia para forçar o segundo turno e chegou a observar que vai perder tempo quem quiser ver Ciro desistindo.
Artigo do Internauta: O Dia D para a música brasileira
A presença dos músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema é fundamental para pressionar os deputados a votarem a favor da PEC. Haverá estrutura para recebê-los e todos estão convidados!
Precisamos de 308 votos (de um total de 513). Contate os deputados do seu estado e peça que votem a favor. Divulgue a proposta em suas redes de relacionamento, blogs, e-mails etc. Esta é a hora de pressionarmos.
Dúvidas: Gabinete do Deputado Otavio Leite (autor da proposta)
Em Brasília: (61) 3215-5437
No Rio de Janeiro: (21) 3388-6240
E-mail: tatiana@otavioleite.com.br / gabinete@otavioleite.com.br
Saiba mais: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica
Prefeito de Acopiara poderá anunciar daqui a pouco o afastamento de todos os servidores não concursados
Na oportunidade o prefeito acopiarense deve anunciar o afastamento de todos.
Blog se prepara para atingir a marca dos 300 mil acessos
Hoje o blog é um dos mais acessados do Ceará e tem servido de base para muitos que gostam da boa informação.
Com menos de dois anos de existência, a meta do blog é se colocar como um dos mais acessados no Nordeste.
Brejo Santo-CE: Acidente com transporte escolar leva oito crianças ao Hospital e uma delas está numa UTI em Barbalha
No contato com a Delegacia Regional de Polícia Civil o diapasão foi o mesmo e o atendente só confirmou ter tomado conhecimento que houve esse acidente. A omissão da notícia não foi diferente junto ao Hospital Geral de Brejo Santo. O funcionário que se identificou como sendo “Giovane” falou à reportagem do Miséria que não estava autorizado a dar informações sobre o fato e, desta forma, nada adiantou cumprindo à risca a determinação que recebera sem dizer de quem.
Ele falou apenas que o hospital não dá informações por telefone. Entretanto, recentemente, o Miséria conseguiu colher dados em torno da vítima de uma tentativa de homicídio em Mauriti. Os únicos detalhes obtidos sobre o acidente de ontem foram de que se deu por volta das 18 horas na estrada carroçável em direção ao Sítio Poço do Pau. O motorista da D-20 teria tentando uma ultrapassagem perigosa e numa velocidade incompatível com o local quando o carro capotou.
Os oito adolescentes residem naquela localidade da zona rural de Brejo Santo e foram atirados para fora do veículo que faz o transporte escolar. Informações extra-oficiais dão conta que algumas sofreram fraturas em braços e pernas. Nossa reportagem descobriu no final da manhã que duas encontram-se no Hospital Santo Antonio de Barbalha. "Napoleona", de 14 anos, está na enfermaria, enquanto Fabrícia Rodrigues, de 15 anos, foi levada direto para a UTI.
As pacientes chegaram hoje cedo e o hospital informou que uma tomografia feita descartou a possibilidade de traumatismo craniano, sendo que a adolescente apresenta apenas problemas abdominais. Mesmo com o repasse de recursos federais, a precariedade do transporte escolar na maioria dos municípios é um fato concreto. Há cerca de três meses, no Sítio Genipapeiro igualmente em Brejo Santo, uma D-20 que conduzia alunos foi abordada pela polícia tendo um menor ao volante.
Miséria
Receita intima 110 mil empresas que têm dívidas com a União
A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira que começou a intimar cerca de 110 mil empresas cujas dívidas com a União, quando somadas, chegam a R$ 4,7 bilhões. Após a intimação, os devedores passam a ser inscritos no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e terão o nome encaminhado à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição na Dívida Ativa da União. A ação fiscal teve início no dia 1º de outubro.
Segundo comunicado da Receita, a partir de agora, os procedimentos de cobrança dos débitos vencidos têm início logo após a carga das declarações no sistema, tanto para a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais mensal quanto para a semestral. Depois disso, será iniciada a seleção para gerar as intimações dos contribuintes, fazer a inscrição no Cadin e, caso os débitos não sejam regularizados, providenciar o encaminhamento à PGFN.
A nota esclarece também que o procedimento adotado anteriormente era de cobrança por lote, semestral ou anual. Agora, a cobrança será mensal e contínua. Segundo o comunicado, com isso, a expectativa é reduzir a inadimplência.
A intimação que começou nesta sexta-feira ficou restrita aos débitos vencidos a partir de 1º de dezembro de 2008 por causa do programa de parcelamento de dívidas, que está em vigor. O prazo para a negociação do débito ou quitação termina no dia 30 de novembro de 2009. Depois dessa data, as cobranças não resolvidas poderão seguir para imediata inscrição na Dívida Ativa da União.
Até agora, os computadores da Receita registraram 302.164 pedidos de adesão ao parcelamento de dívidas, sendo que 209.640 foram validados. O órgão informou ainda que o contribuinte que desejar aderir ao parcelamento deverá protocolar o pedido exclusivamente nos sites da PGFN (www.pgfn.fazenda.gov.br) ou da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) até as 20h (de Brasília) do dia 30 de novembro de 2009.
A nota da Receita informa ainda que poderá ser pago ou parcelado, em até 180 meses, inclusive, o saldo remanescente dos débitos consolidados no Programa de Recuperação Fiscal (Refis), no Parcelamento Especial (Paes), no Parcelamento Excepcional (Paex) ou no parcelamento ordinário. Mesmos débitos já excluídos desses parcelamentos estão abrangidos pela lei.
Cid Gomes admite em encontro com a bancada do PMDB uma possível desistência da reeleição
A possibilidade do governador Cid Gomes renunciar a sua candidatura à reeleição ao Governo do Ceará deixou os deputados estaduais do PMDB assustados. Outra decisão de Cid também impressionou os peemedebistas. Cid declarou que é sua prioridade a candidatura de seu irmão o deputado federal Ciro Gomes ao Planalto.
Ao priorizar a candidatura de Ciro Gomes a presidente, o governador Cid Gomes reafirmou que está preparado para um rompimento do PT com seu governo. Cid reafirmou que caberá ao PT em sua chapa, se ele for candidato à reeleição, a vaga de vice-governador. E se o PT não aceitar pode seguir seu destino, teria sido a frase dita por Cid no encontro com o PMDB.
Iguatu Notícias
Vereadores tentam colocar em dúvida credibilidade de empresa de eventos
Em tempo
Ainda de acordo com os vereadores Mário Rodrigues e João Inácio a empresa não tem condições de contratar atrações de grande porte por funcionar num local simples. Como exemplos os vereadores citaram Aviões do Forró, Daniela Mercury e outras...
Aparentemente os vereadores serão obrigados a provar na Justiça que a empresa não possui estrutura suficiente para realizar grandes eventos.
É aguardar pra ver!
Cá pra nós
E só quem pode realizar evento é quem mora em apartamentos, em prédios luxosos?
O pequeno não pode se tornar grande?
Em breve essa empresa, apesar de funcionar numa sede simples, vai colocar também uma locadora de veículos.
E com certeza não será uma locadora fantasma. Vai prestar o serviço mesmo.
Aguardem.
Vem chumbo grosso por aí.
Esses dois vereadores...
Ei, ei...
Luizianne admite não apoiar Cid e diz que Ciro não está preparado para governar o País
O apoio da prefeita Luizianne Lins (PT) e do PT à reeleição do governador Cid Gomes (PSB) já não é mais uma certeza. Por conta da possibilidade de o deputado federal Ciro Gomes (PSB) ser candidato à Presidência da República, a petista garante & com a segurança de quem, em pouco tempo, assumirá o comando estadual da sigla -que o PT poderá ter candidatura própria no Ceará.O motivo da possível reviravolta no cenário político local seria a necessidade de garantir um palanque forte para a candidata do presidente Lula à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).
A declaração de Luizianne foi dada ontem, após evento realizado no conjunto habitacional Maria Tomásia. Apressada, a prefeita decidiu conceder a entrevista dentro do carro oficial. Acompanhe abaixo os principais trechos.
Eliomar de Lima
Agricultor é morto à bala em Icó, no Ceará
A vítima foi o agricultor José Jaílson Pontes, 47 anos, alvejado com 05 tiros.
Segundo informações prestadas pela a esposa da vítima, o principal suspeito é um homem identificado por Frutuoso Julião, que após uma discussão com o seu esposo o jurou de morte.
O caso está sendo investigado pela polícia.
Aposentado é morto a pauladas no centro de Iguatu
O corpo do aposentado foi levado para o Instituto Médico Legal de Iguatu para ser necropsiado.
O autor ou autores do delito são desconhecidos pela polícia.
Greve dos bancários termina nas principais capitais
Os bancários de várias capitais voltam ao trabalho nesta sexta-feira (9), depois que assembleias em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis decidiram aceitar a proposta dos bancos e terminar a greve, informou o Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).
A greve completou 15 dias nesta quinta (8).
No caso da Caixa Econômica Federal (CEF), porém, não houve acordo entre bancários e a instituição, e a paralisação deve continuar.
Os bancários de instituições privadas de Porto Alegre também aceitaram a proposta dos bancos e já voltaram ao trabalho na tarde desta quinta-feira.
Formalização é tema do Empreender 2009
Além de superar as 2.800 inscrições do ano passado, o Empreender 2009 contará com oficinas com assuntos que vão desde as etapas de formalização até a necessidade de capacitação dos empreendedores por conta própria. As oficinas com o tema ``Crédito e Capacitação`` ocorrerão em todos os municípios com transmissão ao vivo do evento, diretamente de Fortaleza, através de videoconferência. São eles: Aracati, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tauá.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Blog lamenta demissão de servidores não concursados da Prefeitura de Acopiara
São pais e mães de famílias que terão que enfrentar sérios transtornos por conta dessa demissão.
O que ora acontece em Acopiara é fruto de falta de planejamento de uma administração desastrosa que acha que pode tudo.
Enquanto pessoa séria e compromissada com a verdade eu sabia que a qualquer momento isso poderia acontecer.
O próprio prefeito da cidade era conhecedor dessa possibilidade, e no entanto, não se preparou para a realização de um concurso no início de sua administração.
Independentemente de qualquer situação quero deixar bem claro que em momento algum fiquei feliz com o que está acontecendo.
Que esse fato sirva de exemplo para o atual e futuros prefeitos de Acopiara e que ao invés de prometerem empregos para angariar votos, mostrem que têm competência e projetos para gerarem oportunidades de trabalho para todos.
Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog
Eunício é destaque na nova edição da Revista FALE
Eunício relata sua trajetória política, sua luta em prol dos agricultores, da saúde e do desenvolvimento econômico e social do Ceará. O peemedebista também destacou o intenso trabalho que a bancada federal cearense vêm desenvolvendo em Brasília e relembrou obras e iniciativas importantes tomadas pelos parlamentares cearenses.
Sobre as eleições de 2010, Eunício ressaltou que a escolha do seu nome para disputar uma das vagas ao senado em 2010 foi feita em aclamação geral pelo PMDB do Ceará durante convenção. Ele também falou sobre a aliança nacional entre PMDB e PT e a indicação de um nome de peso da agremiação para disputar a vaga de vice-presidente ao lado da presidenciável, Dilma Rousseff.
Prefeitura de Acopiara tem menos de 48 horas para demitir servidores sem concurso
A decisão da justiça deve atigir mais de 500 servidores.
Paralela a essa informação a 2ª Promotoria de Justiça de Acopiara ajuizou na última sexta-feira (02) uma ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito Antonio Almeida por conta dessas contratações.
Inclusive, o requerido está sujeito a pena de suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, de proibição de contratar com o Poder Público ou receber quaisquer créditos dele provenientes, além das demais sanções previstas na Lei nº 8.429/1992.
O processo corre em segredo de justiça e está em trâmite na 2ª Vara da Comarca de Acopiara sob o nº 2009.0030.7146-9/0.
Cá pra nós
Para justificar a possível demissão de servidores que foram contratados de forma irregular algumas pessoas agregadas a prefeitura estão encarregadas de espalharem boatos pela cidade dando conta que a culpa pela possível demissão foi dos vereadores de oposição.
Será?
Publicidade e divulgação: Sociedade Beneficente, pertencente a família do prefeito de Acopiara, já recebeu mais de 24 mil reais somente esse ano
Pois não é que o blog descobriu através do Portal Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios que existe um contrato entre Prefeitura Municipal e Sociedade Beneficente Francisca Alves de Almeida.
Só para o internauta ter uma idéia, essa associação pertence a família do prefeito, e é detentora de uma concessão de rádio Comunitária.
Clicando no link abaixo você vai perceber que até a Secretaria de Saúde pagou por serviços de publicidade e divulgação.
Somente esse ano a Prefeitura de Acopiara já pagou mais de 24 mil reais a entidade.
SOCIEDADE BENEFICENTE - FRANCISCA ALVES DE ALMEIDA.
Cá pra nós
Câmara dos Deputados adia votação da PEC dos cartórios
Escola de Música Popular de Iguatu a um passo da realidade
O projeto, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal, visa construir a Escola de Música de Iguatu, assim como adquirir os instrumentos necessários para a sua implantação. O projeto tem um custo inicial de R$ 600.000,00, sendo que desse total, o Ministério da Cultura entrou com a quantia de R$ 473.949,56, ficando o restante como contrapartida para o município.
Na sua essência, o Projeto visa atender principalmente os jovens da região em situação sócio-econômica menos favorecida, remanescente de escolas públicas e projetos sociais. Neste caso, a escola irá trabalhar na formação dos jovens instrumentistas, fomentando o prazer da música no cotidiano da sua população, revitalizando dessa forma a cultura musical do município.
A Escola de Música Popular de Iguatu contará com um ambiente que proporcionará conforto e comodidade aos instrumentistas. . Serão ofertadas aulas de sanfonas, baixos, pífano, teclado, violão elétrico, triângulos, zabumba, flauta, pandeiro, tamborim com baquetas, e contará com acervo de vinis, de partituras, de CD´s, que ficarão à disposição da comunidade e visitantes.
Para a implantação do Projeto, o município de Iguatu aguarda apenas a liberação de mais recursos para a aquisição dos instrumentos musicais, uma vez que a parte de estrutura física (foto) já se encontra totalmente pronta.
Assessoria de Comunicação da PMI
Luiz F. Vasconcelos
Iguatu: inscrições para a seleção de novos diretores de escolas estão abertas
Para concorrer à indicação ao cargo de provimento em comissão o candidato deverá, no ato de nomeação apresentar o certificado ou diploma de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia ou na área de educação, sendo este último com pós graduação em Gestão ou Administração Escolar.
Baixe aqui o edital para seleção de novos diretores da rede municipal de ensino
Do Site da Prefeitura de Iguatu
Jornalista Nilson Fagata, filho de Acopiara, faz sucesso como apresentador de TV
Simpatia e carisma. Estas são palavras que fazem parte da personalidade do jornalista e apresentador de TV Nilson Fagata. O jeito espontâneo diante das câmeras é o mesmo longe delas. Ao contrário do que muitos imaginam, Fagata é cearense e não paulista(apesar do sotaque). Ele nasceu em Acopiara. Com dois anos de idade foi morar em Miracatu interior de São Paulo. Ainda menino começou a jogar futebol. “Como fui criado em uma cidade do interior com poucas opções de lazer, a única diversão era jogar futebol, tornando-se meu esporte preferido”, conta. Fagata revela também que sempre era convidado para praticar basquete, devido à altura (1,86cm). “Cheguei a jogar durante algum tempo, mas não me fascinou”, afirma.Se os clubes de futebol perderam um grande atleta não se sabe.Por outro lado a comunicação cedeu espaço para um profissional que faz sucesso por onde passa. “Desde cedo comecei a andar em emissoras de rádio em São Paulo. Aos 18 anos comecei a trabalhar como repórter em uma rádio AM de lá e nunca mais parei”, entusiasma-se.
E não parou mesmo. Quando voltou ao Ceará há 12 anos, trabalhou em emissoras de rádio e TV. Atualmente, Fagata divide o tempo atuando na rádio Costa do Sol FM onde apresenta o programa “Sucesso dos Bairros” das 18:00 às 19:00h, de segunda a sexta. Pela manhã , trabalha na TV Jangadeiro com o programa “Gente na TV” que estreou há três meses e está consolidado como segundo lugar em audiência. “O carinho do povo é muito grande”, revela.
Pai de três filhos do primeiro relacionamento, atualmente é casado com a jornalista Pollyana Menezes que espera o primeiro filho do casal. A paternidade é outro assunto que deixa entusiasmado o jornalista: “ estou torcendo por um menino”, admite.
Nas horas vagas o apresentador revela que ainda joga bola com os amigos e quando sobra tempo faz caminhada.Tudo isso para manter os 85kg distribuídos em 1m86cm. Aos 44 anos de idade revela que não faz restrição a nenhum tipo de comida: “como tudo mesmo”. A impressão que se tem ao conversar com Fagata é de que está sempre de bem com a vida . Isso sem dúvida contribui para toda essa Vitalidade.
Filhos de Acopiara que se destacaram na TV
Nonato Albuerquerque - Apresentador de TV, Nilson Fagata - Apresentador de TV, Marilena Lima - repórter e apresentadora de TV, Paulo Rogério da Silva (Gero Camilo) - Ator, dentre outros...
Agricultor é morto à bala em Iguatu
Depois de colher as informações a polícia se deslocou até a residência do possível criminoso e o encontrou dormindo. No telhado de sua residência foi encontrada uma espingarda garrucha de fabricação caseira.
O homem foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para prestar esclarecimentos.

