Nesta segunda-feira, dia 5, a greve nacional por tempo indeterminado dos bancários chega ao 12º dia. As negociações com os banqueiros, retomadas na quinta e sexta, dias 1º e 2, terminaram sem nenhum avanço. Os negociadores da Fenaban informaram que vão se reunir com os banqueiros nesta segunda-feira e depois chamar o Comando Nacional para conversar. Enquanto isso, os bancários continuam mobilizados e a orientação da Contraf é ampliar a greve.segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Bancários rumo ao 12º dia de greve
Nesta segunda-feira, dia 5, a greve nacional por tempo indeterminado dos bancários chega ao 12º dia. As negociações com os banqueiros, retomadas na quinta e sexta, dias 1º e 2, terminaram sem nenhum avanço. Os negociadores da Fenaban informaram que vão se reunir com os banqueiros nesta segunda-feira e depois chamar o Comando Nacional para conversar. Enquanto isso, os bancários continuam mobilizados e a orientação da Contraf é ampliar a greve.Padre morre em acidente de trânsito em Fortaleza
Vítima de uma colisão entre um ônibus e uma motocicleta, morreu nesta tarde de domingo, o padre Carlos Antônio Alcântara de Lima (44). O religioso era garupeiro da moto que trafegava pela avenida Leste-Oeste, em Fortaleza, quando, segundo testemunhas, teria sido trancada pelo ônibus que faz linha Grande Circular.
O piloto da moto perdeu o controle e colidirucom um poste. O padre morreu na hora, o que causou comoçao entre fiéis da Paróquia do Cristo Redentor, no Grande Pirambu.
Eliomar de Lima
PEC dos Cartórios é destaque nesta primeira semana de trabalhos na Câmara
De acordo com o substitutivo do deputado João Matos (PMDB-SC), aprovado pela Comissão Especial de Serviços Notariais, a titularidade será concedida àqueles que assumiram os cartórios até 20 de novembro de 1994 e que estejam à frente do serviço há pelo menos cinco anos ininterruptos anteriores à promulgação da futura emenda.
Agência Câmara
Cid leva gestão itinerante para o Cariri nesta 2ª feira
O governador Cid Gomes (PSB) levará seu governo itinerante nesta segunda-feira para a cidade de Barbalha (Região do Cariri). Ali, ele assinará ordem de serviço de várias obras. Uma delas, relacionada a estrada e beneficiando o município de Caririaçu, segundo informação do deputado federal Mauro Benevides (PMDB).
Mauro, inclusive, já está no Cariri para conferir o ato.
Já Cid Gomes, de Barbalha, deverá seguir, no dia seguiinte, para Pedra Branca levando seu governo itinerante. Com ele, boa parte do secretariado.
Um jornalista, que pediu para não ser identificado, afirmou indignado ao jornal O POVO que “um bandido que deveria ser reconhecido pela população, não pode ser mostrado“. O vereador Vítor Valim (PHS), apresentador do programa Cidade 190, questionou a defesa dos direitos humanos de presos, que segundo ele, não são “humanos direitos“. Durante a transmissão de seu programa, o parlamentar disse que Roberto Monteiro iria receber uma medalha dos “marginais“ quando sair do comando da Secretaria.
Já o apresentador Nonato Albuquerque, do programa Barra Pesada, na TV Jangaveiro, afirmou que a atitude do secretário retoma os moldes da censura de décadas passadas, quando as pessoas eram impedidas de terem acesso à informação. “Nós estamos encontrando dificuldade em nossas transmissões e os repórteres estão citando isso durante as reportagens. Eu particularmente condeno a forma que alguns policiais apresentam os presos, como se fossem trunfos.
No jornalismo, sabe-se que mostrar detentos que são apenas denunciados é errado, mas se criou uma normalidade entre imprensa e policiais nessas apresentações, que está sendo interrompida com a decisão do secretário. Minha opinião particular é de que isso prejudica a liberdade de imprensa“, lamentou o apresentador.
Eliomar de Lima
Artilheiro Adriano comanda vitória do Fla sobre o Flu e afunda mais o rival
As 82.566 pessoas que foram ao Maracanã neste domingo, para assistir ao Fla-Flu, acompanharam mais uma grande exibição do atacante Adriano com a camisa rubro-negra. O Imperador fez os gols da vitória por 2 a 0 e chegou a 15 no Campeonato Brasileiro, ficando à frente de todos os concorrentes. Após a sexta partida seguida sem sofrer gol, o Flamengo chegou a 41 pontos e segue mais vivo do que nunca na luta para chegar ao G-4. Agora são quatro pontos de distância.
Para o Fluminense, a derrota - a 14ª na competição - deixa a possibilidade do rebaixamento ainda mais cristalina. A equipe ocupa a lanterna, com 21 pontos, sete a menos do que o primeiro time fora da zona da degola, o Santo André. O Maracanã recebeu o maior público pagante do ano em todas as divisões do Brasileiro: 78.409. A marca anterior pertencia ao Vasco, no jogo contra o Ipatinga pela Série B.
Na quarta-feira, às 21h50m, o Flamengo enfrenta o Vitória, em Salvador. O Fluminense, em casa, encara o Corinthians.
Veja os resultados e a classificação
G1Projeto inova na educação em Iguatu
Nas salas de aula do antigo Grupo Escolar Carlos de Gouvêa, referência de ensino nos anos de 1960 para a classe média local, está em desenvolvimento, há cinco anos, um projeto inovador de educação inclusiva para alunos com deficiência visual, auditiva e intelectual. O programa de alfabetização e do ensino regular é considerado modelo pela Secretaria de Educação Básica do Estado (Seduc) para a região Centro-Sul e vem obtendo resultados positivos.O projeto de inclusão "Educação com Qualidade" realizado na escola de Ensino Fundamental Carlos de Gouvêa, nesta cidade, pela Secretaria de Educação do município conta com o apoio da Seduc e de instituições privadas como o W.K. Kellogg Foundation e o Instituto HSBC Solidariedade, além da parceria com a Associação dos Surdos de Iguatu (ASI). O programa atende quase 100 alunos que apresentam deficiência.
Honório Barbosa
Diário do Nordeste
domingo, 4 de outubro de 2009
Ivete Sangalo acena para fãs da janela da maternidade
Depois de ficar dois dias sem aparecer desde que deu à luz seu primeiro filho, Marcelo, na última sexta-feira (2), Ivete Sangalo finalmente acenou para os fãs que se aglomeram ao redor do Hospital Português, em Salvador, somente para vê-la. A cantora mostrou o rosto por alguns segundos e acenou. Apesar de não ter aparecido anteriormente, Ivete mostrou preocupação com fãs e jornalistas oferecendo balas personalizadas e a lembrancinha de Marcelo: um urso sentado numa cadeira de praia.
Segundo a assessoria de imprensa da cantora, Ivete Sangalo deve deixar a maternidade entre domingo e segunda (5).
Potengi-CE: Mulher é morta a tiros e crime está envolto em mistério
O assassinato de Aparecida causou repercussão no município e o corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte. A população está investigando o caso e o Tenente Sérgio Henrique ainda comandou diligências nas áreas próximas para tentar prender o autor do homicídio o que não foi possível. O motivo ainda é desconhecido, todavia pode ter relações com paixão e ciúmes.
Miséria
Cantora Mercedes Sosa morre aos 74 anos
A cantora argentina Mercedes Sosa morreu hoje, aos 74 anos, no hospital em Buenos Aires onde estava internada há cerca de um mês.Sosa foi internada por conta de um problema hepático que piorou com complicações pulmonares. Nos últimos dias, ela respirava com a ajuda de aparelhos.
Veja fotos da cantora Mercedes Sosa
O filho de Sosa, Fabuán Matus, afirmou à imprensa argentina que o momento era de “oração”, mas que ainda tinha esperanças sobre a recuperação de sua mãe.
Confira os números da Mega Sena deste sábado
65 apostadores acertaram a Quina e embolsam R$ 19.297,02, cada um. A estimativa para o próximo concurso é de R$ 11 milhões. O sorteio ocorre na quarta-feira (7).
Deu Ceará contra o Fortaleza no Clássico-Rei
Ciro diz que transferiu domícilio temendo impugnação de candidatura
O deputado federal Ciro Gomes (PSB) deu entrevista coletiva nesta manhã de sábado, no auditório da Assembleia Legislativa, e afirmou que transferiu seu domicílio eleitoral para São Paulo temendo possível impugnação de uma candidatura sua em 2010 a presidente da República.
Ciro estava com seu domicílio eleitoral no Ceará, que é gerido por seu irmão, o governador, no que poderia surgir algum tipo de questionamento por parte de outras legendas. Ele disse que seguiu orientação da área jurídica do PSB e reiterou que seu desejo é o de disputar mesmo para presidente.
O deputado federal acrescentou que houve outros dois motivos para a transferência do título de eleitor.
Essa foi sua justificativa primeira, ao lado de um pedido da cúpula para que transferisse domicílio eleitoral para São Paulo, não afastando também a hipótese de disputar o Governo desse Estado, destacando outro motivo: São Paulo é o Estado mais importante do País, é o maior PIB (40% do PIB do Brasil) e, observou, seria o sonho de qualquer político gerir seu destino.
Não se esqueceu de lembrar o presidente Lula, que o incentivou a adotar a mudança de domicílio eleitorla como uma precaução em caso de necessidade para o contexto 2010.
Ciro deu entrevista das mais concorridas e que atraiu vários políticos e parlamentares do seu partido como o deputado estadual Wellington Landim. Ciro permanecerá em Fortaleza até domingo, devendo viajar para Porto Alegre, onde cumprirá agenda de palestra.
Eliomar de Lima
Datafolha – 17% dos brasileiros afirmam ter vendido seu voto
Entre os que se corromperam, 10% disseram ter vendido o voto por emprego ou outro favor, 6% por dinheiro e 5% por algum tipo de presente. Alguns obtiveram dois ou mais destes benefícios ao mesmo tempo. Apesar de admitirem a prática, 94% dos entrevistados acredita que a venda de votos é condenável.
Entre os entrevistados, para 92% existe corrupção no Congresso Nacional e nos partidos políticos. O índice cai para 88% na Presidência da República e nos ministérios. Para 33%, é impossível fazer política sem um pouco de corrupção.
Representação contra deputado Perboyre: Mesa aguarda a defesa
A informação sobre a manifestação do deputado é do relator do caso naquele colegiado, o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB). O tucano explicou que, na última reunião da Mesa Diretora, realizada terça-feira passada, apresentou um parecer prévio afirmando que a conduta de Perboyre está amparada nas constituições federal e estadual, as quais tratam da imunidade material do parlamentar "para atos, fatos e declarações e, desse modo, entende-se que não há substância constitucional e regimental no pedido da Associação Cearense do Ministério Público para que o deputado seja processado pelo Conselho de Ética", adiantou.
No entanto, Fernando Hugo disse que fez uma ressalva, aprovada por unanimidade na Mesa Diretora do Legislativo estadual de que, antes de a Mesa tomar qualquer posição, aguardasse o parecer completo da Procuradoria Jurídica da Casa, assim como a defesa técnica do deputado Perboyre, que, segundo Fernando Hugo, já o foi comunicado para assim proceder.
Sebastian Vettel domina corrida desde o início e vence o GP do Japão
Em uma corrida tranquila, Sebastian Vettel venceu o GP do Japão, neste domingo em Suzuka. O alemão da RBR dominou desde a largada, não deu chances para os adversários no circuito e chegou ao seu terceiro triunfo na temporada, o quarto de sua carreira. Jarno Trulli, da Toyota, conseguiu o segundo pódio consecutivo da equipe japonesa, com a segunda posição. Lewis Hamilton, da McLaren, suportou a pressão de Kimi Raikkonen nas voltas finais e manteve-se em terceiro.Na briga pelo título, Jenson Button continuou com boa folga, após a oitava posição na corrida. Rubens Barrichello, seu companheiro na Brawn GP e principal rival, chegou apenas uma posição na frente, em sétimo, e reduziu a vantagem para 14 pontos, com apenas duas corridas para o fim do campeonato. Vettel, com a vitória, está 16 pontos atrás do líder do campeonato.
O Empreendedor Individual em foco
O evento é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema. Vai abordar assuntos que vão desde as etapas de formalização até a necessidade capacitação dos empreendem por conta própria.
Estima-se que mais de 11 milhões de pessoas trabalhem com empreendedorismo individual no Brasil. No Ceará, calcula-se que pelo menos 1,5 milhão de pessoas estejam aptas a se beneficiar com o EI.
Além dos empreendedores que vivem na Capital, os que moram no Interior também terão acesso às discussões. O evento será transmitido ao vivo, por meio de videoconferência para Sobral, Iguatu, Quixadá, Crateús, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Aracati, Itapipoca e Tauá.
Concursos: Inscrições para professores só até hoje
Ao todo, são 5.264 oportunidades para o cargo de professor efetivo no Estado e no Município de Fortaleza.
Até o fechamento desta edição, não foi confirmado a prorrogação das inscrições por conta da greve dos bancários.
A lista das inscrições deferidas dos candidatos que solicitaram a isenção da taxa já encontra-se disponível nos sites das respectivas organizadoras de ambos os concursos.
Vagas para o Estado
A Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) abriu, desde o dia 08 de setembro até hoje, 4 de outubro, as inscrições para o concurso que visa preencher 4 mil vagas para professores nas escolas públicas estaduais.
As oportunidades são para diversas áreas e exigem nível superior. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais de trabalho, e de R$ 663,83 para 20 horas semanais. Do total de chances, 206 são reservadas aos portadores de deficiência.
As vagas são distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Conforme o edital, as que apresentam os maiores números de vagas são Matemática (919), Português (662), Química (396), Física (374) e Biologia (308). Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.
Inscrições e provas
Para participar da seleção, basta acessar o site da organizadora do concurso, a Cespe/UnB ( www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009) e preencher o cadastro. A taxa custa R$ 60.
Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o concurso é composto de quatro etapas que objetivam qualificar o processo.
A primeira abrangerá prova escrita, com 60 questões objetivas de múltipla escolha, prevista para ser aplicada no dia 1° de novembro. As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Fortaleza, Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá e Senador Pompeu.
Na segunda etapa, haverá uma prova prática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo. Já a terceira engloba um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula. A quarta fase compreende o exame de títulos.
As três primeiras fases são de caráter eliminatório e classificatório, enquanto a última é somente de caráter classificatório. A opção dos candidatos, tanto pela carga horária quanto pelo local de exercício, será feita de acordo com as vagas existentes e a classificação no concurso.
Seleção municipal
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Administração do Município (SAM), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou concurso público que visa preencher 1.264 vagas efetivas e formar cadastro reserva para os cargos de professor pedagogo, professor de educação infantil e professor de ensino fundamental. A remuneração é de R$ 1.693,33.
O candidato deve ter concluído o curso de graduação em Pedagogia (licenciatura plena) ou das áreas específicas, de acordo com os campos de conhecimentos em: Artes, Ciências, Ensino Religioso, Espanhol, Inglês, Matemática, Geografia, História, Educação Física e Língua Portuguesa.
Como se inscrever
As inscrições podem ser realizadas no site do Imparh (www.imparh.ce.gov.br) até as 23h59 do dia 4 de outubro. A taxa cobrada é de R$ 80.
O concurso constará de prova objetiva, prova de redação e avaliação de títulos. O exame objetivo e a prova de redação acontecerão simultaneamente no município de Fortaleza, na data provável de 25 de outubro.
Os professores aprovados atuarão na Educação Infantil (creche e pré-escola) e no Ensino Fundamental (1º ao 9º) da Rede Municipal de Ensino.
Seleções
CONCURSO: SEDUC
Vagas: 4.000
Remuneração: até R$ 1.327,66
Inscrição: www.cespe.unb.br até 4 de outubro
Taxa: R$ 60
Data da prova: 1º de novembro
CONCURSO: SME
Vagas: 1.264
Remuneração: R$ 1.693,33
Inscrição: www.imparh.ce.gov.br até 4 de outubro
Taxa: R$ 80
Data da prova: 25 de outubro
DN
sábado, 3 de outubro de 2009
CGU sorteará 2ª feira mais 60 municípios para fiscalização
A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteará nesta segunda-feira (05/10), em Brasília, mais 60 municípios onde será fiscalizada a aplicação de recursos públicos federais, sob a responsabilidade de órgãos federais, estaduais, municipais, ou de entidades legalmente habilitadas. O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, dirige o evento.
Esta será a 30ª edição do programa, que, desde o lançamento, em abril de 2003, já sorteou 1.581 municípios, o que representa 28,4% do total de municípios brasileiros. Fazem parte do sorteio os municípios com até 500 mil habitantes, exceto as capitais.
Do total de municípios sorteados e fiscalizados, já foram divulgados os relatórios de fiscalização de 1.461 municípios. Estão pendentes de divulgação os resultados dos 28º e 29º sorteios, ainda em fase de finalização dos relatórios. Os recursos totais fiscalizados pelo programa, até o momento, são da ordem de R$ 10,2 bilhões.”
CGU
Combate a exploração: 147 casos de trabalho infantil são notificados no interior do Ceará
Apesar de reconhecidas como fundamental para combater situações degradantes como o trabalho infantil, as ações para a erradicação dessa prática ainda são realizadas de forma lenta. No primeiro semestre deste ano (dado mais recente), as fiscalizações promovidas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) notificaram 147 casos de crianças e adolescentes explorados por meio do trabalho infantil em 15 municípios do Interior cearense: Aquiraz, Aracoiaba, Aracati, Barbalha, Baturité, Beberibe, Cascavel, Icó, Jaguaribe, Paracuru, Paraipaba, Redenção, Sobral também Trairi.A informação é do coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente da SRTE, Milton Gondim, que afirma que a maioria dos casos de exploração foram identificados em locais como olarias, matadouros públicos, caieiras (onde se produz cal) e pedreiras, o que configura condições de trabalho degradantes. "Esta é uma situação encontrada principalmente no setor informal, com crianças e adolescentes que se encontram entre a linha da pobreza e da miséria", acrescenta.
DN
Iguatu: RG ganha sistema digitalizado
Depois de dois anos de dificuldades e longa espera, que demorava mais de seis meses para obtenção de uma carteira de identidade, o sistema neste município - localizado na região Centro-Sul do Estado do Ceará -, finalmente, foi digitalizado e agora oferece o documento em três dias. A mudança agradou os moradores da cidade, no entanto, em face da demanda reprimida e do limite de atendimento diário, que é de 50 pessoas, é necessário enfrentar fila ainda pela madrugada.Nesta cidade, a unidade de atendimento funciona na Casa do Cidadão em parceria com a Prefeitura de Iguatu. Em julho de 2007, o sistema informatizado com link direto para o do Instituto de Identificação do Ceará foi desativado. A partir desta data começaram os problemas de atraso na entrega das carteiras de identidade. Houve período em que o morador esperava até nove meses para obtenção do documento.
No decorrer desse período, surgiram muitas críticas e cobranças por parte da população. Estudantes que precisavam da carteira de identidade para fazer inscrição em concursos ou em vestibular foram prejudicados. Outros que precisavam da segunda via também enfrentaram transtornos.
Movimentação
A Casa do Cidadão ficou praticamente vazia, pois a maioria desistiu de encaminhar o documento. Agora, a rotina volta ao normal. A movimentação é intensa pela manhã e dezenas de moradores chegam à unidade por volta das 6 horas da manhã para obter uma das 50 senhas que são fornecidas diariamente. Com o novo sistema, foto e assinatura são digitalizados.
A coordenação da unidade espera, a partir do próximo mês, dobrar o número de pessoas atendidas. O sistema às vezes trava ou fica lento e isso dificulta a agilidade do serviço. Mesmo assim, a entrega, que antes demorava meses, agora é feita em três dias, porque só há uma perita da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado para fazer a revisão dos documentos, análise de digitais, impressão e plastificação das cédulas de identidade.
Honório Barbosa
Diário do Nordeste
Em treino acidentado, Sebastian Vettel faz a pole position do GP do Japão
Em um treino muito acidentado, com três bandeiras vermelhas, Sebastian Vettel marcou a pole position do GP do Japão, que será disputado neste domingo. O alemão da RBR marcou 1m32s160, apenas 60 milésimos à frente do italiano Jarno Trulli, da Toyota, o segundo. Lewis Hamilton, da McLaren, ficou com a terceira posição no grid de largada em Suzuka.Rubens Barrichello, da Brawn GP, ficou com a quinta posição no treino, logo atrás de Adrian Sutil, da Force India, o quarto. O brasileiro superou Jenson Button, seu companheiro de equipe e líder do campeonato, por duas posições no grid de largada. O inglês, que tem 15 pontos de vantagem sobre o rival, sai na sétima colocação. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, conseguiu o sexto tempo.
No entanto, Barrichello e Button podem ser punidos após marcarem seus tempos no fim da segunda parte do treino (Q2) sob bandeira amarela. Os pilotos da Brawn GP escaparam do acidente de Sebastien Buemi, da STR, no minuto final do trecho em questão, mas não diminuiram a velocidade no setor da pista onde o suíço acertou o guard rail.
Kimi Raikkonen, da Ferrari, apostou em um carro mais pesado e sai na oitava posição do grid, logo à frente de Heikki Kovalainen, da McLaren. O finlandês sofreu um acidente no início da superpole e não conseguiu marcar tempo. Ele ficou na frente apenas de Sebastien Buemi, da STR, que bateu na curva Spoon no fim do Q2 e não entrou na pista na parte final do treino. Ele vai largar em décimo.
Acidentes de Glock e Alguersuari preocupam no Q2
A segunda parte do treino classificatório (Q2) foi marcada por dois fortes acidentes, que provocaram duas bandeiras vermelhas. Primeiro, o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, escapou na curva Degner e acertou a barreira de pneus de frente. Ele demorou a sair do carro, mas não teve problemas e foi levado ao centro médico do autódromo apenas para exames de rotina.
O segundo acidente do Q2 foi mais grave. Timo Glock, da Toyota, saiu da pista na última curva antes da reta dos boxes e acertou a barreira de pneus de frente, com muita força. Ele foi levado ao centro médico do autódromo de ambulância, após uma demorada remoção do carro. Após os exames, os médicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram removê-lo para um hospital próximo ao circuito de Suzuka. O alemão tinha um corte na perna e dores nas costas.
No fim do Q2, Nico Rosberg, da Williams, Fernando Alonso, da Renault, e Robert Kubica, da BMW Sauber, acabaram eliminados na segunda parte do treino classificatório. Além deles, Glock e Alguersuari também ficaram fora da superpole por causa dos acidentes.
A primeira parte do treino (Q1) não teve surpresas entre os eliminados. Giancarlo Fisichella, em sua terceira corrida pela Ferrari, ainda não conseguiu se adaptar e vai largar apenas na 16ª posição. Kazuki Nakajima, da Williams, piloto da casa, também não foi bem em Suzuka e sai somente em 17º neste domingo.
Outro eliminado habitual é Romain Grosjean, da Renault. O francês continua a lutar contra o carro da equipe francesa e não conseguiu andar próximo de Alonso no treino classificatório. Ele conseguiu apenas o 18º tempo e ficou na frente apenas de Vitantonio Liuzzi, da Force India, que trocou o câmbio, e de Mark Webber, da RBR, que não treinou após o acidente no último treino livre. Seu carro apresentou uma rachadura no chassi, que terá de ser trocado e, de acordo com as regras, terá de largar dos boxes.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Jovem de Icó, no Ceará, tenta vaga no BBB 10 da rede Globo
A bela jovem icoense, Patrícia Leite, poderá ingressar no próximo BBB 10, programa de interação da Rede Globo que há vários anos é líder de audiência.Simpática, bonita e inteligente, Patrícia Leite também é um show nos palcos: canta e compõe músicas.
A pré-candidata enviou fotos, vídeos e currículo pessoal para análise.
Enquanto não sai o resultado, cabe aos icoenses a torcida de fé para que Patrícia seja aceita entre os futuros participantes do BBB 10.
Boa sorte!!!
Fabrício Moreira
Ceará absolvido no STJD
O Ceará escapou de uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta sexta-feira, dia 2 de outubro, por conta de confusões ocorridas na partida contra o Paraná, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em longo julgamento na Quarta Comissão Disciplinar, os auditores decidiram, por dois votos a um, absolver o Vovô, enquanto a Federação Cearense de Futebol, pelos mesmos incidentes, acabou multada em R$ 1 mil.
Por outro lado, o goleiro Lopes teve seu caso adiado para que outros envolvidos também sejam denunciados, como o zagueiro Gabriel, com quem se desentendeu, e o atacante Wellington Silva, ambos do Paraná, este último o que marcou o gol de mão. Um segurança do Ceará também deve ser denunciado e, assim como os demais, julgado na próxima sessão da Quarta Comissão do STJD.
Leite volta a ser distribuído em Acopiara
A Secretaria de Saúde de Acopiara informa a todos os cadastrados do Programa Leite é Saúde, que a distribuição do Leite voltou a ser feita no município desde a última quinta-feira, 1º de outubro nas Unidades de Saúde da Sede.
Todos os beneficiários deverão procurar estes postos de distribuição o mais rápido possível para receber sua cota semanal.
O Programa havia sido suspenso pelo Governo do Estado para realização de licitação das empresas fornecedoras.
Em Acopiara o Leite é distribuído a cerca de 700 famílias e sua distribuição visa o combate à insegurança alimentar e nutricional de crianças de
Site da Prefeitura de Acopiara
Liminar do STF impede posse de beneficiados pela PEC dos Vereadores
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar nesta sexta-feira (2) que impede a Justiça Eleitoral a dar posse a qualquer suplente do país contemplado pelas novas vagas criadas nas câmaras municipais pela PEC dos Vereadores. A emenda, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, criou mais de 7 mil cargos de vereador em todo o Brasil.A decisão provisória atente a pedido protocolado na última terça-feira (29) pelo Ministério Público Federal (MPF), que contestava o preenchimento imediato das novas vagas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também entrou com uma ação semelhante, na quinta (1o), considerando inconstitucional a emenda aprovada no último dia 23 pelo Congresso.
Veja impacto do aumento da PEC nas cidades
Na ação analisada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu que o Supremo considere inconstitucional o artigo 3º da emenda, que prevê o preenchimento imediato dos cargos. A decisão impede novas posses. Para Gurgel, os novos cargos deveriam ser ocupados somente a partir da próxima eleição municipal, em 2012. O mérito da ação será decidido em data ainda não marcada.
Em alguns municípios, como Bela Vista de Goiás (GO), os suplentes já tomaram posse. Em entrevista, o primeiro suplente a assumir cargo de vereador beneficado pela PEC, André Luiz Guimarães Oliveira, do PT, disse que recorreria caso houvesse contestação sobre a validade da emenda aprovada pelo Congresso.
Ciro quer "intimidade" com São Paulo ao mudar título eleitoral
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) justificou nesta sexta-feira a transferência de domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo pela necessidade de adquirir intimidade com o Estado, intenção que ele diz concretizar em três meses. Ele reafirmou sua disposição de disputar a Presidência da República, e disse que militantes petistas também participaram da decisão de seu partido de mudar o local do título de eleitor.
Ciro vinha resistindo à mudança de seu domicílio eleitoral, mas acabou convencido pelo partido.
A alteração deixa uma porta aberta para uma candidatura ao governo do Estado de São Paulo, desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que até agora não conta com a anuência dos pré-candidatos petistas.
No Crato, funcionário público acusado de estuprar menina de 5 anos
Na cidade do Crato – Região do Cariri -, o assessor da Câmara Municipal, Ednaldo Alves da Silva, 31, conhecido como “Querido”, é acusado de estuprar uma criança de cinco anos. A mãe deixava a menina com a babá, Ivanilda, 24, que é companheira de “Querido”. Frequentemente, a criança dormia na residência do casal. A tia da vítima suspeitou do crime quando viu manchas de sangue na garota. Na hora de realizar exames, o estupro foi identificado e a criança teria citado o nome do agressor.
A Delegacia de Defesa da Mulher do município entrou com o pedido de prisão no sábado (26) e o acusado foi detido na última quarta-feira (30). Querido e Ivanilda estão na cadeia pública do Crato, à disposição da Justiça.
Jangadeiro Online - Tadeu Nogueira
Rio vence e será 1ª sede sul-americana dos Jogos Olímpicos
O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países.Conheça o projeto que deu a vitória ao Rio de Janeiro
Fotos da escolha da sede
Veja clipe apresentado pela candidatura vencedora do Rio
Em vídeo, Rio é mostrado sem favelas para o COI
Rio aposta em "legado real"
Comente a vitória do Rio
A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago (que foi precocemente eliminada). Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontado pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados na final.
O município fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes.
Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.
Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.
Outro ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.
CBF define o calendário-2010
TCM divulga lista de municípios que serão fiscalizados a partir de 2ª feira
A Diretoria de Ficalização do Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta sexta-feirea, mais uma lista de municípios que, a partir da próxima segunda-feira, receberão visita de equipes de fiscalização de contas e atividades administrativas. Confira:
INTERIOR
Município Período Tipo de Inspeção
Acaraú 05 a 07/10 Ordinária
Aquiraz 07 a 09/10 Ordinária
Araripe 05 a 06/10 Ordinária
Assaré 08 a 09/10 Ordinária
Cariús 08 a 09/10 Ordinária
Cruz 08 a 09/10 Ordinária
Eusébio 05 a 07/10 Ordinária
Graça 08 a 09/10 Ordinária
Guaramiranga 07 a 09/10 Ordinária
Ibaretama 07 a 09/10 Ordinária
Iguatu 05 a 07/10 Ordinária
Martinópole 05 a 06/10 Ordinária
Morada Nova 07 a 09/10 Ordinária
Moraújo 08 a 09/10 Ordinária
Mulungu 05 a 07/10 Ordinária
Parambu 08 a 09/10 Ordinária
Poranga 05 a 07/10 Ordinária
Potengi 07 a 08/10 Ordinária
Potiretama 05 a 06/10 Ordinária
Solonópole 05 a 07/10 Ordinária
Tauá 05 a 07/10 Ordinária
Uruoca 07 a 08/10 Ordinária
Nova lei contra pedofilia prevê fechamento de hoteis e motéis e similares
O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta quinta-feira lei que prevê a nova punição. Atualmente, o estabelecimento que hospeda o menor de 18 anos sem os pais ou permissão deles é multado. Em caso de reincidência, é fechado por um prazo de até 15 dias. Não estava previsto o fechamento definitivo do local na legislação atual.
A nova lei foi proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual, concluída em 2004. A lei será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
TRE de Mato Grosso do Sul suspende posse de suplentes beneficiados por PEC
O presidente to Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Luiz Carlos Santini, suspendeu nesta quinta-feira (1º), por meio de uma liminar, a posse dos duplentes de vereadores de Campo Grande, marcada para esta tarde.
O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público Eleitoral. Seis suplentes beneficiados pela PEC dos Vereadores, que aumentou para 7 mil as vagas nas câmaras municipais do país, foram impedidos de assumirem os cargos.
A decisão foi estendida para todo o Mato Grosso do Sul. "Em nome da segurança jurídica e de se garantir a estabilidade política na circunscrição eleitoral deste Estado, estendo esta decisão a todos os Juízos Eleitorais”, disse o presidente do TRE-MS, na decisão.
PPE aponta os melhores prefeitos do Ceará/2009
Compuseram a Comissão Apuradora: Conselheiro-Ministro do TCM, Luiz Sérgio Gadelha, Dr. Edilberto Pontes (Auditor do Tribunal de Contas do Estado), Dr. Irapuam Aguiar, representando o irmão, Presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, radialista Carlos Silva, Leonardo e Roberto Farias, dirigentes da PPE.
Ao final da apuração estavam escolhidos os 31 Melhores Gestores do Ceará, com a seguinte ordem de votação:
Pacoti (24 votos), Crato (23), Nova Russas (22); empatados com 21 votos, Icó e Tauá; com 19, Eusébio, Maranguape e Ocara; com 18 votos, os municípios de Brejo Santo, Iguatu, Itarema e Pentecoste; com 16 votos - Apuiarés, Fortaleza, São Benedito, Sobral e Várzea Alegre; com 15 votos foram escolhidos Canindé, Caucaia e Pedra Branca; com 14 votos, Beberibe, Pacajus, Pacatuba, Paramoti e São Gonçalo do Amarante; com 13 votos, Maracanaú, Poranga e Quixeramobim.
Na 30ª colocação ficaram empatados com 12 votos os municípios de Horizonte e Quixadá, tendo a Comissão Apuradora decidido premiar não os 30, mas, os 31 mais votados.
Lúcio: A candidatura de Roberto Pessoa ao Governo está ficando “meio irreversível”
O presidente regional do Partido da República, ex-governador Lúcio Alcântara, anuncia estar dando total apoio às articulações que o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, empreende com o objetivo de concretizar o desejo de disputar, em 2010, o Governo do Estado.
“O Roberto tem meu apoio total e absoluto nessse seu objetivo. Ele é um bom prefeito, reúne condições para isso e é trabalhador”, acentuou Lúcio Alçântara.
Indagado se haveria condições políticas do PR lançar Pessoa, o dirigente estadual informou que as alianças estão sendo buscadas para garantir essa meta. Lúcio deixou claro que há condições de uma chapa de oposição “porque o clima de insatisfação com esse governo é muito grande, principalmente no Interior”.
Lúcio Alcântara, perguntado se não seria um balão de ensaio essa aticulação em torno de Pessoa, foi enfático: “É uma candidatura para concorrer e vencer. Eu diria até que está ficando meio irreversível”.
Eliomar de Lima
Semana da Criança em Iguatu terá Carla Perez e Simony
O prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), anuncia para o período de 10 a 15 de outubro próximo o evento Cidade da Criança. É a Semana da Criança do Município, que terá circo, parque de diversões e guloseimas à vontade, com direito a distribuição de brinquedos.Eliomar de Lima
Ciro vai mudar de domicílio eleitoral
Agências
Homem é morto em ação policial em Acopiara
Trata-se de Eliomar Pinheiro de Souza, vulgo “Mazinho”. O mesmo era procurado pela justiça e possui um mandado de prisão, por ser acusado de praticar vários homicídios e assaltos, na zona rural de Acopiara.
A ação policial aconteceu no sítio Alívio, entre os municípios de Acopiara e Quixelô.
Com Mazinho foram apreendidas duas armas, um revólver calibre 38 e uma espingarda com vários projéteis, conforme a foto acima.
Iguatu.Net
Empreender 2009 está com inscrições abertas
O principal tema do debate no Seminário será a aprovação da Lei Complementar nº 128, de dezembro de 2008, que institui o Empreendedor Individual – MEI. O ato prevê que profissionais de diversas atividades – carpinteiro, cabeleireiro, técnico de informática, costureira, feirantes - obtenham benefícios como aposentadoria do INSS, emissão de notas fiscais, cadastro de CNPJ, enfim todos os direitos do trabalhador registrado.
O Empreender 2009 vai discutir ainda temas como "O Trabalho Informal no Brasil", o empreendedor individual, fontes de financiamento e como crescer na individualidade. Além das palestras o Empreender 2009 contará com cinco oficinas: "Crédito x Garantias","Microcrédito", "Formalização do MEI", "Capacitação" e "Empreendedorismo em cidades com mais de 50 mil habitantes". As inscrições para as oficinas serão realizadas no local do evento e são gratuitas.
Clique aqui para fazer sua inscrição
Confira o local de transmissão do Empreender 2009:
Aracati: Auditório do Centec - Rua Teófilo Pinto, n° 220, Bairro Farias Brito
Crateús: Teatro Rosa Moraes - Rua Francisco Sá, s/n° , próximo à praça dos pirulitos
Fortaleza: Centro de Negócios do Sebrae, Av. Monsenhor Tabosa, n°777, Praia de Iracema
Iguatu: Teatro Lima Verde - Rua 21 de abril s/nº , proximo ao CSU
Itapipoca: CDL - Rua José Romero, n°428, Bairro Estação
Juazeiro do Norte: Teatro SESC Patativa do Assaré - Rua Matriz, nº 227
Limoeiro do Norte: Center - Rua Estevão Remigio, n° 1145, Centro
Quixadá: Câmara Municipal - Rua Trav. Tiradentes, n° 515, Centro
Sobral: Centro de Convenções Inácio Gomes Parente - Rua Visconde de Sabóia, n° 300, Junco
Tauá: Parque da Cidade - Av. José Waldemar Rêgo, s/n° , Centro
Libertadas babá e criança sequestradas em Morada Nova
Foram libertados a babá e a criança sequestradas no último dia 7 de setembro, quando quatro homens invadiram a residência de um proprietário de revendedora de veículos na cidade de Morada Nova, na Região Jaguaribana. A família pagou o resgate das vítimas e a Polícia as encontrou na estrada que liga Ocara a Quixadá.As investigações apontam que o cativeiro seria uma casa que deve ficar próxima de onde a mulher e o bebê foram encontrados.
Ambos estão bem e com seus familiares.
Clique nos links e ouça os depoimentos d0 pai, da mãe da criança e da própria criança sequestrada. Eles agradecem a Deus e a todos que oraram pelas vítimas durante os dias de agonia.
A entrevista foi concedida aos radialistas Renato Guimarães e Evanildo Queiroz, da Rádio Caiçara FM, de Morada Nova.
Jangadeiro Online
Radialista perde a oportunidade de ficar calado...
Segundo o radialista Jarim deveria se preocupar mais com o seu bairro.
Moral da história: o vereador Jarim ouviu o comentário, ligou para a emissora de Inácio e ao vivo, fez explicações acerca dos benefícios levados para a sua comunidade através do seu trabalho.
Jarim aproveitou o espaço para fazer a seguinte indagação ao radialista: "João Inácio você tem alguma coisa contra quem é verdureiro"?
Como resposta João Inácio disse que não ia responder.
Cá pra nós
João Inácio perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.
Juazeiro do Norte-CE: TV Verdes Mares Cariri estréia apenas com flashes no que deveriam ser os telejornais locais
O sinal da TV Verdes Mares Cariri entrou no ar desde as 6 horas desta quinta-feira, dia 1º de outubro. Entretanto, a emissora ainda não conta com uma equipe de jornalismo completa para a produção de todo o noticiário na sua sede em Juazeiro do Norte. No Bom Dia Ceará, para todo o estado, os telespectadores viram apenas a participação ao vivo dos repórteres que já trabalhavam na sucursal do Cariri. Ao meio-dia, no CETV, existe a promessa de que pelo menos parte desse telejornal já começa a ser apresentado ao vivo dos estúdios na Avenida Padre Cícero.Nesse caso já não seria para todo o Ceará e, exclusivamente, captado nas cidades da área de cobertura da nova emissora. Trata-se de uma nova afiliada da Globo a maior rede de televisão da América Latina e quarta maior do mundo vista, diariamente, por mais de 80 milhões de pessoas. A TV Cariri - Canal 9 para Juazeiro - pertence ao Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edson Queiroz.
Miséria
Não perca a conta: mais um homicídio à bala em Acopiara
O blog está em contato com a delegacia de Polícia Civil de Acopiara objetivando conseguir mais informações.
Assembléia Legislativa aprova projeto de lei instituindo o "Dia Estadual do Maçom"
O Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará aprovou, projeto do deputado Fernando Hugo (PSDB), criando o “Dia Estadual do Maçom, a ser comemorado no dia 20 de agosto. Ele justificou a matéria ressaltando a relevância dos serviços prestados pela instituição à sociedade, “no sentido de ajudar alguém sem olhar a quem”. “É o arcabouço das grandes conquistas, é a força viva, que age propiciando o bem”, enalteceu, lembrando que a Maçonaria é “uma instituição milenar”.O presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), reiterou a importância da iniciativa do tucano. Na avaliação de Manoel Castro (PMDB), a instituição do dia do Maçom “vem fazer o reconhecimento” do papel do Maçom. “Esse grande colegiado, é uma casa de irmãos, que luta pelo desenvolvimento da nossa sociedade”, disse.
Iguatu Notícias/Assembléia Legislativa
Iguatu: Programa Meu Lar, Doce Lar, desenvolvido pela Prefeitura continua fazendo a alegria de muitas famílias
O programa Meu Lar, Doce Lar, desenvolvido pela prefeitura de Iguatu tem feito a alegria de muitas famílias carentes que não possuem casa própria.
A reportagem do blog foi até a localidade de Santa Rosa, zona rural do município, para conversar com os beneficiados.
Assistindo a matéria você vai perceber a satisfação dos moradores, bem como, o carinho que eles tem para com o prefeito Agenor Neto.
Confira no vídeo abaixo:
Acopiara: Tribunal de Contas dos Municípios atualiza gastos da Prefeitura
Os dados são oficiais e foram atualizados ontem, dia 30 de setembro de 2009.
Nos links abaixo o internauta vai poder acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado pela administração municipal.
Somente esse ano a Prefeitura de Acopiara realizou despesas que somam mais de 23 milhões de reais.
Sugiro que os interessados acessem o link "despesas", nele, você confere todos os gastos da Prefeitura.
Para ter acesso é só clicar.
Eleitoral: TRE julga deputado Perboyre e decide cassar prefeito
A Corte Eleitoral apreciou ainda, dentre outras matérias, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra Perboyre Diógenes, também impetrada pelo MPE, porém o relator pediu mais um prazo para avaliar se o advogado do PSDB do municípios de Saboeiro, que figura como interessado no processo, teria o direito de se manifestar na tribuna do Pleno.
No processo julgado procedente, o deputado Perboyre Diógenes não sofrerá pena. Isto porque a Ação de Investigação Judicial Eleitoral é de 2006. Como a pena seria a perda dos direitos políticos por três anos, e esse período já passou, e cassação do diploma, ele não terá que cumprir pena com relação a esse processo. Com relação à ação que foi adiada, o juiz relator da matéria, Emmanuel Leite Albuquerque, assegurou que levará o processo ao pleno do Tribunal na sessão da próxima segunda-feira, dia 5 de outubro.
DN
Cariri: Metrô será inaugurado em novembro
As obras de construção das estações do metrô de superfície, que ligará as cidades de Crato e Juazeiro, deverão avançar para que a inauguração realmente ocorra no dia 24 de novembro. Esta data foi definida em Brasília, na última terça-feira, em reunião do governador Cid Gomes, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O projeto do metrô do Cariri começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2005, ainda no governo de Lúcio Alcântara, com o objetivo de oferecer o transporte de passageiros sobre trilhos, ligando os dois municípios.Facilitar a movimentação entre as duas cidades está entre os objetivos para consolidar a formação da Região Metropolitana do Cariri. No processo de urbanização da região, Crato e Juazeiro são as cidades mais desenvolvidas. Serão inaugurados pelo governador Cid Gomes 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve investimento em mais de R$ 25 mil. Uma das estações mais desenvolvidas é a do Crato, nas proximidades da antiga estação de trens do município.
Diário do Nordeste
MEC cancela prova do Enem
Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.
Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.
O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.
