terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pacote de Obras: Governo licitará mais R$ 303 milhões em 50 dias

O Governo do Estado publicou nos jornais de grande circulação um novo pacote de obras a ser licitado até o dia 17 de novembro. O valor total é de R$ 303,71 milhões e inclui obras nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, abastecimento de água, cidades, segurança, fiscalização fazendária e serviços. As concorrências serão realizadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio da Central de Licitações (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, Fortaleza – www.pge.ce.gov.br).

Conforme o anúncio, mais dois Centros de Especialidades Odontológicas serão criados (um no Cariri, em Brejo Santo; e outro no Litoral Oeste, em Camocim) totalizando 16 novos CEOs no Estado. Para a Infraestrutura, estão agendadas as concorrências para a aquisição de descarregador de navios para carvão mineral do tipo contínuo para o Porto do Pecém (R$ 25 milhões), para execução de obras de drenagem no Porto do Pecém (R$ 12,5 milhões), urbanização da área de influência do elevado da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (R$ 26 milhões), restauração de rodovias (R$ 8,7 milhões) e construção do aeroporto de São Benedito, na Região da Ibiapaba, e do balizamento noturno do aeroporto de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

Na área da Educação, haverá licitação para a reforma e ampliação de 17 escolas de educação profissional e de ensino fundamental e médio nos municípios de Juazeiro do Norte, Bela Cruz, Santa Quitéria, Canindé, Boa Viagem, Tabuleiro do Norte, Acopiara, Iguatu, Cedro, Fortaleza, Sobral, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Crato, Penaforte e São Luís do Curu, com investimento total de cerca de R$ 8 milhões.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ipaumirim-CE: Corpos do casal desovados às margens da BR-230 permanecem sem identificação

Continuam à espera de identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu, os corpos de um casal de aproximadamente 25 e 30 anos de idade. Eles foram encontrados na manhã da última quarta-feira (23) numa ribanceira às margens da BR-230 no município de Ipaumirim. O caso continua envolto em mistério e o Site Miséria decidiu publicar as fotos do casal com o intuito de ajudar na identificação já que se passaram cinco dias e ninguém ainda apareceu no IML para olhar os corpos.

Os dois foram encontrados por populares com os corpos crivados de bala nas proximidades da rodovia federal mais precisamente à altura do Sítio Pocinho. A mulher é um tanto loira, parece ter os olhos azuis e cerca de 25 anos de idade. Ela foi alvejada com um tiro no olho e usava brincos de cor prata, dois piercing no umbigo e trajava blusa lilás e short xadrez.

Já o homem aparenta algo em torno de 30 anos e trajava camisa e um short jeans azul. Além disso, usava relógio oficial da CBF e um cordão de cor prata no pescoço. Sua altura é de, aproximadamente, um metro e 75 cm, cor branca, cabelos pretos e apresenta uma perfuração na nuca. Os corpos estavam parcialmente envoltos em uma rede e o achado se deu perto da divisa entre os estados do Ceará e Paraíba. Provavelmente, não sejam das regiões do Cariri e Centro Sul e que o Sítio Pocinho pode ter sido apenas local da desova.

Miséria

TSE envia ofício aos TREs citando entendimento contra posse de vereadores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, enviou ofício nesta segunda-feira (28) aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no qual informa o entendimento da Corte sobre a PEC dos Vereadores. Segundo a jurisprudência do TSE, as novas vagas de vereadores criadas por uma emenda promulgada na última quarta (23) só poderiam ser preenchidas a partir da próxima eleição municipal.

Apesar de enfatizar a posição do TSE sobre o assunto, Ayres Britto não chegou a recomendar os TREs a não darem posse aos vereadores suplentes, contemplados dentro das mais de 7 mil vagas criadas pela emenda.

No ofício, Britto encaminha uma consulta respondida pelo TSE em 2007, na qual a Corte respondeu que a aplicação da emenda está condicionada a sua aprovação antes do processo eleitoral, mas deixa claro que não tem “a pretensão de interferir na esfera da autonomia” dos TREs.

Primeiro suplente beneficiado pela PEC dos Vereadores já pensa em ser prefeito

Nem bem tomou posse, o primeiro suplente do país a se beneficiar da PEC dos Vereadores já pensa em se candidatar a prefeito. André Luiz Guimarães Oliveira, do PT de Bela Vista de Goiás (GO), foi empossado na última sexta-feira (25), dois dias após o Congresso promulgar a PEC que ampliou em cerca de 7 mil o número de vereadores em todo o país (veja vídeo ao lado).

“Pretendo me candidatar a prefeito. Acho que dá sim, porque a campanha mais difícil é para vereador. Até para deputado é mais fácil”, disse o vereador ao G1. Aos 32 anos, ele só disputou uma eleição – foi o quarto mais bem votado na cidade no último pleito, mas seu partido obteve votos suficientes para fazer apenas dois vereadores.

Em seu primeiro dia de expediente na Câmara, nesta segunda-feira, o novo vereador disse já ter trabalhado bastante. “A população já obteve uma representatividade melhor no meu primeiro dia. Trabalhei "'pra caramba'”, afirmou. Segundo ele, “vários moradores vieram tratar de projetos de limpeza de bairros, poda de árvores”. Ele também disse ter passado o fim de semana estudando projetos.

Em tempo

E no Ceará, qual será o primeiro município a dar posse a um suplente beneficiado com a PEC? Seja qual for, vai aparecer para a mídia nacional.
É aguardar pra ver.

Sul do Ceará: novos delegados e escrivães assumem suas funções

Delegacias da região Centro Sul do Ceará já contam com novos delagados e escrivães. Acopiara, por exemplo, há anos. não contava com um titular.

O blog divulga os municípios beneficiados, bem como, os nomes dos novos titulares das delegacias.

Delegacia Regional de Iguatu: Eduarda Queiroz (delegada) e Narcélio e Emerson (escrivães)
Delegacia de Várzea Alegre: Marcos Oliveira (delegado) e Renato Silva (escrivão)
Delegacia de Acopiara: Cláudia Hiwatschi (delegada) e Paulo Vitorino (escrivão)

Blog de Iguatu

Lei Seca flagra 204 condutores alcoolizados no Ceará

As equipes de fiscalização do Detran flagraram 204 condutores alcoolizados na direção de veículos, nas vias públicas, com base na Lei Seca, de quinta-feira (24) a domingo (27), em 16 cidades cearenses, inclusive Fortaleza.

Os fiscais de trânsito participaram de 37 operações nos quatro dias, em que 16 pessoas dirigiam sem estarem habilitadas legalmente, enquanto 188 condutores tiveram sua CNH recolhida, para ser resgatada a partir do prazo de 48 horas após o recolhimento do documento.

Os municípios percorridos pelo Detran foram os seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Fortaleza (67), Juazeiro do Norte (41), Quixadá (19), Maranguape (17), Caucaia (16), Baturité(8), Sobral (6), Aracati (5), Russas (5), Ipu (4), Itapipoca (4), Maracanaú (4), Cascavel (3), São Gonçalo do Amarante (3) e Solonópole (2).

Conheça o projeto do novo Hospital Regional de Iguatu

A prefeitura de Iguatu disponibilizou o vídeo onde mostra toda a transformação que deverá passar o Hospital Regional. Veja o vídeo abaixo.



www.iguatu.ce.gov.br/Iguatu Notícias

Acopiara terá participação nos R$ 26 milhões para ações emergenciais contra estragos da chuva

A Secretaria Nacional de Defesa Civil autorizou o repasse de R$ 26 milhões para a recuperação de ruas, residências e espaços públicos nas áreas afetadas pela chuva em Santa Catarina que estão em estado de emergência. A portaria está no Diário Oficial da União desta segunda, dia 28.

Os recursos servirão também para a compra de combustível dos veículos que serão utilizados na remoção dos escombros e à mão de obra necessária ao desenvolvimento dos trabalhos de recuperação. A transferência dos recursos deverá ocorrer em um prazo de seis meses, a contar desta segunda.

Situação de emergência também foi decretada em municípios de outros Estados: Rio Largo (AL), São Luís do Quitunde (AL), Tanque D'Arca (AL), Nova Viçosa (BA), Acopiara (CE), Entre Folhas (MG), Inhapim (MG), For da Serra do Sul (PR), Arraial (PI), Domingos Mourão (PI), Esperantina (PI), Madeiro (PI), São João da Canabrava (PI), São José do Divino (PI) e Caiçara do Norte (RN).

Em tempo

Acopiara, situada na região Centro Sul, é a única no Ceará, a ser beneficiada com parte desses recursos. Torcer para que o dinheiro seja bem aplicado.

Rede Globo inaugura nova afiliada em Juazeiro do Norte, no Ceará

A Rede Globo anuncia para o dia 1º de outubro, terça-feira da próxima semana, a estreia de sua 122ª exibidora, a TV Verdes Mares Cariri, com sede na cidade de Juazeiro do Norte, localizada na região sul do estado do Ceará.

O município conta atualmente com a Verde Vale, emissora de caráter educativo ligada ao deputado federal Manoel Salviano Sobrinho (PSDB-CE).

Segundo a Globo, a Verdes Mares Cariri cobrirá 66 municípios com cerca de 1,7 milhão de telespectadores potenciais. A nova emissora é a segunda afiliada no Ceará. Até aqui, a região sul do estado vem sendo coberta pela TV Verdes Mares de Fortaleza.

A TV Verdes Mares Cariri terá suas próprias equipes de jornalismo e comercialização.

A Rede Globo passa a ser composta por 122 emissoras, das quais cinco são "emissoras Globo" e 117 são afiliadas.

O mapa das afiliadas:

• 30 emissoras no Sudeste
• 26 no Sul
• 26 no Norte
• 24 no Nordeste
• 16 no Centro-Oeste

Governador do Ceará pede a Sarney pressa na tramitação de projeto que incentiva energias alternativas

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (28) o governador do Ceará, Cid Gomes. De acordo com a assessoria de Sarney, Gomes lhe pediu para acelerar a tramitação, quando chegar ao Senado, do projeto (PL 630/03, na Câmara), que cria um fundo para financiar pesquisas e incentivar a produção de energia elétrica e térmica a partir da energia solar e da energia eólica.

O projeto ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Deputados e associações discutem situação das rádios comunitárias no Ceará

A situação das rádios comunitárias no Ceará será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira (30). A comissão de Educação, Cultura e Desposto organiza a discussão para às 8h30min, no Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota. Representantes de associações de rádios comunitárias e autoridades atuantes na área da comunicação devem estar presentes na audiência.

A lei federal 9.612/98 fundamentou a criação de rádios comunitárias no país. Hoje, são cerca de 3.817 autorizadas pelo Ministério das Comunicações e em funcionamento. Neste mês, foram autorizadas a criação de mais 17 rádios a serem implantadas nos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Maranhão e Tocantins.

Casa do Cidadão de Iguatu volta a funcionar

Com o objetivo de oferecer cidadania e respeito aos direitos individuais de cada um, a Casa do Cidadão de Iguatu, agora passa a dispor de mais comodidade e agilidade para a aquisição da Carteira de Identidade.

Funcionando num regime de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Iguatu, a instituição passou por melhorias estruturais na sua parte física interna, e a partir da implantação do sistema de tecnologia online, interligado com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, toda a parte de expedição de cédula de identidade passa a ser emitida em caráter ágil, ou seja, a pessoa ao se dirigir à aquele órgão, recebe uma senha de atendimento, e após passar pelos procedimentos legais exigidos, tem um prazo máximo de três dias para estar com o documento em mãos.

Em fase inicial, o sistema atualmente só comporta 50 atendimentos ao dia, mas de acordo com a coordenadora daquele departamento, a previsão é de que nos próximos 30 dias já esteja funcionando com a sua capacidade total, que será de 100 atendimentos diários, divididos nos períodos da manhã e tarde.

A casa do Cidadão está funcionando no horário das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30. Maiores informações no telefone: (88) 3581-6833

Fonte: www.iguatu.ce.gov.br

Deputado morre em Brasília

O deputado federal Alberto Tavares Silva (PMDB-PI), de 91 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (28). Ele estava internado em um hospital de Brasília com infecção pulmonar e lutava contra um câncer na próstata.

O corpo de Alberto Tavares segue ainda hoje para Teresina e será velado no salão nobre da Assembléia Legilativa. Depois segue para Parnaíba, onde será sepultado. Ele foi governador do Piauí por duas vezes.

POVO/CBN

Cid, Luizianne e Agenor Neto, prefeito de Iguatu, conferem a posse do novo articulador político de Lula

A posse do novo ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira, em Brasília, promete ser ato dos mais concorridos. Políticos cearenses, por exemplo, seguiram, nesta madrugada, para o ato.

Na lista dos convidados daqui, o governador Cid Gomes (PSB), a prefeita Luizianne Lins(PT) e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith. Outros prefeitos como o de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), também conferirão a solenidade, bem como parlamentares federais como Eunicio Oliveira (PMDB) e o coordenador da bancada federal do Estado, José Nobre Guimarães (PT).

Alexandre Padilha assume no lugar de José Múcio, que foi indicado para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Mais uma mulher é assassinada no Interior do Ceará

A Polícia de Limoeiro do Norte Vale Jaguaribano) prendeu, na madrugada desta segunda-feira, o servente de pedreiro Valério dos Santos Silva (35). Ele é acusado de ter assassinado, com um tiro, nessa noite de domingo, sua mulher, Maria Luciana da Silva (35), com quem brigava costantemente, segundo vizinhos.

Valério, após o crime, fugiu deixando a arma, um revóvler calibre 38, no local.

A Delegacia Regional de Limoeiro do Norte abriu inquérito e apura o que pode ter sido mais um crime passional.

Iguatu investe em reformas de praças

Na maioria das cidades na região Centro-Sul, as praças necessitam de serviços de reforma. Faltam investimentos municipais para qualificar áreas públicas de lazer. Apesar da precariedade, esses espaços continuam sendo, nos centros urbanos do Interior, o principal ponto de encontro dos moradores, em particular dos jovens, nos fins de semana.

A cidade de Iguatu é uma exceção. Nos últimos cinco anos, a administração implantou um moderno programa de reconstrução de novas áreas de lazer. As antigas praças deram lugar a modernos espaços com projeto inovador, com piso em pedra portuguesa, fonte de água, iluminação elevada e arrojada, além de espaço para prática desportiva.

Foi construída a praça maestro Eleazar de Carvalho, reconstruída a da Matriz e a professor Alcântara Nogueira, considerada a mais bonita. No total foram reformadas só na cidade, 10 praças. As famílias e os jovens passaram a freqüentar esses novos espaços. Em Várzea Alegre, a Prefeitura também investiu na reforma de duas praças: vizinho à Rodoviária e próximo ao hospital, em homenagem ao jornalista Joaquim Ferreira.

Contradição

Na cidade de Icó, a segunda maior da região, a ampla maioria das praças encontra-se destruída e abandonada. O retrato desses espaços revela uma cena comum: bancos quebrados, piso com rachaduras, precariedade de iluminação, jardins sem grama e sem plantas. A exceção é o Largo do Thebérge, área histórica e tombada pelo Iphan, que foi construído há cinco anos e tem relativa manutenção.

Só nos bairros da periferia, a situação é precária. As três praças que dão acesso à cidade de Icó, localizadas próximas ao centro comercial, o Balão do Padre Cícero, o contorno do DNER e no entorno da Rodoviária, permanecem com a estrutura em condições precárias. "Estão bastante deterioradas", disse o aposentado Luís Maciel. E completa, dizendo que "por isso, as pessoas não utilizam essas áreas de passeio".

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Acopiara, 88 anos de Emancipação Política Administrativa

Meus irmãos, minhas irmãs, meus amigos de Acopiara, Filhos dessa terra....

Hoje, o nosso município está completando 88 anos de história.

Pela falta de investimento na cidade talvez não tenhamos muito que comemorar.

Na certeza de que esse quadro pode mudar é que renovamos a alegria de sermos filhos desse chão que nos viu nascer e crescer.

Apesar de qualquer coisa, a nossa amada e abençoada Acopiara merece todos os nossos parabéns no seu dia.

Que Deus na sua plenitude possa abençoar cada filho dessa terra consagrada por Deus.

E acredite: Dias melhores virão para todos nós acopiarenses. Essa é a nossa esperança. Parabéns Acopiara pelos seus 88 anos de Emancipação política.

Lindomar Rodrigues.:

domingo, 27 de setembro de 2009

Várzea Alegre–CE: Prêmio de R$ 598 mil da Lotomania é conquistado por caririense

É do município de Várzea Alegre um dos acertadores do prêmio da Lotomania concurso 970 sorteado na noite de sábado. O sortudo vai dividir com um gaúcho de Rosário do Sul a quantia de quase R$ 1,2 milhão. Para cada um R$ 598.817,53 já descontados o Imposto de Renda o que, se aplicado em poupança, renderá R$ 4,2 mil mensais. O assunto na cidade localizada na região do Cariri não é outro, pois a notícia depressa de espalhou na manhã deste domingo.

Agora, a curiosidade dos varzealegrenses é saber quem foi esse felizardo e até já existem apostas paralelas para descobrir a partir de mudanças no padrão de vida de quem acertou. Os números da Lotomania foram sorteados pelo caminhão da sorte na noite de ontem, na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro. Os dois ganhadores acertaram as 20 dezenas.

As apostas dos ganhadores com zero ponto foram quatro e mais um cearense se deu bem. O sortudo vai levar cerca de R$ 38 mil. As dezenas sorteadas neste sábado foram: 02-06-07-08-08-14-17-21-26-32-37-39-46-48-57-68-77-80-88-92. Eis os resultados: 20 acertos (2 ganhadores R$ 594.817,53); 19 acertos (27 ganhadores R$ 11.455,86); 18 acertos (366 ganhadores R$ 1.207,29); 17 acertos (2 ganhadores R$ 745 80,48); 16 acertos (14 ganhadores R$ 295 15,45) e 0 acertos (4 ganhadores R$ 38.663,55)

Miséria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões nesta quarta

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1112 da Mega-Sena, que teve sorteio na noite deste sábado (26). O prêmio ficou acumulado e a loteria pode pagar R$ 5 milhões nesta quarta-feira (30).

As dezenas sorteadas foram 04, 32, 34, 43, 52 e 58.

A quina teve 43 acertadores, que levaram R$ 28.083,09 cada um. Já a quadra teve 3.283 ganhadores, que levaram R$ 525,46 cada um.

As apostas simples da Mega-Sena custam R$ 2. Para concorrer ao próximo sorteio, de número 1113, basta fazer aposta até as 19h de quarta.

Hamilton vence, e Button chega na frente de Barrichello em Cingapura

Com um desempenho excepcional desde a largada, Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura, disputado no circuito de rua de Marina Bay. O inglês conseguiu seu segundo triunfo no ano ao liderar quase toda a corrida e deixar Timo Glock, da Toyota, na segunda posição, mais de nove segundos atrás. Fernando Alonso, da Renault, completou o pódio, em uma corrida para tentar esquecer os escândalos em que a equipe francesa se meteu nas últimas semanas.

Sebastian Vettel, da RBR, ficou na quarta posição, seguido por Jenson Button, da Brawn GP. O líder do campeonato superou Rubens Barrichello na tática de pit stops e aumentou a vantagem sobre o brasileiro, que chegou em sexto, para 15 pontos com apenas três provas para o fim da temporada - Japão, Brasil e Emirados Árabes. Ele precisa tirar cinco pontos do companheiro de equipe por corrida.

Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na sétima posição. O finlandês não conseguiu se utilizar do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) de forma eficiente durante a corrida e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, que venceu a prova. Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação em Cingapura, com o oitavo lugar.

A próxima corrida da temporada, a antepenúltima de 2009, será o GP do Japão, que será disputado no tradicional circuito de Suzuka, no dia 4 de outubro. A pista retorna à Fórmula 1 após duas temporadas com corridas em Fuji. Barrichello está 15 pontos atrás de Button e precisará urgentemente de um bom resultado. Além deles, apenas Sebastian Vettel ainda tem chances de título, ainda que muito remotas.

sábado, 26 de setembro de 2009

PEC dos Cartórios é o destaque da pauta do Plenário da Câmara Federal

A PEC dos Cartórios (471/05) é o destaque do Plenário na última semana de setembro. A proposta, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), torna titulares os substitutos ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro. A sua votação está marcada para sessão extraordinária na terça-feira (29) à noite.

De acordo com o substitutivo do deputado João Matos (PMDB-SC), pela Comissão Especial de Serviços Notariais, a titularidade será concedida àqueles que assumiram os cartórios até 20 de novembro de 1994 e que estejam à frente do serviço há pelo menos cinco anos ininterruptos anteriores à promulgação da futura emenda.

Ciro na Veja: O número 2 de Lula

A revista Veja desta semana traz uma matéria sobre a decisão do Planalto em rever sua estratégia eleitoral para 2010, que agora pode apoiar uma segunda candidatura governista: a de Ciro Gomes.

Confira trechos da matéria O número 2 de Lula:

Há mais de seis meses o presidente está em campanha apresentando nos palanques sua candidata, a ministra Dilma Rousseff. Até agora, porém, a fama de eficiente dela e a popularidade dele não têm se transformado em intenções de voto no volume esperado. O que parecia ser a receita correta para o continuísmo está se mostrando um fracasso na prática. Diante do quadro até agora desfavorável, Lula pôs em andamento um plano alternativo. O governo decidiu dividir as bênçãos da aprovação plebiscitária de Lula entre Dilma e um segundo nome identificado com a atual administração – o deputado Ciro Gomes, do PSB.

O deputado apareceu na última pesquisa de intenção de voto empatado na segunda colocação com Dilma Rousseff – ambos muito atrás do governador de São Paulo, José Serra. A diferença é que Ciro está em ascensão, enquanto Dilma vem perdendo fôlego, principalmente depois do anúncio da candidatura da senadora Marina Silva, do PV.

Na campanha, uma das principais funções do candidato do PSB, segundo o plano traçado pelo governo, será fustigar José Serra. Enquanto Dilma fará uma campanha propositiva, aos moldes do “Lulinha paz e amor” de 2002, Ciro vai atacar o tucano.

Jangadeiro Online

Buracos nas ruas de Acopiara denunciam o descaso da Prefeitura Municipal

Um buraco do tamanho "GG" na rua Marechal Deodoro, em frente ao mercantil do Gaspar do Vale, no centro comercial de Acopiara está trazendo prejuízos aos guiadores de veículos automotores.
Como se não bastasse a água de esgoto que sai do mesmo está exalando cheiro forte causando transtornos aos comerciantes que trabalham nas proximidades.
Outras ruas de Acopiara apresentam o mesmo tipo de problema.

Vida brasileira: "The United States of Sobral"

Encravada no sertão cearense, a cidade de Sobral cultiva estrangeirices com tal entusiasmo que passou a ser conhecida no resto do estado pelo título desta reportagem: "The United States of Sobral". Lá, circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus.

Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense.

A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de "Central Park", parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York.

Leia mais: http://veja.abril.com.br/300909/the-united-states-of-sobral-p-144.shtml

Barrichello bate no fim, e Hamilton larga na pole nas ruas de Cingapura

O atual campeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, da McLaren, largará em primeiro no Grande Prêmio de Cingapura. Com 1min47s891, o piloto britânico conseguiu o melhor tempo do treino classificatório, disputado na manhã deste sábado. Já o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn, bateu na última sessão de treinos e sairia em quinto, mas, com uma punição de cinco posições por troca de câmbio, largará em 10º.

No momento em que contava com o quinto melhor tempo da sessão, Barrichello perdeu o controle na curva e bateu o lado esquerdo de seu carro no muro. Ainda na pista, ele chegou a verificar o carro em busca de algum problema. A 26s do final, o treino foi interrompido pela bandeira vermelha. Desta forma, as posições foram mantidas.

Líder do Mundial com 14 pontos de vantagem sobre o brasileiro, Button não se classificou para a superpole e ficou apenas na 12ª colocação do grid. Entre os dois principais candidatos ao título desta temporada, aparece o japonês Kazuki Nakajima, da Williams.

A segunda colocação no treino classificatório ficou com Sebastian Vettel, da Red Bull, que está a 12 pontos de Barrichello na tabela de classificação. Companheiro de equipe do alemão, o australiano Mark Webber foi superado pelo também alemão Nico Rosberg, da Williams, e larga em quarto.

O espanhol Fernando Alonso, que venceu a prova do ano passado de forma polêmica, cravou o sexto melhor tempo, mas ganhou uma posição em função da punição de Barrichello. Companheiro do bicampeão na Renault, o francês Romain Grosjean foi o penúltimo.

Parceiro do pole position Lewis Hamilton na McLaren, o finlandês Heikki Kovalainen inicia a disputa no 10º lugar e vê o compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari, na 13ª colocação. Substituto do acidentado brasileiro Felipe Massa na escuderia, o italiano Giancarlo Fisichella larga no 18º posto.

Confira os tempos do treino livre para o GP de Cingapura:

Q3
1 - Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min47s891
2 - Sebastien Vettel (ALE/Red Bull) - 1min48s204
3 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min48s348
4 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min48s722
5 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min48s828
6 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min49s054
7 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min49s180
8 - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - 1min49s307
9 - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - 1min49s514
10 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min49s778

Q2
11 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min47s013
12 - Jenson Button (GBR/Brawn GP) - 1min47s141
13 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) -1min47s177
14 - Sebastién Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min47s369
15 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min47s413

Q1
16 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min48s231
17 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min48s340
18 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min48s350
19 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min48s544
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min48s792

Gazeta Press.

Acopiara: Associação lança projeto Abevim Saúde

A população do bairro Moreira, em Acopiara, está de parabéns.
A ABEVIM - Associação Beneficente da Vila Moreira, lançou o projeto ABEVIM SAÚDE.
O objetivo do projeto é levar atendimento médico de qualidade e gratuito à população de baixa renda da vila Moreira e localidades próximas.
O atendimento acontece na sede da associação.
Os médicos Leonardo Tavares e Vilmar encabeçam a lista dos voluntários que prestam o serviço.
Outros médicos podem ser parceiros nessa iniciativa sem fins lucrativos.

Cá pra nós

Bem que a Prefeitura de Acopiara através da Secretaria de Saúde poderia disponibilizar o serviço para a população.
Há quem diga que falta boa vontade e decisão política dos gestores maiores.
A ABEVIM através do seu presidente Ivo Bezerra está de parabéns pela ação.

Ceará vai receber R$ 44 milhões do FPM

O Governo Federal deve repor o equivalente a R$ 901 milhões em referência à perda dos entes municipais com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em julho e agosto. No Ceará, o valor da reposição é de aproximadamente R$ 44,48 milhões e vai beneficiar 149 localidades. A complementação é decorrente da crise econômica que debilitou as finanças das Prefeituras, conforme prevê o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), instituído pela Medida Provisória de número 462/2009.

2º maior repasse

No Estado, a maior parcela de repasse fica com Fortaleza que deve receber o equivalente a R$ 10,2 milhões - o segundo maior valor do País, abaixo apenas de Palmas, no Tocantins, com R$ 12,28 milhões.

A reposição do mês de julho é de R$ 2,93 milhões e a de agosto é de R$ 7,2 milhões. Afora a Capital, o montante mais elevado é de R$ 1,38 milhão destinado aos cofres dos seguintes municípios: Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. O menor valor de repasse é de R$ 91 mil que irá beneficiar Baixio, Deputado Irapuan pinheiro, Ererê, General Sampaio, Granjeiro, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Itaiçaba, Moraújo, Pacujá, Palhano, Penaforte, Pires Ferreira, Potengi, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tarrafas e Umari.

Os demais municípios serão contemplados com valores que variam de R$ 121,56 mil a R$ 486,24 mil, referentes aos meses de julho e agosto.

Outras Capitais que receberão valores expressivos são: Natal (R$ 5,88 milhões); Recife (R$ 5,67 milhões); Belo Horizonte (R$ 4,86 milhões); Teresina (R$ 4,047 milhões; Goiânia (R$ 2,91 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 2,83 milhões).

Icó: ação do MP impede posse de suplentes de vereadores

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da Comarca de Icó, Kamyla Ferraz Brito, propôs, hoje (25), uma ação cautelar inominada, requerendo, liminarmente, que o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes, se abstenha de dar posse aos suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se manifestem sobre a matéria, ou ao menos pelo prazo de 30 dias, sob pena de multa diária a ser fixada, consoante disposto nos parágrafos 3º e 4º, do Art. 461, do Código de Processo Civil.

Chegou ao conhecimento do Ministério Público Eleitoral a informação de que o presidente da Câmara de Icó estaria disposto a empossar os cinco suplentes de vereadores, tendo em vista a aprovação da Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009.

Atualmente existem dez vereadores no município, em conformidade com determinação do Tribunal Superior Eleitoral. Com a aprovação da PEC nº 336/09, há a possibilidade do número aumentar para 15, tendo em vista a observância do limite populacional.

Os suplentes de vereadores, Eliseu Amâncio Lima e João Tomaz Paiva Neto, protocolaram, no último dia 18, no Cartório Eleitoral, informações sobre esta situação, deixando clara a intenção de assumirem os cargos. Na última terça-feira (22), três vereadores compareceram à Promotoria de Justiça relatando o receio de que o presidente da Câmara empossasse de imediato os suplentes, haja vista notícias de que a advogada da Casa e o procurador do município estariam engajados nesta empreitada.

Assessoria de Imprensa do MP

Estradas com obras em atraso na região Centro Sul do Ceará

Na região Centro-Sul, os moradores reclamam do atraso e a qualidade do serviço de tapa-buracos em trechos de rodovias estaduais. O trabalho começou há um mês, mas já sofreu paralisação. Em muitos pontos, em vez de asfalto, os operários colocaram piçarra nos buracos. O atraso na obra e a precariedade de vários trechos têm irritado os motoristas.

Após o período chuvoso deste ano, diversos trechos de rodovias estaduais ficaram danificados. Os buracos aumentaram e a pista ficou muito estragada. De acordo com o 9º Distrito Operacional do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), a região Centro-Sul é a que apresenta a pior situação.

Em agosto passado, o DER anunciou investimento no valor de R$ 5,5 milhões para recuperação de trechos na jurisdição de Iguatu, que compreende 18 municípios. Os serviços incluem recuperação de asfalto, roço do mato, reconstrução do pavimento e melhoria em estradas carroçáveis.

Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TCU multa ex-prefeito de Ipueiras (CE)

O Tribunal de Contas da União (TCU) multou Francisco Souto Vasconcelos, ex-prefeito de Ipueiras (CE), em R$ 10 mil, por não prestar contas de R$ 1.100.134,23 repassados ao município no prazo legal. Vasconcelos não terá de devolver a quantia porque o relatório da inspeção indicou a correta aplicação dos recursos junto à prestação de contas, que ele enviou três anos depois de firmado o convênio.

A verba foi transferida para a concessão de apoio financeiro à implementação do Programa de Garantia de Renda Mínima. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Ceará para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Aroldo Cedraz foi o relator do processo.

Fonte:TCU

Coletiva: Agenor Neto continua no PMDB e declara apoios ao governador Cid Gomes e ao senador Tasso Jereissati

Acabou a especulação. Em entrevista coletiva concedida hoje à imprensa da região Centro Sul do Ceará, o prefeito Agenor Neto (PMDB) acabou com o mistério e anunciou três grandes decisões políticas.

A primeira foi em relação ao PMDB.

O prefeito iguatuense deixou bem claro que continua no partido e não ver motivos para deixá-lo apesar do assédio de outras siglas.

Quanto ao processo de reeleição do governador Cid Gomes (PSB), Agenor Neto foi taxativo: vota no governador.

Outra medida anunciada e que acaba com qualquer especulação no Ceará, é em relação ao senador Tasso Jereissati (PSDB).

Agenor Neto reafirmou apoio ao mesmo e que vai trabalhar muito na sua reeleição.

Sobre as especulações nos meios de comunicação do Estado numa possível filiação sua, ao PT, Agenor Neto disse que jamais passou por sua cabeça a idéia de pertencer a esse partido apesar de saber de sua importância e grandiosidade.

Sebastian Vettel, da RBR, terceiro colocado no campeonato, foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP de Cingapura, que será disput

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) declarou-se nesta sexta-feira (25) candidato à Presidência da República e, já em tom de campanha, atacou aquele que pode ser seu maior adversário nas eleições de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Apesar de dizer que sua candidatura será decidida só em fevereiro do próximo ano, com a palavra final da cúpula do PSB, Ciro afirmou após o evento: "Sou candidato pela terceira vez, um candidato da base do governo".

Vettel é o melhor em dia marcado por acidente do francês Romain Grosjean

Sebastian Vettel, da RBR, terceiro colocado no campeonato, foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP de Cingapura, que será disputado neste domingo. O alemão marcou o tempo de 1m48s650, apenas 274 milésimos à frente de Fernando Alonso, da Renault, que está em crise após a saída de seus dois principais patrocinadores - o banco holandês ING e a seguradora espanhola Mutua Madrileña - por causa do escândalo de 2008.

PR ganha adesão de Edilmo Costa, de Iguatu

O ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do Partido da República, comandou nesta sexta-feira, 25, café da manhã, no Gran Marquise Hotel, no qual a legenda recebeu novas filiações.

Na lista, há políticos e gente da imprensa como Marcos Lima, apresentador do Rota 22, da TV Diário; o professor Antonio Mourão Cavalcante, que deu adeus ontem ao PDT; o ex-presidente da OAB do Ceará, Cândido Albuquerque, e o ex- diretor do HGF, Florentino Cardoso.

O ex-prefeito de Iguatu, Edilmo Costa, e o empresário Sérgio Rodrigues, que é irmão do ex-prefeito de Pacatuba, Célio Rodrigues, também assinaram ficha no PR, que reforça nomes de olho principalmente nos cargos proporcionais.

Blog do Eliomar

Iguatu: homem alvejado com quatro tiros estava fortemente armado e tentou fugir

Um fato chamou a atenção na noite desta quinta-feira no município de Iguatu em uma tentativa de assassinato que teve o socorro imediato da polícia. Os militares estavam retornando do município de Jucás e se depararam com Cícero Josimar de Sousa Santos, de 24 anos, o Boby, pouco tempo após ter sido alvejado a bala e, mesmo assim, tentando fugir. Ele foi levado para o Hospital Regional de Iguatu pelo Major Jair Queiroz, o Cabo Coelho e os Soldados Bandeira e Roberto.

A vítima havia sofrido vários disparos atingindo-a nas nádegas, braços direito e esquerdo e na altura da cintura. Ele próprio disse aos PMs desconhecer os autores dos disparos. Falou apenas que trafegavam em um carro de cor branca. Entretanto, a polícia ficou “intrigada” pelo fato da vítima ter consigo uma pistola com um carregador tendo três cartuchos, além de uma sacola com 28 cartuchos de pistolas .40 e mais 29 cartuchos calibre 32, bem como quatro cartuchos calibre 38.

Segundo o Major Queiroz, a polícia descobriu depois que Cícero Josimar é foragido da justiça, pois empreendeu fuga do presídio de Iguatu no último dia 18 de junho. Mesmo ferido e sangrando bastante, Cícero tentou escapar da polícia quando percebeu a aproximação da viatura. Os militares fizeram um cerco policial até localizá-lo dentro do mato e levá-lo ao hospital onde foi submetido a uma cirurgia e seu estado de saúde preocupa. Ele estava com uma moto Titan 150 preta, ano 2005, e placa HXJ-4061 a qual foi conduzida para Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu.

Miséria

Iguatu: entrevista coletiva com o prefeito Agenor Neto está confirmada

Está confirmada para hoje, a partir do meio-dia, entrevista coletiva com o prefeito de Iguatu Agenor Neto, no auditório do teatro Pedro Lima Verde.

Na oportunidade o prefeito iguatuense deve anunciar novidades, e desta feita, acabar com as especulações na imprensa cearense.

Jornalistas e radialistas da região Centro Sul podem participar.

A rádio Liberdade AM em cadeia com a rádio Antena Sul FM retransmitirão a coletiva.

Os profissionais de outras regiões podem participar ao vivo através dos telefones: 88-3581-0808/3581-0802.

Mais informações: 88-8816-2964.

Criação de novos municípios

Distritos que, sozinhos, podem ser transformados em município, de acordo com os critérios de população: Aranaú (Acaraú), Caponga (Cascavel), Jurema (Caucaia), Pessoa Anta (Granja), Lima Campos (Icó) Almofala (Itarema), Antônio Diogo (Redenção), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Canaan (Trairi), Pajuçara (Maracanaú), Jamacarú (Missão Velha) e Aruaru (Morada Nova).

- Distritos que, juntos, propuseram emancipação e atingiram o mínimo de habitantes exigido: Icaraí, Moitas, Mosquito e Sabiaguaba (Amontada); Jacaúna, Patacas e Tapera (Aquiraz); Parajuru e Paripueira (Beberibe); Várzea dos Espinhos, Martinslândia e Mucambo (Guaraciaba do Norte); Matriz, Nova Fátima, São José das Lontras, Alazans e América (Ipueiras); Iratinga, Aguaí, Serrote do Meio, Pitombeiras e São Tomé (Itapajé); São Pedro, Canafistula e Mel (Jucás); São Miguel e Manituba (Quixeramobim); Lisieux, Malhada Grande, Macaraú e Trapiá (Santa Quitéria); Aracatiaçu e Taperuaba (Sobral).

- Distritos com proposta de emancipação, mas que não atingem o número mínimo de moradores: Santa Felícia e Santo Antônio (Acopiara); Trussu e São Paulinho (Acopiara); Guanacés (Cascavel); Ponta da Serra (Crato); José de Alencar (Iguatu); Deserto (Itapipoca); Assunção (Itapipoca); Feiticeiro (Jaguaribe); Itapebussu, Antônio Marques e Lagoa do Juvenal (Maranguape); Amanari e Lagoa do Amanari (Maranguape); Mineirolândia (Pedra Branca); Lagoinha (Quixeré); Flores (Russas); Santa Tereza e Trici (Tauá); Mundaú (Trairi).

- Os últimos distritos cearenses transformados em município foram: Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara e Choró (todos em 1992) e Fortim (1993).

- Pelo que está proposto só poderá se transformar em município, dentre outros critérios, distritos que tiverem quantidade de habitantes correspondente a 1% (ou mais) da população do Ceará - o que representa 8.548 pessoas.

- Além disso, também é necessário comprovar eleitorado superior a 40% de sua população; ter centro urbano constituído e ter equipamentos sociais e de infraestrutura (posto de saúde, posto policial, sistema de telefonia pública etc), dentre outras regras.

Fonte: Revista Distritos In Foco de março de 2009, editada pela Federação das Associações Emancipalistas do Ceará (Faec) e Assembleia Legislativa

Mudança permite mais municípios no CE

Um total de 22 novos municípios poderão fazer contagem regressiva para serem criados no Ceará, a partir da próxima semana. Com a atualização da Constituição Estadual, promulgada na última terça-feira, a Assembleia Legislativa retomou a prerrogativa de tratar sobre a criação de novas cidades - que havia sido retirada em 1996 pela emenda constitucional nº. 15, que alterou a Constituição Federal. Ontem, o presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB) prometeu apresentar o projeto de lei complementar para regulamentar as regras para o redimensionamento dos municípios. ``Mas eu vou conversar com os deputados e com as lideranças``, ponderou.

Domingos disse que tomará como base o projeto que ele mesmo apresentou, em 2003. Entre os critérios, o distrito precisaria ter mais de oito mil habitantes - agora modificado para 1% da população do Estado, o que, hoje, representa 8.548 habitantes.

Pelos critérios, os distritos de Jurema (hoje vinculado a Caucaia), Caponga (ligado a Cascavel) e Pajuçara (em Maracanaú) estariam entre os 22 novos municípios que poderiam ser criados.

Vários outros distritos apresentaram proposta de emancipação, mas, por não atingirem a quantidade mínima de habitantes (8.548 pessoas), podem não conseguir a desvinculação de suas sedes. É o caso das localidades de José de Alencar (Iguatu), Assunção (Itapipoca) e Mineirolândia (Pedra Branca). Não fosse essa barreira, outros 15 municípios, que também reivindicam emancipação, poderiam vir a ser criados.

Congresso

A Constituição Estadual, antes da atualização, condicionava a criação dos municípios a uma votação no Congresso Nacional.

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei complementar 293/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que estabelece critérios para a criação e fusão de municípios no País.

O projeto regulamenta o artigo 18 da Constituição, alterado pela emenda 15, de 1996. Desde então, em razão das exigências impostas por essa emenda, ainda não regulamentada, foi interrompida, em todo o País, a criação de novos municípios.

Domingos Filho (PMDB) explicou, que entre os fatores decisivos para que a Constituição estadual fosse alterada, está o fato de que a Câmara dos Deputados recebeu prazo do Supremo Tribunal Federal (STF) - 16 de novembro de 2008 - para votar a matéria e não cumpriu. ``Nós fomos ao Michel (Temer, presidente da Câmara) e ele está dizendo que vai votar agora, urgentemente``, informou Domingos.

Como presidente do colegiado dos presidentes de assembleias, Domingos Filho informou ter orientado todos os demais chefes de legislativos estaduais a tomarem a mesma atitude e estabelecerem regulamentações próprias, enquanto esperam a norma federal.

O Povo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hélio Leitão nega pedido de afastamento dos delegados

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Ceará, Lusimar Cunha de Moura, e o vice-presidente, Edval Pinheiro de Amorim, conversaram com o presidente da OAB Ceará, Hélio Leitão, para saber se houve recomendação de exoneração dos delegados César Wagner Martins, Ana Lúcia e Romério Almeida. Segundo os diretores do Sindepol, é preciso que a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social dê uma melhor explicação à sociedade sobre o que aconteceu.

O presidente da OAB Ceará negou ter pedido o afastamento dos delegados. "A Comissão de Direitos Humanos endereçou um expediente ao secretário de Segurança Pública, em 25 de agosto, pedindo que fossem adotadas providências no sentido de recomendar as autoridades policiais que preservassem as imagens dos presos", disse. Segundo ele, no ofício não há referência a nenhum dos delegados exonerados. "O ato de exoneração dessas autoridades policiais foi do secretário de Segurança Pública. Não foi requerido pela OAB em momento algum. No ofício que foi encaminhado, não é feita alusão nominal à nenhuma autoridade policial", completou.

TV Diário

Dunga convoca seleção para jogos contra Bolívia e Venezuela

O técnico Dunga convocou nesta quinta-feira (24), 24 jogadores para defender a seleção brasileira nos confrontos com Bolívia e Venezuela, pelas duas últimas rodadas das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010. As novidades da lista são os retornos do meia-atacante Alex, ex-Internacional e atualmente no Spartak de Moscou, e o zagueiro Naldo, do Werder Bremen.

Quem também retorna é o volante Josué, cortado antes das partidas contra Argentina e Chile por causa da contusão. Seis jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados: o goleiro Victor (Grêmio), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meias Diego Souza (Palmeiras) e Sandro (Internacional) e os atacantes Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

O Brasil é líder das Eliminatórias com 33 pontos e já está classificado para a Copa da África do Sul. O técnico Dunga deverá fazer testes e poupar alguns titulares contra os bolivianos em La Paz em 11 de outubro. Três dias depois, o time fecha a participação na competição contra os venezuelanos, em Campo Grande.

Veja a lista completa dos convocados:

Goleiros
Julio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)

Laterais

Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe) e Filipe Luis (La Coruña)

Zagueiros
Lucio (Inter de Milão), Luisão (Benfica), Juan (Roma), Miranda (São Paulo) e Naldo (Werder Bremen)

Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Lucas (Liverpool), Kaká (Real Madrid), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Sandro (Internacional), Alex (Spartak Moscou) e Diego Souza (Palmeiras)

Atacantes
Nilmar (Villarreal), Adriano (Flamengo), Luis Fabiano (Sevilla) e Diego Tardelli (Atlético-MG)

Suplentes de vereadores de Acopiara e Catarina serão diplomados amanhã

O blog foi informado que os suplentes de vereadores de Acopiara, Afrânio, Mundoca e Marli, serão diplomados amanhã, a partir das 13 horas, na sede do Cartório Eleitoral 60ª Zona, naquele município.
Na oportunidade os suplentes da cidade de Catarina também serão diplomados pelo cartório acopiarense.

Tribunal de Justiça e Detran criam selo para autenticar transferência de veículos

A transferência de veículos automotores através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em todo o território cearense, está sendo feita desde o dia 1º deste mês com o selo de autenticidade criado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em parceria com o órgão de trânsito estadual.

O “Selo 14”, instituído pela Portaria nº 1006/2009, publicada no Diário da Justiça do dia 28 de agosto de 2009, no valor de R$ 0,60, dá maior segurança e credibilidade ao procedimento de transferência (compra e venda) de veículos no Estado. O valor é o mesmo do reconhecimento de firma cobrado pelas Serventias Extrajudiciais (cartórios).

A Portaria estabelece procedimentos administrativos para gestão das receitas obtidas com a venda de Selos de Autenticidade Extrajudicial e para concessão de subsídios aos cartórios de Registro Civil.

O selo deve, obrigatoriamente, ser aposto no DUT (Documento Único de Transferência) do veículo, aumentando, assim, o controle da quantidade de selos disponibilizada para os mais de 600 cartórios de registro civil do Estado.

Com a instituição do Selo 14, Tribunal de Justiça e Detran evitam que alguns cartórios instalados no interior do Estado façam a transferência de veículos na capital, uma espécie de escritório ou sucursal do interior funcionando em Fortaleza. Essa prática é proibida por Provimento da Corregedoria Geral da Justiça.

O parágrafo 2º do Provimento nº 01/2007, da Corregedoria Geral da Justiça, diz que “os serviços notariais e de registro deverão observar rigorosamente a regra do art. 43 da Lei nº 8.934/94 funcionando em um só local, ficando proibida a instalação de sucursal, como tal entendido o estabelecimento físico cujos serviços sejam dependentes do notariado e oficialato”.

O controle das transferências é feito conforme a estatística mensal do Sistema Integrado de Transferência (SIT) e enviada, mensalmente, pelo Detran para o Tribunal de Justiça. Na relação consta os pedidos de transferências de todos os municípios cearenses, em ordem alfabética.

TJ/CE

Santo André: explosão em loja de fogos deixa mortos em SP

Pelo menos 11 pessoas morreram na explosão de um depósito de fogos de artifício no início da tarde desta quinta-feira (24) em Santo André, no ABC, de acordo com o capitão Miguel Jodas, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a corporação, há dezenas de feridos. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas e quantas são exatamente.


PSDB anuncia ato para receber novos filiados

O PSDB realizará nesta sexta-feira, a partir das 17h30min, solenidade para receber novos filiados. O ato ocorrerá no auditório do Hotel Praia Centro e contará com a presença das principais lideranças dos tucanos tendo à frente o senador Tasso Jereissati e o ainda dirigente estadual da legenda, empresário Carlos Matos.

O partido, que vem sofrendo ameaça de perder companheiros principalmente inebriados pelo “canto da sereia” oficial, quer dar demonsração de coesão, segundo membros da direção estadual.

Resta saber se o ato contará com a presença de tucanos como Tânia Gurgel e Maia Júnior que entregaram cargos que ocupavam na executiva por discordar da gestão de Carlos Matos. Espera-se também que o líder doPSDB na Assembleia, João Jaime, ali compareça com todos os seus colegas e partido nessa Casa. Isso para afastar qualquer tipo de comentário maldoso acerca de esvaziamentos.

DETALHE – O PSDB não divulgou a lista de novos filiados que, por exemplo, terá no grupo o médico Fernando Façanha Filho. O partido faz enorme mistério. Será que virá surpresa?

Eliomar de Lima

Advogado e Blogueiro Fabrício Moreira: "Ninguém vence o Trabalho"

Faço com o título em epígrafe, um preâmbulo para poder fazer alguns comentários acerca do Prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), que tem sido destaque no Ceará, por seu dinamismo e competência a frente daquela municipalidade, atingindo todas as metas e índices possíveis de boa gestão e popularidade.

Conheci Agenor Neto em 1998, quando naquela oportunidade, exerci o mandato de Vice-Prefeito do Icó. Já se passaram 11 (onze) anos.

De logo, observei o seu talento, seu destemor para defender o povo, os ideais de quem acredita que O TRABALHO VENCE TODOS OS DESAFIOS.

Votei em Agenor Neto, juntamente com meus amigos e familiares, para Deputado Estadual em 1998. Impressionou-me com sua organização e atenção aos meus reclames e sugestões.

Um momento importante de seu mandato, além de outros, quando de suas passagens por Icó, foi à própria “doação” de seus subsídios de parlamentar, para a APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS\ICÓ.

Doravante, já estivemos em algumas trincheiras juntos e, apenas por amor ao debate, esclareço que com resultados extraordinários, vitoriosos, e de respeito às instituições e as pessoas que nos acolhem e que somam aos milhares ao seu redor.

Nos últimos dias, este mesmo líder político, novamente, sacode o Ceará, em especial o Vale do Salgado e o Centro-Sul, quando anuncia que divulgará uma decisão política importante para a sua vida pública e de seus munícipes.

Quando se tem crédito, as decisões sejam alas singelas ou plurais, movem repercussões, observâncias, de todas as pessoas envolvidas com o sujeito da história e\ou apenas os que desejam que o desenvolvimento, por suas mãos, continue com a mesma celeridade desejada.

Assim tem agido Agenor Neto: trabalho e resultado de gestão.

Quanto ao seu anuncio, que se aguarda para esta sexta-feira, seja ele importante ou não para o cenário eleitoral, administrativo, pessoal, público ou privado, entendo que AGENOR NETO já conseguiu implantar para sempre, no coração do povo, QUE NINGUÉM VENCE O TRABALHO.

Então, desejo que seu sucesso, competência e coragem, estejam sempre à disposição do povo cearense, quiçá do Brasil.

Blog do Fabrício Moreira

TV Verdes Mares Cariri: Mombaça

O Bom Dia Ceará visita Mombaça, no Sertão Central, uma das 66 cidades que vão receber a TV Verdes Mares Cariri. A nova emissora entra no ar na próxima quinta-feira (01).

Fotos retratam a Mombaça de 1889, quando ainda era a Vila Maria Pereira. Iracilda Paulino, coordenadora da Biblioteca Pública de Mombaça, conta como o município passou a ter esse nome, em 1925. “O primeiro português que chegou aqui, no Ceará, aqui no Brasil, foi no território da África, e lá ele conheceu esse território de nome Mombaça. Então, chegando aqui, ele achou uma semelhança enorme, então caracterizou esse nome, que foi aceito pela população”.

Moradores mais jovens, que não vivenciaram a história de Mombaça, recorrem à biblioteca pública da cidade. No local, vários livros do acervo resgatam o passado, para quem ainda está construindo o futuro.

O algodão já foi a principal fonte de economia da cidade. Com o tempo, deu lugar à pecuária e à produção de mel. O estudante Wilame Siqueira gosta de estudar os avanços da região, principalmente ligados à comunicação e está animado com o surgimento de uma nova emissora de televisão. “Vai ser bom, porque eles vão conhecer melhor não só a Mombaça, mas as outras cidades e municípios que vão ver na TV. Vai ver a nossa história, vai ver como nós passamos, vai ver tudo”, afirma.

Seis regiões vão passar a assistir a nova emissora: Cariri, Centro-sul, partes do Vale do Jaguaribe e do Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns e parte do Sertão Central. Nesta região, moram 172 mil habitantes. Os telespectadores vão ver a TV Verdes Mares Cariri no canal 10, em Mombaça; no canal 9, em Pedra Branca e Piquét Carneiro; no canal 4, em Senador Pompeu; no canal 11, em Solonópole e em Deputado Irapuan Pinheiro; e no canal 13, em Milhã.

A novidade já é tema de reuniões na Prefeitura da cidade. “A televisão é um meio muito potente, e com certeza vai dar oportunidade para que a gente possa solicitar melhorias para o município e, com certeza absoluta, para que os graves problemas que ainda têm no município, sejam divulgados, para que as autoridades maiores do nosso Estado tomem as providências”, opinou Wilame Alencar, prefeito de Mombaça.

O professor Adaldísio Cavalcante está escrevendo um livro sobre a Mombaça de hoje e já tem até um capítulo reservado para a TV Verdes Mares Cariri. “Se ela vai trabalhar, se ela vai passar informações, se ela vai passar uma informação sadia, ela vai servir à sociedade e será um marco, e ficará marcada também na nossa história”, comentou.

Nesta sexta-feira (25), você vai saber como Iguatu, no Centro-sul do Estado, espera a chegada da TV Verdes Mares Cariri.

Portal Verdes Mares

Vacina ajuda a prevenir contágio por HIV

Pela primeira vez, uma vacina experimental evitou a infecção pelo vírus da Aids e com um resultado surpreendente – um acontecimento que é um divisor de águas no combate à epidemia. Fracassos recentes levaram muitos cientistas a pensar que tal vacina nunca seria possível.

A vacina cortou o risco de infectar-se com o vírus HIV em mais de 31% dos 16 mil voluntários da Tailândia, que participaram do maior teste já realizado no mundo com uma vacina contra a Aids, anunciaram pesquisadores nesta quinta-feira (24) em Bangcoc.

- Apesar do benefício modesto, é a primeira evidência de que poderíamos ter uma vacina preventiva segura e efetiva – disse o coronel Jerom Kim. Ele ajudou a encabeçar o estudo para o Exército americano, que o patrocinou junto com o Instituto Nacional de Alergias e Enfermidades Infecciosas dos Estados Unidos.

O diretor do instituto, o médico Anthony Fauci, advertiu que este não é o fim do caminho, mas destacou que estava surpreso e muito satisfeito com o resultado.

Não perca a conta: Acopiara registra mais um homicídio à bala

O blog foi informado que Lazanildo Nogueira Lima, 35 anos, vítima de 05 tiros de revólver, na tarde da última terça-feira, no bairro Moreira, em Acopiara, não resistiu aos ferimentos e faleceu na mesa de cirurgia.
Os acusados do crime estão sendo procurados pela polícia.
A vítima já respondia por homicídio e roubo.

Prefeitos do Ceará engrossam ato em Brasília por mais verbas

Um grupo de prefeitos cearenses está seguindo, desde o começo da madrugada desta quarta-feira, para Brasília. Eles atendem a uma convocação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que promete ato de pressão política.

Segundo o prefeito Pedro José, de Pacajus, um dos primeiros a desembarcar na Capital Federal, o objetivo do encontro é discutir questões como a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recursos contingenciados da União e, principalmente, cobrar compensações orçamentárias prometidas pelo governo federal.

Promulgada emenda que cria 7.709 vagas de vereadores

Centenas de candidatos a vereador que pretendem ser empossados, lotaram as galerias do Senado e cantaram o Hino Nacional na sessão solene do Congresso Nacional em que os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), promulgaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria 7.709 vagas de vereadores no País. A sessão foi realizada no plenário do Senado.

A chamada "PEC dos Vereadores" foi aprovada na última terça-feira (22) pela Câmara. Nessa quarta-feira (23), o Brasil tem 51.748 vereadores. Se forem empossados os mais votados dos que não conseguiram se eleger nas eleições municipais de 2008, o País passará a ter 59.457. No entanto, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Brito, afirmaram que os efeitos da emenda só valem para a eleição de 2012.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, anunciou que recorrerá ao Supremo se algum dos candidatos tomar posse.