Entenda o caso
Não concordando com o que foi dito por populares, a secretária pediu um espaço na rádio para dar explicações e se colocar a disposição da comunidade para dirimir dúvidas.
Na oportunidade, Teresa Cristina respondeu a uma série de questionamentos feitos pelos ouvintes, principalmente em relação à falta de médicos nos PSF's.
Há meses sem atendimento nos postos de saúde, os pacientes procuram as unidades hospitalares da sede urbana para serem consultados.
A orientação que os mesmos recebem é que devem retornar a sua comunidade para serem atendidos lá mesmo.
De acordo com moradores de Acopiara o grande problema é porque não existe o médico para realizar o procedimento no PSF.
Sobre essa denúncia, a secretária disse não ter conhecimento, e que vai apurar a sua veracidade.
Em relação às críticas que o setor de saúde vem recebendo nos últimos dias nos meios de comunicação, Teresa Cristina foi taxativa: "Duvide sempre da imprensa que só faz criticar". Ela afirmou que foi uma frase criada pelo secretário de Saúde do Estado, João Ananias.
Dentre as indagações feitas, questionou a falta de médicos nos PSF’s. (O porquê dos médicos não trabalharem e se recebem seus salários normalmente sem prestarem o serviço? Etc, etc...
Como a participação foi por telefone à informação que chegou é que o clima ficou tenso no estúdio da emissora.
A vereadora Delane Gaspar (PSDB) também aproveitou o espaço para fazer questionamentos. Nenhuma das indagações feitas pela parlamentar foi respondida a contento.
Segundo a secretária a equipe do PSF não se resume apenas na figura do médico. "O enfermeiro também é importante e está lá para fazer os procedimentos".
A colocação de Teresa Cristina foi prontamente combatida pela vereadora Delane.
Mais uma vez a secretária se limitou apenas em dizer que os conselheiros vão se reunir para ver essas questões.
Opinião
Essa de melhorar a saúde, a partir de uma reunião com o Conselho, com todo respeito aos senhores conselheiros, foi a forma que a secretária Teresa Cristina encontrou para justificar o descaso para com o setor.
O caos na saúde de Acopiara está instalado e só será resolvido se houver decisão política por parte do prefeito Antonio Almeida Neto.
Caso contrário, a população vai continuar pagando o pato.















