quinta-feira, 1 de junho de 2017

Defesa de Dilma vai pedir ao TSE anulação de depoimentos de delatores

O publicitário João Santana, responsável pelas campanhas da presidente Dilma Rousseff (2010 e 2014), e sua mulher, Mônica Moura
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que vai defender a retirada dos depoimentos dos empresários João Santana e Mônica Moura, além dos do empresário Marcelo Odebrecht, do processo durante o julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), marcado para a terça-feira que vem (6). Segundo Flávio Caetano, a inclusão dos depoimentos extrapolam o objeto das ações do PSDB contra a chapa eleita em 2014 na Justiça Eleitoral.

Os marqueteiros e o empresário da Odebrecht são delatores da Operação Lava Jato.

"Nesse processo houve extrapolação do objeto da ação. O processo precisa se delimitar aos fatos trazidos pelo PSDB no final de 2014, início de 2015, [à Justiça Eleitoral]. A fase Odebrecht não contava na ação e não pode ser incluída no processo", afirmou Caetano, durante entrevista dada a jornalistas nesta quinta-feira (1°) em São Paulo. Segundo ele, a defesa de Temer também corroboram com a tese.

"Nós já levamos essa questão para o relator no processo. E já foi dito que o assunto será decido em julgamento. Mas entendemos que os depoimentos devem ser anulados e invalidados", disse.

Uol

Prefeitura abre inscrições para o concurso Municipal de Beleza Miss e Mister Iguatu

Estão abertas as inscrições para a edição 2017 do concurso Municipal de Beleza Miss e Mister Iguatu. As inscrições serão realizadas no período de 01 de junho de 2017 a 17 de junho de 2017, na Secretaria da Cultura e Turismo, localizada à Rua 21 de abril, S/N, Bairro Prado, Iguatu-CE.

O evento acontecerá em Iguatu, por ocasião do evento Iguatu Moto Fest, no dia 13 julho de 2017, no Parque de Exposições Enéas Bandeira Filho. Confira o edital.


PEC da AL terá mais celeridade, diz base aliada

Image-0-Artigo-2249532-1
Apesar da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fortalece os tribunais de contas em todo o Brasil, em primeiro turno, no Senado Federal, deputados estaduais favoráveis à extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no Ceará, afirmam que a matéria em tramitação na Assembleia Legislativa terá mais celeridade. A Proposta de Emenda à Constituição que extingue a Corte de Contas, de autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), terá como relator o oposicionista Leonardo Araújo (PMDB), indicado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Sérgio Aguiar (PDT).

Com a indicação de Leonardo Araújo para a relatoria da proposta, já são duas as matérias de interesse do Governo do Estado com relatores da bancada de oposição. A outra é a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que tem como relator o opositor Odilon Aguiar (PMB). Ele foi designado pelo presidente da Comissão de Orçamento, o deputado Joaquim Noronha (PRP).

Tanto Noronha quanto Sérgio Aguiar são deputados que fazem parte da base de apoio ao governador Camilo Santana (PT), apesar da independência que os dois têm demonstrado nos últimos meses. De acordo com Aguiar, a indicação do nome de Leonardo Araújo foi embasada no Art. 68 do Regimento Interno da Assembleia.

Visto que os demais membros da CCJ são coautores da proposta, ficam impedidos de relatar o projeto. Sobraram Capitão Wagner (PR), Joaquim Noronha (PRP) e Leonardo Araújo, que foi o escolhido para a relatoria, por sua formação jurídica. A partir de agora, ele terá prazo de 20 dias para apresentar relatório.

DN Online

Caos na saúde de Acopiara: estudante pode ter morrido após contrair bactéria no Hospital Geral. Rádio Jangadeiro repercutiu a notícia

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
O Sistema Jangadeiro de Comunicação repercutiu em nível estadual a morte da estudante Larissa Gomes, 11 anos, ocorrido durante esta semana em Fortaleza. 

A menina passou alguns dias internada no Hospital Geral de Acopiara e foi transferida após suspeita de dengue hemorrágica. 

A tia da garota, Eva Pereira, falou na reportagem que a menina pode ter contraído uma bactéria no hospital acopiarense o que ocasionou sua morte. Ela aproveitou para falar da falta de estrutura na saúde do município. 

Escute a matéria da Jangadeiro:

Prefeito Luna Neto trabalha para zerar a fila de cirurgias eletivas em Jucás (CE)

Zerar a fila de cirurgias eletivas programadas pelo Mais Cidadão tem sido a grande meta do prefeito de Jucás, Raimundo Luna Neto. Ontem (31), o prefeito jucaense divulgou na sua conta de facebook as ações desenvolvidas durante o dia no hospital José Facundo Filho. 

O cirurgião Dr Vilmar, realizou 25 avaliações médicas, além de 7 procedimentos cirúrgicos, sendo 1 histerectomia, 1 hemorroidectomia, 1 perineoplastia, 2 cesárias e 2 paracenteses. "Com o tempo, todos poderão ver que nosso compromisso é melhorar cada vez mais a saúde de Jucás", disse Luna.

Rua 15 de novembro em Iguatu ganha obras de pavimentação e prefeito Ednaldo Lavor fala da importância do serviço

Após anúncio de festa, prefeito de Acopiara é bombardeado nas redes sociais

O prefeito de Acopiara vai comemorar com festa o caos que vive o município ao longo desses cinco meses de administração.

Aqui falta tudo, água, médico nos hospitais e unidades de saúde, remédios, pagamento dos trasportes escolares e sobra dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Num verdadeiro esnobe ao povo, Vicente Nery, vai tocar segunda-feira (5) em praça pública para comemorar o descaso que vive a Terra do Lavrador.

Na oportunidade, o prefeito vai comemorar o seu natalício e o fraco desempenho de sua administração. O povo se manifestou nas redes sociais a respeito do assunto.

Confira:

Laiz Marques péssimo momento pra diversão enquanto o povo morre a mingua sr. Prefeito e vc nao faz nada a respeito. Acopiara está no caos!! Não precisamos de festa, precisamos de água e de saúde que é o principal agora... se vc não sabe estamos passando uma grande crise!

Marciana Mello · Temos que pedir chuva a deus a saúde continua do mesmo feito que o dotor deixou no começo da outra gestão foi do mesmo geito levou meses pra se arrumar as coisas e assim está cento feito com o tempo a crise de água não é só aqui pra resolver só Deus a epidemia também não é só aqui

Andreza Martins Não deve ser... Pq aqui na nova Acopiara nem sei mais quanto tempo ta sem água!

Patrícia Calixto E triste a realidade de Acopiara. Ainda vai fazer festa.deveria investir esse dinheiro na saúde onde mais precisando. Saúde zero.

Sara Do Vale Pouca vergonha na cara esse tal aí, experiência zero e descaso total, e ainda tem quem defende uma gestão dessa, vai entender né!

Mohamed Wallyson Cadê o carro pipa a essa hora?

Fernanda Clementino Ferreira Já é de se esperar... priorizar o que a população ele não vai!

Emanuela Neves Sinceramente o caos tao grande e não vejo nada ser feito pra melhorar isso!
Se o senhor prefeito ta investindo na saúde? Não sei! Pq pra mim ta uma bosta!
Pronto falei! É minha opinião...

Sara Do Vale A saúde de acopiara é tão boa, que cheguei lá esses dias seis horas da manhã e não tinha um médico pra atender, se eu tivesse morrido, tinha morrido sem atendimento médico, tá ótima a saúde de acopiara, um luxo!

Sara Do Vale Não sei o que é pior, se é a gestão que tá aí, ou os que defende essa gestão que não faz nada, não resolve nada. Vai entender né!

Anna Ronnéria Lacerda Souza Deveria ter vergonha de estar a frente de uma cidade em que as pessoas clamam por saúde!

Ale Pedrosa Sharleneide Castro E é pq ele é experiente,meu Deus quanta falta de respeito cm o povo

Ivanize Lima Ainda tem quem defenda...ai ai eu faço é rir...kkkkk...se eu for contar os casos q aconteceram na minha família, querida Eu passo o resto do dia aqui falando...só não foi pior pq na época tinha um médico de responsabilidade e acima de tudo humano q nos ajudou...blz

Joaoclenioteixeiradesousa Clenio · Fui visitar a esposa de meu tio no hospital mas a catinga era grande falta de limpeza

Mundinha Braga Paulino · Sr deus toma conta de todos nós

Marilucia Souza · Verdade

Suelda Lima · Verdade só olhar pra ele mesmo

Francielda Silva · Quanta maldades

Marineide Rocha Cada um tem o governo que merece, mas quem não fez por onde, tem também é sofre esse caos instalado na cidade, falta de médicos, crianças morrendo toda semana, adultos agonizando de dores e sofrimento diante as doenças , sem se falar na falta de água, aí vai ter festa pra população. Isso que eu chamo, fazer hora da cara da população. P.A.L.H.A.Ç.A.D.A.

Angela Lima Muitos que já diziam, agora com toda certeza devem continuar dizendo: viva o pão e o circo! Eita mundão q dá voltas e o q era condenável ontem, hoje é maravilha.

Janiey Andrade Silva É muito circo mesmo! Palha assada! Af

Aurilene Araújo Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!(Mt 18. 7)

Patrícia Calixto Era melhor que a administração fosse investir em melhorias na saúde , principalmente onde está mais precisando com essa epidemia de chikungunya.

Marcela Galdino Comemorar aniversário com dinheiro público e ainda dizer que a festa é de graça? A festa quem está pagando é o povo a custa dos impostos arrecadados no município! Eita povo que não se emenda nunca!

Fernanda Clementino Ferreira Se tem uma coisa que podemos falar é de prioridades, enquanto a cidade está um caos o prefeito faz festa, engraçado né?! De onde será que saiu o dinheiro para contratação da banda?! Me bateu essa curiosidade...

Agna S Sousa da Silva pra vcs ver as coisas como são nesta cidade, aqui vc nã tem estradas feita e nem Rouçadas, VC não tem Água, vc não tem uma Saúde de qualidade q foi Promessa em!! vc não tem o direito de reclamar em Radios Comum a não ser do amigo lindomar na internet ai vc ver um cara de pau desse fazer festa com Dinheiro do povo so aqui mesmo!!!

Marya Silva Vdd, em meio oque estamos vivendo. Não ě hora de festa e sim procurar uma solução. Pro município... Fazer o que prometeu..

Daniela De Paula Pq o povo não cai em cima!? Leva pro ministério público pra suspender esse disparate. Joga o dinheiro na contratação de profissionais da saúde !?

Agna S Sousa da Silva e não se engane não qualquer um dessa família faria a mesma coisa seja AA R A--- W A--- R A TUDO A MESMA COISA!!!

Betinha Alves Borges Administração do caos que faz festejo com o desrespeito perante o povo.

Angela Lima É... Ainda há quem comemore 4, 5, 6, 7, 8...

Dudu Nobre Saude zero adimistraçao de acopiara zero

Sara Do Vale Absurdo, falta de respeito com população.

Ivania Clares Bezerra Clares Acho que o povo tem que mobilizar fazer algo pra tentar mudar esse caos

Ale Pedrosa Sharleneide Castro Cada um tem o gestor q merece...toma monte babão se lasquem agora

Roberta Kelly Ainda há quem comemore... muito triste

Gerla Morais Morais · Se o povo parar pra pensar tanto A como B não vai a festa com uma epedemia dessa , mais eu vejo desde o início a administração querendo mudar o foco é só isso. Querendo desviar a atenção pra outro assunto deviam ter era vergonha dá situação que vivemos

Tatiane Antônia Rodrigues · Alô ministério público. Sr.(a)autoridades,tem que tomar providências quanto a isso,o que a população acopiarense precisam nesse momento é de uma boa equipe de médicos para atender a população e também de medicações...

Angelica Silva · Td mundo sabia q iria ser assim se não mudou nada antes pq iria mudar alguma coisa agora?

Marilucia Souza · De onde sai dinheiro caro q da prefeitura Pq.ele não e kkkkkkkk mais tenha gente q gosta hoje o prefeito ta ai pq mi falar q ele não fica ai prometo muitos empregos ai não que da vive passeada para ele ganha tinha q promete

Rozagela Roberta · Administração zero .

Arimelosilva Melosilva · ainda pior que tem gente safado que disse que a festa é de graça de graça o que é isso aí atirando na população Por que a do ano passado ele não trouxe Vicente Nery Teve que pedir foi esmola os Comerciantes para fazer o aniversário dele aí agora vem de graça Conta outra paz
CurtirMostrar mais reações · 

Mundinha Braga Paulino · E bem fácil o Vicente Néri vir um chouriço de graça

Mundinha Braga Paulino · CAD o poder público que não faz nada por nos

Mundinha Braga Paulino · Isso é que dá não saber votar

Keila Araujo Melo · Ainda há quem comemore 3

Suelda Lima · Administração paia não vale

Tatiane Antônia Rodrigues · Isso é falta de ética e moral da gestão pública.

Palocci pede prisão domiciliar para delatar Lula e empresas

1
O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci tenta negociar, em acordo de delação premiada, que sua pena seja cumprida em um ano de prisão domiciliar e que seus depoimentos sejam focados em banqueiros e empresários, além do ex-presidente Lula. Preso desde setembro de 2016, o petista tem se dedicado à elaboração de sua proposta de acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR) e a força tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Para ter sua delação aceita pelos investigadores, Palocci decidiu revelar os detalhes de operações supostamente irregulares cometidas pelo ex-presidente e um dos donos do BTG Pactual, André Esteves, e o ex-dono do Pão de Açúcar Abílio Diniz. No caso de Esteves, o ex-ministro promete explicar supostas vendas de medidas provisórias no Congresso para bancos privados, nos quais, segundo Palocci, o banqueiro esteve envolvido.

Sobre Abílio, o petista diz que pode detalhar suposta manobra para tentar mantê-lo no controle do Grupo Pão de Açúcar, em meio à disputa com a francesa Casino. O imbróglio, que durou dois anos, culminou na saída de Abílio do conselho do grupo, em 2013. Abílio contratou Palocci para garantir influência no governo a seu favor. A informação foi confirmada ao jornal “Folha de S.Paulo” por integrantes das tratativas do acordo.

O Tempo

Mesmo com o fim da quadra chuvosa, precipitações atingem 61 municípios. Em Acopiara, neblinou

Mesmo com o fim da quadra chuvosa, as precipitações no Estado já atingiram, na manhã desta quinta-feira (1), 61 municípios cearenses. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou nebulosidade variável com chuva no centro-sul. Nas demais áreas, o céu parcialmente nublado. A quadra chuvosa no Ceará vai de fevereiro a maio.

O município que apresenta mais chuvas é o Cariús. Ao todo, a localidade recebeu 126 mm. Em seguida, vem as cidades de Jucás (87 mm) e Aiuaba (75 mm). Conforme a Funceme, na costa leste do Nordeste brasileiro, nota-se a presença de áreas de instabilidade. Apesar disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas, no período de fevereiro a maio, está afastada da costa norte da região Nordeste.

Para os próximos dias, o órgão do tempo prevê possibilidade de chuva na região jaguaribana e sul do Ceará. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

DN Online

Filho é preso por matar a própria mãe a socos e pontapés em Quixeramobim (CE)

O agricultor Andrelino Freitas da Silva, 21 anos, foi preso nesta quarta-feira (31) sob a acusação de ter assassinado sua genitora, Maria das Graças Freitas da Silva, de 47 anos, a socos e pontapés.

Segundo informação da Polícia Militar o suspeito foi preso por uma equipe da PM na localidade de Aroeiras, na zona rural de Quixeramobim, onde o crime ocorreu.

Ao ser preso o filho não demonstrou nenhum sentimento e nem arrependimento. Alegou apenas que estava embriagado e passou a agredir a mãe em razão dela ter reclamado do excesso de consumo de bebida alcoólica.

A Polícia ainda informou que o crime ocorreu na noite da terça-feira (30) dentro da residência da vítima. Ela ainda foi socorrida pelo esposo ao Hospital Municipal Dr. Pontes Neto, mas horas depois ela não resistiu aos ferimentos e morreu.

DN Sertão Central

Bando de 12 homens explode agência bancária em Miraíma, no interior do Ceará

Banco MiraímaCerca de 12 homens explodiram uma agência bancária do Bradesco na cidade de Miraíma, distante 190 quilômetros de Fortaleza, por volta da meia-noite desta quarta-feira (31). Este foi o 28º ataque a banco no Ceará somente em 2017.

De acordo com a Polícia Militar de Itapipoca, o bando chegou até o local em três carros e usou explosivos para destruírem os caixas eletrônicos. Informações preliminares apontam que o grupo teve êxito e conseguiu levar uma quantia em dinheiro ainda não definida.

Logo após o crime, os assaltantes fugiram no sentido da localidade Poço da Onça, ainda em Miraíma. A Polícia afirma que o grupo estava munido de forte armamento como fuzis. Um dos carros usado pelo bando foi encontrado incendiado.

Policiais das cidades vizinhas como Sobral, Acaraú e Itapipoca foram acionados, mas até agora ninguém foi preso. De 2011 para este ano, este é o terceiro ataque que a cidade de Miraíma sofreu, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Ceará.

28 ataques

No último ataque a banco no Ceará, registrado em 24 de maio, um bando armado invadiu e roubou um posto avançado do Bradesco, instalado no centro de Aratuba (132 km de Fortaleza), durante a tarde. De acordo com a Polícia, os suspeitos obrigaram a gerente a abrir o caixa eletrônico que havia no local e levaram o dinheiro. Os criminosos chegaram ao estabelecimento, renderam a gerente e os clientes, mas não feriram ninguém.

DN Online

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Deputado José Airton consegue R$ 500 mil para o combate à doença de Chagas. Os recursos viabilizam a melhoria habitacional para o controle da doença no município de Quixelô.

Ontem, 30, o deputado federal José Airton Cirilo PT/CE, obteve a liberação junto à Funasa, da primeira parcela de R$ 250 mil reais, de um total de R$500 mil que serão investidos na construção de 11 unidades habitacionais para a comunidade da Carrancuda no município de Quixelô, através do Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh).

“Com a melhoria das casas se consegue a eliminação da transmissão da doença, ou seja, a infestação domiciliar é o maior desafio no controle para quem vive em casas de taipa”. Destaca deputado federal José Airton (PT).

“Nós quixeloenses temos muito o que agradecer ao deputado José Airton o seu empenho para viabilizar recursos para o nosso município, sobretudo nesse tempo de crise, tem sido fundamental para a nossa gestão. Agradeço ao Deputado por mais esse recurso que irá realizar o sonho de moradia para as pessoas da região da Carrancuda”. Destaca a Prefeita de Quixelô, Fátima Gomes.

Sobre o Programa:

As ações de prevenção e controle da doença de Chagas implicam a adoção de medidas efetivas que envolvam a participação popular, aumente o conhecimento das pessoas e a demanda pela prevenção e controle da doença, nas áreas do município onde existem riscos de infestação pelos triatomíneos.

O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh) fomenta a execução dos seguintes objetos:

Restauração – reforma de domicílio, visando à melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo (peridomicílio);

Reconstrução – caso especial, quando a estrutura da habitação não suporte as melhorias necessárias, a mesma deverá ser demolida e reconstruída.

Centenas de peixes mortos são retirados de açude em Lavras da Mangabeira (CE)

O açude do Rosário localizado em Quitaius, distrito de Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, passou por uma grande remoção de peixes na manhã desta quarta-feira (31). A causa da morte dos animais nem prejuízo foram revelados.

O açude é um grande criatório, que abastece a região e é fonte de renda para os pescadores. Um trator foi utilizado para a remoção dos peixes.

Em contato com a Prefeitura do Município, o Tribuna do Ceará foi informado que a retirada dos peixes iniciou às 7h da manhã. A prefeitura, no entanto, não passou mais detalhes da ocorrência.

Tribuna do Ceará

Fim do foro privilegiado é aprovado por unanimidade no Senado; texto segue para Câmara

Senado
Para se antecipar à discussão que começou, nesta quarta-feira (31), no Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado aprovou por unanimidade o segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro especial por prerrogativa de função nos casos de crimes comuns para todas as autoridades - com exceção dos chefes dos Três Poderes. O texto, aprovado por 69 votos dos 81 senadores, segue agora para a Câmara dos Deputados.

O primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do fim do foro foi aprovado há mais de um mês, mas acabou parado na Casa por falta de vontade política. Nesta quarta, entretanto, assim que o STF começou a julgar um caso sobre o tema, parlamentares se movimentaram para aprovar a proposta nos seus termos. Caso o STF finalizasse o julgamento antes, a prerrogativa poderia ficar restrita a algumas autoridades.

A versão final do projeto sofreu alterações hoje que favorecem a classe política. Após acordo firmado entre líderes partidários e o relator, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), parlamentares não poderão ser presos antes que o processo tenha transitado em julgado. Segundo o relator, ele recuou para conseguir aprovar o objetivo principal da proposta de acabar com o foro privilegiado para 55 mil autoridades.

Estadão Conteúdo

Mesmo trabalhador que já sacou FGTS inativo terá direito a rendimento extra

Banco
Mesmo os trabalhadores que já sacaram ou pretendem sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devem receber um dinheiro extra --mas não vai ser tão simples colocar a mão nessa grana.

Uma regra promulgada pelo Congresso Nacional na sexta-feira (26), a Medida Provisória 763/2016, determina que todas as contas do FGTS, ativas ou inativas, terão direito a um rendimento maior.

Porém, esse dinheiro extra não entra na atual leva de saques das contas inativas do FGTS. Ele só poderá ser sacado seguindo os casos previstos em lei, como demissão sem justa causa, na aposentadoria ou para comprar a casa própria, por exemplo.

Temer dá posse a Torquato Jardim como ministro da Justiça, sem presença de Serraglio

O presidente da República, Michel Temer, deu posse nesta quarta-feira (31) ao novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, em cerimônia no Palácio do Planalto. Jardim era ministro da Transparência e ficará no lugar de Osmar Serraglio (PMDB), que voltará a ser deputado federal.

A mudança na pasta da Justiça foi anunciada no último domingo (28) pelo Planalto e, ao longo, dos últimos dias, criou desavenças entre aliados de Temer. A ideia do presidente era de que Jardim e Serraglio apenas trocassem de ministérios. O Planalto, inclusive, chegou a confirmar a informação, mas Serraglio recusou o convite por meio de nota enxuta à imprensa.

Segundo interlocutores do ex-ministro, ele teria ficado extremamente chateado com a maneira como as negociações foram conduzidas pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), pela bancada do partido e pelo Planalto.

Uol

Comissão aprova requerimento que pede anulação da delação da JBS

Joesley Batista renunciou à prresidência do conselho da JBS
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (31) proposta de fiscalização que mira a JBS e pede a revisão da delação premiada firmada pelos executivos da empresa com a Procuradoria-Geral da República.

A aprovação se deu por unanimidade.

Líderes do governo de Michel Temer e de 17 partidos políticos assinam a proposta, o que representa 87% do tamanho total da Câmara. Congressistas e integrantes do Executivo são os principais alvos da delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que controlam a J&F, dona da JBS.

Ao todo, a JBS diz ter pago propina a 1.829 políticos nos últimos anos entre eles Temer, que desde então viu seu cargo ficar sob ameaça.

Folha de S.Paulo

Marco Aurélio Mello será relator de processo contra Aécio no STF

Marco Aurélio (foto) disse que os recursos dos inquéritos de Aécio vão a plenário
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello será o relator do inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aberto a partir da deleção premiada da JBS. A escolha do ministro foi definida nesta quarta-feira (31), após sorteio eletrônico realizado pelo sistema do STF.

Ontem, o antigo relator da investigação, ministro Edson Fachin, determinou a separação dos inquéritos contra Aécio e contra o presidente Michel Temer (PMDB). O senador está afastado do exercício do mandato por decisão de Fachin.

Como novo relator do caso, caberá a Marco Aurélio decidir sobre o recurso da PGR (Procuradoria Geral da República) que pediu a prisão preventiva de Aécio, assim como o pedido da defesa do senador para que ele possa retomar a atividade parlamentar.

Segundo Marco Aurélio, os recursos envolvidos nos inquéritos de Aécio devem ser levados ao plenário, mas o ministro não deu prazo de quando isso deve ocorrer.

Uol

Ceará usa máquinas e técnicas de extração de petróleo para captar água

Em busca de água no subsolo para amenizar os efeitos da seca, o estado do Ceará iniciou nesta quarta-feira (31) o uso pioneiro de técnicas de extração de petróleo para captação de água. 

Os poços escavados com o equipamento petrolífero são horizontais, diferente das fontes convencionais de água. 

Para isso, os especialistas estão adaptando a técnica às condições do solo arenoso para possibilitar o aproveitamento do aquífero Dunas/Cumbuco, na Grande Fortaleza.

G1/CE

Cidades do Nordeste correm risco de 'restrição na disponibilidade de água', aponta estudo

Resultado de imagem para castanhão
O período chuvoso no Ceará, que ocorre de fevereiro a maio, encerrou com pouca precipitação, e algumas cidades do estado estão sem abastecimento regular nas torneiras. Com chuvas abaixo do esperado, o Nordeste enfrenta o sexto ano seguido de estiagem, na maior seca do território em 100 anos, de acordo com o Governo do Estado. Um estudo aponta que cidades do Nordeste brasileiro podem enfrentar "restrição na disponibilidade de água neste ano" como consequência da falta de chuvas.

A pesquisa feita nos estados que fazem parte do semiárido brasileiro (os estados do Nordeste, exceto Maranhão, e Minas Gerais) revela que os açudes da região têm atualmente 16,9% da capacidade. A água de todo o território é insuficiente para abastecer o Castanhão, que leva água à Grande Fortaleza.

O Castanhão apresenta 5,7% da sua capacidade, metade do que tinha há 12 meses. "Em meados de maio, nós tínhamos um percentual de 10% de volume água. Hoje, nós contamos com 5,71%; 5% foi usado por todos aqueles que se servem desse recurso", explica Fernando Pimentel, administrador do Castanhão.

O estudo do Instituto Nacional do Semirárido, do Ministério da Ciência e Tecnologia, fez a soma em tempo real do volume de todos os reservatório da região (452), em nove estados. Metade deles está com menos de 10% da capacidade máxima.

Para o coordenador do estudo, alguns estados podem sofrer com falta de água, e não apenas no interior.

"O risco de colapso sempre existe, isso vai depender muito do gerenciamento que se vai dar a essa água. Por exemplo: a Paraíba, o semiárido paraibano, o semiárido potiguar e também o cearense, vai ter restrição na disponibilidade de água. Então, o racionamento pode vir a ser um componente dos próximos dias", alerta Salomão de Sousa Medeiros, doutor em recursos hídricos e diretor do Insa.

G1/CE