segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Suplicy leva orquídeas para Dilma, mas é barrado por assessores


O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apareceu de surpresa na tarde desta segunda-feira em frente à casa da presidente eleita, Dilma Rousseff, com uma cesta de orquídeas na mão, mas não conseguiu passar do portão, onde foi recebido do lado de fora por um dos assessores da petista.

Suplicy afirmou que queria dar um abraço em Dilma e cumprimentá-la por ela ter colocado como uma de suas principais metas a erradicação da miséria. O senador é conhecido por defender a aplicação da renda básica de cidadania no país.

Suplicy ouviu do assessor que Dilma estava descansando. “Disseram que ela está descansando. Na hora que ela quiser, voltarei para dar um abraço pessoalmente”, afirmou o senador, que foi cercado por estudantes de arquitetura de Rio Preto (SP) que estavam em excursão a Brasília e também foram visitar a casa de Dilma, que fica no Lago Sul, região nobre de Brasília. O senador tirou fotos com os estudantes e distribuiu a alguns deles seu livro sobre a renda básica.

Folha.com

Mesmo perdendo a presidência, oposição comandará 52,3% do eleitorado

A oposição, composta por PSDB e DEM, vai administrar 52,3% do eleitorado brasileiro. Derrotado na corrida à Presidência, o PSDB saiu das eleições como o campeão na disputa pelos Estados (oito vitórias) e terá, a partir de janeiro, quase metade do eleitorado brasileiro sob sua administração –64,2 milhões, que representam 47,5% do total.

A conquista tucana nos Estados torna-se um contrapeso à vitória de Dilma Rousseff (PT), que contará com apoio certo de 16 governadores –o PMN, vencedor no Amazonas, estava na chapa de José Serra (PSDB). Os tucanos já haviam faturado a eleição no primeiro turno em quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, sendo os dois primeiros os maiores colégios eleitorais do país. A esse cinturão no Centro-Sul do mapa somaram-se vitórias em mais quatro praças ontem: Alagoas, Pará, Goiás e Roraima.

O resultado está acima dos prognósticos mais otimistas feitos pelo comando do partido no início da campanha, cuja expectativa era faturar no máximo seis Estados. Em números, é o melhor desempenho da sigla desde 1994 (52% dos eleitores), quando houve uma onda nos Estados alavancada pela eleição de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Em 2006, conseguiu 43%. A oposição faturou no primeiro turno em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, com o DEM.

O PT teve crescimento discreto, de 13,5% para 15,7%, ganhando em quatro Estados (AC, BA, RS e SE) e no Distrito Federal. Além da reeleição na Bahia, a grande vitória petista foi no Rio Grande do Sul. Maior partido do Brasil, o PMDB encolheu e comandará 15,3% do eleitorado, ante 22,8% há quatro anos. A legenda administrará cinco Estados (MA, MS, MT, RJ e RO). Outro destaque destas eleições é o PSB, que termina com seis vitórias (PB, CE, PE, ES, PI e AP), totalizando 14,8% do eleitorado. A força dos “socialistas” está concentrada no Nordeste.

Acopiara: Moradores reclamam escuridão na avenida Paulino Félix


Quem transita na avenida Paulino Félix em Acopiara no período da noite já percebeu que as luminárias dos postes próximos ao pólo de lazer estão apagadas. A escuridão no trecho é enorme e preocupa quem vai ao local para se divertir.

Paralelo a isso, as luminárias dos postes das avenidas Cazuzinha Marques (próximo a rádio Vale), Paulino Félix (próximo a Prefeitura), Marechal Deodoro (próximo a casa do prefeito) e das duas praças do bairro Moreira passam o dia inteiro acesas. Enquanto isso a conta de iluminação pública está sendo paga pelo povo.

Médico Vilmar lamenta caos na saúde em Acopiara

No programa Acopiara Urgente do último sábado na rádio Vale do Quincoê o médico e líder político Vilmar Félix Martins concedeu uma entrevista exclusiva a emissora. 

Além de lamentar e falar sobre o caos instalado na saúde em Acopiara o líder aproveitou para agradecer aos eleitores o grande número de votos recebido nas eleições de 03 de outubro em prol de seus candidatos. 

Dr. Vilmar disse que foi muito difícil tocar uma campanha sem dinheiro. Para ele a população de Acopiara foi muito generosa em dar uma votação tão expressiva aos seus candidatos. "Está provado. Quando o povo quer não precisa de dinheiro para ganhar eleição", disse Vilmar.

Oposição em Acopiara de olho na presidência da Câmara

Passadas as eleições de 2010 em Acopiara as atenções se voltam, a partir de agora, para a sucessão na câmara de vereadores. A situação conta com pelo menos dois nomes aptos a concorrerem ao cargo de presidente, no caso, o do atual presidente Emídio Almeida (preferido do prefeito) e Raimundo Moraes homem de confiança da base governista. 

Por ser o parlamentar com mais idade no legislativo acopiarense e a situação não correr o risco de perder  a presidência da casa Moraes leva vantagem em relação ao atual presidente. Grupos de situação e oposição contam com cinco vereadores cada.

Pessoas próximas a Raimundão garantem que ele é o único do grupo do prefeito que conta com cinco votos do total de dez. Pelo critério de desempate Moraes levaria a melhor por ser o vereador mais velho.

Enquanto a situação não se decide a oposição está naquela de que se bombear dançou.

Deu na Folha: “Papagaio de pirata” de Dilma, prefeita de Fortaleza vira fenômeno na internet


Após aparecer próxima de Dilma Rousseff (PT) no primeiro discurso da presidente eleita neste domingo (31), a prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (também do PT), entrou para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter em todo o mundo. Após ser reconhecida, parte dos internautas passou a comentar a empolgação da prefeita durante o discurso.

Parte dos internautas fortalezenses criticou a prefeita que, segundo eles, “apareceu mais no discurso da Dilma do que em Fortaleza”. “A cidade cheia de buraco e a Luizianne lá em cima do palanque com a Dilma”, foi uma das mensagens mais retuitadas. “Fortaleza está tão bela quando o cabelo e a roupa da Luizianne”, dizia outra mensagem que fazia referência ao slogan “Fortaleza Bela”, usado em sua campanha. Entre as mensagens, proliferavam ainda as que criticavam o visual da prefeita.

Folha Online

Ozemar Rodrigues, locutor da Rádio Vale do Quincoê de Acopiara se destaca com o seu jeito alegre e irreverente de comunicar

Alegria e irreverência são dois ingredientes importantes na vida do radialista  profissional Ozemar Rodrigues da rádio Vale do Quincoê de Acopiara. 

O jovem locutor apresenta um dos principais programas de audiência da emissora. Com o título "Show da Participação" o programa é destaque em grande parte do Brasil através da internet por conta do estilo arrojado e irreverente de comunicar que Ozemar possui.

Segundo ele a idéia do programa é transmitir o máximo de alegria, principalmente, ao homem do campo que muitas vezes chega em casa cansado por conta de seu trabalho e não possui nenhuma opção para desopilar.

O programa Show da Participação é diário e apresentado de 16 às 18 horas na rádio Vale do Quincoê de Acopiara.

O blog foi ao estúdio para acompanhar de perto a desenvoltura de Ozemar que pretende alçar voos maiores na sua carreira profissional. "É muito bom fazer rádio. Pena que o reconhecimento ainda é pouco, principalmente no que diz respeito a parte financeira", disse.

Sobre a possibilidade de trabalhar em outras emissoras de rádio no Brasil Ozemar Rodrigues deixou bem claro que está aberto ao diálogo. "Se for bom para ambas as partes, estamos aí", finalizou.

Assista ao vídeo:

Final da apuração: Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil com 56,05% dos votos


100,00% das seções apuradas


Dilma - 13 - Eleita

PT - Para O Brasil Seguir Mudando
55.752.483 votos
56,05% % validos

José Serra - 45

PSDB - O Brasil Pode Mais
43.711.162 votos
43,95% % validos

  • votos válidos 99.463.645 (93,30%)
  • votos brancos 2.452.594 (2,30%)
  • votos nulos 4.689.397 (4,40%)
  • abstenção 29.196.864 (21,50%)
  • total 106.605.908
CANDIDATURA
 
Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha.

Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.

Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.
Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira.

Dilma tornou-se um nome forte para disputar o cargo ao assumir o posto de ministra-chefe da Casa Civil, em junho de 2005, após a queda de José Dirceu no escândalo do mensalão.


No comando da Casa Civil, Dilma travou uma intensa disputa com o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, por causa da política econômica do governo. Enquanto ele defendia aperto fiscal, ela pregava aceleração nos gastos e queda nos juros.

Dilma acabou assistindo à queda de Palocci, em março de 2006, devido à quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

Com a reeleição de Lula e sem grandes rivais à altura no PT, Dilma tornou-se, depois do presidente, o grande nome do governo.

Apesar do poder acumulado e do protagonismo que passou a exercer ao lado de Lula, até outubro de 2007 Dilma negava que seria candidata.

MINAS E ENERGIA
 
Sua atuação à frente do Ministério de Minas e Energia rendera-lhe a simpatia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enxergou na subordinada, de perfil discreto e trabalhador, a substituta ideal para o posto de Dirceu.

Ela foi indicada para o ministério logo após Lula se tornar presidente, em 2002. No comando da pasta, anunciou novas regras para o setor elétrico além de lançar o programa Luz para Todos --uma das bandeiras de sua candidatura.

O novo marco regulatório para o setor elétrico --lançado em 2004-- foi considerado a primeira iniciativa do governo Lula, na área de infra-estrutura, de romper com os padrões do governo FHC, marcado pelo "apagão" de 2001.

A principal característica do novo marco foi o aumento do poder do Estado em detrimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

ORIGEM
 
O pai de Dilma, Pedro Rousseff, veio para a América Latina na década de 30 do século passado. Viúvo, deixara um filho, Luben, na Bulgária. Passou por Salvador, Buenos Aires e acabou se instalando em São Paulo. Fez negócios na construção civil e com empreitadas para grandes empresas, como a Mannesmann.

Já estava havia cerca de dez anos no Brasil quando, numa viagem a Uberaba, conheceu a professora primária Dilma Jane Silva, nascida em Friburgo (RJ), mas radicada em solo mineiro. Casaram-se e tiveram três filhos. Igor nasceu em janeiro de 1947, Dilma, em dezembro do mesmo ano, e Zana, em 1951. A família escolheu Belo Horizonte para morar.

Levavam uma vida confortável. Passavam férias no Espírito Santo ou no Rio. Às vezes, viajavam de avião. Não era uma clássica família tradicional mineira. Os filhos não precisavam ter uma religião. Escolhiam uma fé se assim desejassem. O pai frequentava cassinos, gostava de fumar e beber socialmente.

Quando morreu, em 1962, Pedro deixou a família numa situação tranquila. Cerca de 15 bons imóveis garantem renda para a viúva Dilma Jane até hoje. Um dos apartamentos fica no centro de Belo Horizonte.

José Serra vence disputa em Viçosa do Ceará


Quem, na noite de ontem, circulou pelas ruas do Centro de Viçosa do Ceará, a 348 km de Fortaleza, sem atentar para o resultado nacional das eleições pela TV, podia não identificar quem havia vencido as eleições presidenciais. De um lado, uma carreata petista comemorava a vitória nacional de Dilma Rousseff (PT). Do outro, manifestantes tucanos vibravam com o triunfo de José Serra (PSDB) em Viçosa, único município cearense que, desde 1998, dá vantagem aos presidenciáveis tucanos. Serra obteve 15.381 votos viçosenses, enquanto Dilma terminou com 14.565, uma diferença de 816 votos entre os dois. 


Na frente do comitê, dezenas de militantes tucanos aguardavam a saída do ex-prefeito Evaldo Soares (PSDB, 1997-2004). Ele é indicado pela população local como personagem que, na prática, governa o município desde sua primeira legislatura até hoje. “Eu já falei, vou repetir, é o Evaldo quem manda aqui”, gritavam ao redor do tucano, encoberto por uma bandeira de Serra. A carreata petista chegou a passar pela frente do comitê tucano, estimulando insultos de ambas as partes. “Dilma serrou”, gritavam os petistas. “É desespero!”, ecoava um paredão do grupo tucano.

De 1998, até o primeiro turno destas eleições, a diferença numérica entre PSDB e PT vinha sendo reduzida, o que estimulou o PT estadual a injetar mais material de campanha no município neste segundo turno. Mas o esforço foi insuficiente para derrotar o poder local dos tucanos. A distância entre Serra e Dilma passou de 519 para 816 votos do primeiro para o segundo turno. Pode parecer pouco, mas simbolicamente representou muito para o grupo tucano que predomina em Viçosa. “A gente só deixa de ganhar aqui no dia que o Evaldo sair daqui”, bradou um aliado tucano aos adversários petistas que acompanhavam, na noite de ontem, a apuração na 35ª Zona Eleitoral, no Centro da cidade.

O POVO

PSDB será o partido com o maior número de governadores no país

Mesmo saindo das urnas fragilizado na Câmara e no Senado, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) sai do pleito, realizado neste domingo, como o partido com maior número de governadores eleitos. Somando os dois turnos, os tucanos fizeram oito governadores: quatro no primeiro e outros quatro, no segundo.

Neste domingo, no segundo turno, o senador Marconi Perillo foi eleito para governar o estado de Goiás pela terceira vez. Com 100% das urnas apuradas, Perillo ficou com 53% dos votos válidos.

No Nordeste, Teotônio Vilela Filho foi reeleito em Alagoas. Com 59 anos de idade, Vilela derrotou com 53% dos votos válidos o adversário Ronaldo Lessa (PDT), apoiado pelo senador Renan Calheiros e pelo ex-presidente da República, Fernando Collor.

Já no Norte, Simão Jatene foi eleito governador do Pará com ampla vantagem sobre a candidata adversária, Ana Júlia Carepa (PT). Com a totalidade da apuração das urnas, Jatene tem 56% dos votos válidos.

Ainda no Norte, José Anchieta Junior reelegeu-se e governará o estado de Roraima nos próximos quatro anos. Em uma disputa acirrada, ele ficou com pouco mais de 50,43% dos votos válidos.

No primeiro turno, o PSDB já havia sido um dos partidos com maior número de governadores eleitos. Na ocasião, Geraldo Alckmin foi eleito governador de São Paulo; Antonio Anastasia reeleito para comandar Minas Gerais; Beto Richa escolhido para governar o Paraná e Siqueira Campos venceu a disputa ao governo de Tocantins.

Tasso destaca militância e diz que infiéis devem ser punidos

O senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou, ontem, que a campanha de segundo turno à Presidência da República fez muito bem ao PSDB do Ceará. O parlamentar disse ter ficado entusiasmado com a militância voluntária que trabalhou no Estado em favor da candidatura de José Serra e disse que o partido já está se reconstruindo. Ele chegou a comparar a mobilização tucana espontânea com a militância petista de outrora e foi claro em dizer que o partido deve punir os possíveis infieis que não seguiram a orientação da legenda nesta eleição.

As declarações do senador Tasso foram logo após ele ter votado. Acompanhado da esposa, Renata Queiroz Jereissati, de familiares, além de líderes e militantes do PSDB, ele se mostrou confiante na vitória de José Serra e voltou a afirmar que o País está precisando encontrar um "caminho consistente" que resgate valores da sociedade.

"Para nós do PSDB, o segundo turno foi maravilhoso. Nós conseguimos mobilizar a militância sem ninguém pago, sem ter que botar gasolina em carro de ninguém e nós vimos o PSDB se reavivar unicamente por meio do coração. Aquilo que há algum tempo ocorria com o PT, aconteceu conosco desta vez", afirmou, complementando que os tucanos do Ceará saem vitoriosos, independente do resultado das urnas.
 
via Iguatu Notícias

Dilma diz ter compromisso com meta de erradicar a miséria do Brasil

No primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado do segundo turno, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite deste domingo (31), em Brasília, que, em seu governo, terá como compromisso a meta de erradicar a miséria do Brasil.

Ela fez um apelo para que todos os setores da sociedade a auxiliem na tarefa. "Vou fazer um governo comprometido com a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Mas, humildemente, faço um chamado à nação, aos empresários, trabalhadores, imprensa, pessoas de bem do país para que me ajudem”, disse, em um hotel preparado pelo PT para o discurso da presidente eleita.

Ela afirmou que pretende recorrer sempre que necessário ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. “Baterei muito em sua porta, e tenho certeza de que a encontrarei sempre aberta”. Dilma classificou como um “privilégio” a convivência com Lula e destacou a “inteligência" do presidente.

"Agradeço muito especialmente e com emoção ao presidente Lula, ter a honra do seu apoio, o privilégio da sua convivência. Conviver diariamente com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente. A alegria que eu sinto hoje pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Sei que um líder como o Lula nunca estará distante de seu povo", afirmou.

Liberdades de imprensa e religião

No pronunciamento, além da erradicação da miséria, Dilma  também destacou como compromissos a liberdade de imprensa e a liberdade de religião. Mas ressalvou que o "primeiro compromisso" no cargo é "honrar as mulheres".

“Esse fato é um avanço democrático do Brasil. Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Meu primeiro compromisso é honrar as mulheres brasileiras para que este fato, até hoje inédito, se torne natural”, disse.

Ela prometeu valorizar a democracia “em toda a sua dimensão” e fez questão de destacar que o seu governo será pautado pelo respeito à “ampla liberdade de imprensa e religiosa”.

“Farei um governo com ampla de liberdade de imprensa, religiosa e de culto. Vou zelar pela observação criteriosa dos direitos humanos e zelarei pela nossa Constituição”, disse Dilma no início do discurso.

Noutro momento de sua fala, voltou a falar da imprensa. "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras", declarou a presidente eleita, para quem as críticas do jornalismo "ajudam o país".

"Não nego que, por vezes, algumas das coisas difundidas me deixaram tristes, mas quem, como eu, lutei pelo direito de opinião, dedicamos toda a nossa juventude ao direito de expressão somos amantes da liberdade."
 
Economia

Na parte econômica do discurso, Dilma destacou que, no curto prazo, não será possível contar com ajuda das economias mais desenvolvidas e que o Brasil precisará apostar em seu mercado interno.
“No curto prazo, nós não contaremos com força das economias desenvolvidas para puxar nosso desenvolvimento. Por isso, se torna importante nossa política, nosso mercado e nossas decisões econômicas”. A petista afirmou que não há intenção de “fechar o país ao mundo” e que vai trabalhar para abrir mercados e defender a regulação nos mercados internacionais.

A presidente eleita afirmou que seu governo vai manter a inflação sob controle, melhorar os gastos públicos, simplificar a tributação e melhorar os serviços para a população.

Ela disse que não fará “ajuste” que comprometa esses serviços e que tem como meta um crescimento "sustentável" de longo prazo a taxas elevadas. “Acima de tudo, quero afirmar compromissos com metas econômicas, contratos firmados e conquistas estabelecidas”.

Ela afirmou que vai criar mecanismos para beneficiar pequenos empresários. “Ampliarei o Supersimples [regime de tributação diferenciado para pequenas empresas] e construirei modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico, como fez o nosso governo.”

Segundo a presidente eleita, em seu governo “as agências reguladoras terão todo o respaldo para atuar com autonomia e determinação”. “Apresentaremos sempre com clareza nossos planos de atuação governamental e trataremos com transparência nossas metas e resultados.”
 
Oposição

Dilma afirmou que não discriminará governantes de oposição. "Aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação", declarou.

Serra diz que deseja que Dilma 'faça bem' ao Brasil


O candidato do PSDB à Presidência, que perdeu a disputa para a candidata do PT Dilma Rousseff, afirmou na noite deste domingo (31) que deseja que a nova presidente "faça bem" ao Brasil.

"Nós recebemos com respeito e humildade a voz do povo nas ruas. Quero cumprimentar a candidata eleita Dilma Rousseff e desejar que faça bem ao nosso país", afirmou em pronunciamento iniciado pouco depois das 22h30 deste domingo.

Ele ainda agradeceu a votação recebida no segundo turno. "Disputei com muito orgulho a Presidência e digo aqui, de coração, quis o povo que não fosse agora, mas sou grato aos 43 milhões e 600 mil de brasileiros e brasileiras que votaram em mim. Muito obrigada a vocês de todo nosso país."

Serra foi aplaudido por correligionários ao chegar em seu comitê de campanha, no centro de São Paulo. Estava no palanque o presidente do PSDB, Sérgio Guerra; o presidente do DEM, Rodrigo Maia; o senador eleito Aloysio Nunes (PSDB); e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

José Serra, de 68 anos, obteve mais de 43,6 milhões de votos (quase 44% dos votos válidos) contra 55,5 milhões da presidente eleita Dilma Rousseff (56%). No primeiro turno, Serra havia obtido 33 milhões de votos contra 47,6 milhões de Dilma.

O candidato tucano afirmou, em seu discurso, que enfrentou durante a campanha "forças terríveis" e agradeceu a militância e coordenação da campanha. "Vim aqui não para falar da frustração, mas da companhia. Nesses meses, quando enfrentamos forças terríveis, vocês construíram uma fortaleza. Consolidaram um campo político em defesa da liberdade e da democracia no país."

Ele também disse que não está dando "adeus" à política após o resultado deste domingo. "Os que nos imaginam derrotados, eu digo que apenas estamos começando uma luta de verdade. Minha mensagem de despedida, nesse momento, não é adeus, é um até logo. (...) A luta continua, viva o Brasil", disse Serra, emocionado.

José Serra afirmou que passou pelos sete meses de campanha com "muita energia". "Foram sete meses desde que saí do governo de São Paulo, de muita energia. E chego hoje, nesta etapa final, com a mesma energia que tive ao longo dos meses. O problema é como dispender essa energia nos próximos dias e semanas."

O candidato ainda citou que dez governadores que o apoiaram foram eleitos. E destacou o governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin, ao qual chamou de "meu querido companheiro de muitas jornadas."

domingo, 31 de outubro de 2010

Anchieta Junior é reeleito governador de Roraima

 
O governador José de Anchieta Junior (PSDB) foi reeleito neste domingo (1º) para o governo de Roraima. Ele venceu o ex-governador Neudo Campos (PP). Com 99,73% dos votos apurados às 21h54, o tucano somava 50,43% dos votos válidos, e não podia mais ser alcançado por Campos, que tinha 49,57%.

Anchieta Junior nasceu em 11 de março de 1965 em Jaguaribe (CE). Engenheiro civil, Anchieta é casado e tem dois filhos. Foi secretário estadual de Infraestrutura, presidiu o Conselho Rodoviário Estadual e integrou o Comitê Gestor para Assuntos Fronteiriços. Em 2006, foi eleito vice-governador do estado. Em 2007, tornou-se governador, após a morte de Ottomar Pinto.
 

Teotônio Vilela Filho (PSDB) é reeleito em Alagoas


O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) foi reeleito para um novo mandato neste domingo (31). Com 96,74% das urnas apuradas às 21h18, o tucano somava 52,8% dos votos válidos, não podendo mais ser alcançado pelo rival Ronaldo Lessa (PDT), seu ex-aliado e antecessor no cargo.

O acirramento da disputa marcou a eleição para o governo do estado. Pesquisas nos meses de agosto e setembro indicavam empate técnico entre Teotônio, Lessa e o senador Fernando Collor de Mello (PTB). Na reta final, as pesquisas apontaram vantagem de Teotônio e Lessa, que governou o estado de 1999 a 2006, acabou conseguindo a outra vaga no segundo turno.

Site oficial de José Serra é invadido por hackers


O site oficial de José Serra foi invadido por hackers neste domingo (31). Às 19h40, a página usada durante a campanha (http://www.serra45.com.br/) exibia uma mensagem contra o tucano.

Nesse horário, com 86,76% das urnas apuradas pelo TSE, Serra perdia as eleições presidenciais para Dilma Rousseff (PT) com 45,12% dos votos válidos, contra 54,88% da petista.

Wilson Martins é reeleito governador do Piauí


A apuração das eleições no Piauí dá vitória para o candidato à reeleição Wilson Martins (PSB) com 713.472 votos, equivalente a 57,31%, sobre Silvio Mendes (PSDB), que está com 531.420 votos (42,69%). A apuração totalizou mais de 76,8 % dos contra o candidato a reeleição, governador Wilson Martins (PSB). 

O Tribunal Eleitoral optou por fazer divulgação dos números somente após às 18 horas. Os candidatos acompanham as apurações: Silvio na Plug Propaganda. Wilson na residência oficial do Governo do Estado.

Com 75,36% de urnas apuradas, Confúcio Moura tem 59,15% e deve ser eleito em RO


O candidato Confúcio Moura (PMDB) lidera a eleição para governador no Estado de Rondônia. Com 75,36% de votos, ele tem 59,15% contra 40,85% de João Cahulla (PPS). 

Na primeira prévia, com 3,68% de urnas apuradas, a diferença entre os dois era de apenas 985 votos. Depois, com 30,95% dos votos apurados, a diferença aumentou para 34.974 votos. No momento, está em 99.996 votos. 

A porcentagem de votos em branco é de 1,62% e a de votos nulos, de 8,62%. A abstenção está em 25,43%. O Estado tem 1.078.402 eleitores. 

Rondônia foi um dos últimos Estados a fecharem as urnas neste domingo por causa do horário de verão --que deixa o Estado duas horas atrás do horário oficial de Brasília. 

A pesquisa de boca de urna do Ibope aponta a vitória de Confúcio com 59% dos votos contra 41% de Cahulla.

Simão Jatene (PSDB) é eleito governador do Pará


O ex-governador do Pará Simão Jatene (PSDB) foi eleito para um novo mandato neste domingo (31). Com 92,72% dos votos apurados às 20h20, o tucano não podia mais ser ultrapassado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT), com 43,80%.

O confronto no Pará foi a única disputa por governo estadual entre PT e PSDB no segundo turno. Governador de 2003 a 2006, Jatene defendeu na campanha realizações de seu governo, como construção de hospitais regionais e de um centro de eventos em Belém.

Presidente do TSE diz que eleições custaram R$ 490 milhões

Durante entrevista coletiva, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, fez um balanço de ocorrências, substituições de urnas e o custo das eleições. 

Segundo o ministro, as eleições de 2010 custaram R$490 milhões aos cofres públicos. 

Entre as ocorrências, foram reportados o furto da verba de alimentação de mesários em Pernambuco e a explosão de uma embarcação que transportava urnas eletrônicas no Amazonas. 

Em Pelotas (RS) uma forte chuva atrapalhou a votação, após provocar queda de energia. As urnas não foram afetadas por possuírem baterias internas, mas os locais de votação ficaram as escuras.

Ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho é novo governador da Paraíba


Ricardo Coutinho (PSB) é o novo governador da Paraíba, após acirrada disputa com José Maranhão (PMDB). Com mais de 95% das urnas apuradas, Coutinho aparece com 53,61%. 

Ex-prefeito de João Pessoa, Coutinho, 49, venceu no primeiro turno por uma diferença de apenas 8.376 votos. Todas as últimas pesquisas do Ibope --inclusive a boca de urna-- indicavam empate técnico entre os concorrentes.

Camilo Capiberibe é eleito governador do Amapá


Camilo Capiberibe (PSB), 38 anos, foi eleito governador do Amapá neste domingo (31). Com 94,5% das urnas apuradas, o deputado estadual pelo PSB somava 53,64% dos votos válidos, cenário em que não podia mais ser ultrapassado pelo rival Lucas Barreto (PTB).

Capiberibe foi beneficiado pela crise política desencadeada pela Operação Mãos Limpas da Polícia Federal, que investiga desvio de recursos públicos do estado e da União. A ação prendeu em setembro o ex-governador Waldez Góes (PDT), que perdeu disputa ao Senado, o governador Pedro Paulo Dias (PP), que não conseguiu a reeleição, e mais 16 pessoas.

Agnelo Queiroz é eleito governador do Distrito Federal


Agnelo Queiroz (PT) foi eleito em segundo turno, neste domingo (31), o novo governador do Distrito Federal. 

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista recebeu 66,1% dos votos, contra 33,9% de Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC).

A apuração no DF foi finalizada às 18h40. Veja resultados detalhados da votação.

Marconi Perillo é eleito governador de Goiás


Marconi Perillo (PSDB) foi eleito, neste domingo (31), governador de Goiás, no segundo turno. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 18h45, ele tinha 53,03% dos votos, contra 46,97% de Iris Rezende (PMDB). O vice-governador eleito é José Eliton (DEM).

O resultado deste domingo reflete o acirramento da disputa no segundo turno. Enquanto o primeiro turno terminou com uma vantagem de dez pontos percentuais a favor do tucano, a margem de diferença entre os dois candidatos se mostrou estreita na nova rodada da disputa. Pesquisa Ibope divulgada na semana passada, mostrava o tucano com 51% dos votos válidos, contra 49% do peemedebista.

Boca de urna indica vitória de Dilma

Presidência: boca de urna

Votos válidos:

Dilma (PT): 58%
José Serra (PSDB): 42%

A pesquisa foi realizada no dia 31 de outubro de 2010. Foram entrevistados 54.400 eleitores.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Solicitante: TV Globo

Registro: 38.132/2010 (TSE)

Acompanhe a apuração através deste blog

A partir de agora o internauta poderá acompanhar a apuração do votos para Presidente da República do Brasil através do blog do Lindomar Rodrigues. Para isso basta clicar na imagem ao lado (Eleições 2010) e acompanhar os números.

Candidato derrotado de PE diz que MG e SP darão vitória a Serra

O senador e candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), afirmou neste domingo que a votação em Minas Gerais e São Paulo pode determinar o vencedor da disputa presidencial. "As pesquisas erraram feio, muito feio, no primeiro turno. 

A eleição será decidida por Minas e São Paulo. Se meu candidato, José Serra (PSDB), aumentar o percentual em São Paulo e ganhar a eleição em Minas, fica imprevisível o resultado. Mesmo com as pesquisas dando uma margem de 10% (de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff (PT)), acho que é possível ganhar", afirmou o parlamentar após votar.

Jarbas irá acompanhar a apuração em São Paulo, ao lado do candidato José Serra. O peemedebista aproveitou para, mais uma vez, criticar o comportamento do presidente Lula durante a eleição. "Ele usou e abusou da Justiça, colocou-se acima da Constituição. Teve atitudes que não condizem com o cargo de presidente", disse. O senador chegou ao local de votação, no bairro do Parnamirim, acompanhado do seu filho Jarbas Filho e de assessores. Logo em seguida, partiu para o aeroporto.

Milhares de brasileiros votam no Japão onde pesquisas apontam vitória de Serra

Milhares de brasileiros que vivem no Japão enfrentaram neste domingo um dia frio e úmido - principalmente na região de Tóquio, por onde um tufão passara na noite de sábado - para votar. 

Resultados parciais divulgados no final do domingo (manhã no Brasil) indicavam a vitória do candidato José Serra, repetindo o resultado do primeiro turno. 

Os brasileiros formam o terceiro maior grupo de estrangeiros no Japão, depois de chineses e coreanos, e ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, todos são imigrantes legais. 

O número de pessoas aptas a votar, que transferiram seu domicílio eleitoral, ainda é baixo se comparado ao tamanho da comunidade brasileira - são 267 mil imigrantes e cerca de 11 mil eleitores -, mas vem crescendo nos últimos anos.

Na Argentina, cai número de brasileiros que vão às urnas no 2º turno

O segundo turno registra uma participação menor dos eleitores brasileiros registrados na Argentina em relação à votação de 3 de outubro.
Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires, durante a manhã, o comparecimento foi reduzido à metade. 

Um grande número de turistas, que visitam a capital argentina neste feriado, procuraram em vão a Embaixada para tentar votar em trânsito, o que não é permitido no exterior. A votação, no entanto, transcorre normalmente.

No total, 4.284 brasileiros estão registrados nas seções eleitorais argentinas, distribuídas entre Buenos Aires, Córdoba e Mendoza. 

No primeiro turno, a candidata do PT, Dilma Rousseff, recebeu 58,4% dos votos válidos, contra 25,6% do tucano José Serra. Marina Silva (PV) teve 14,2%. 

A abstenção foi de 44,2% na Argentina, maior colégio eleitoral brasileiro num país da América Latina.

Na China, Serra tem 81,4% dos votos; Dilma tem 18,6%

Sem nenhum incidente, 278 brasileiros compareceram às três urnas instaladas na China para votar no segundo turno presidencial.
O tucano José Serra venceu com folga: 215 votos, contra apenas 49 para a petista Dilma Rousseff. Fecham a conta 14 votos brancos e anulados. Em porcentagem de votos válidos, a vitória tucana foi de 81,4%, contra 18,6% para a candidata governista. 

Por causa do fuso horário, a votação na China terminou antes de a votação começar no Brasil: 17h em Pequim, 7h em Brasília. 

A votação teve uma abstenção alta. Apenas 55,1% dos 504 eleitores inscritos na China saíram de casa para votar. 

O maior "colégio eleitoral" fica em Xangai, com 330 eleitores inscritos, seguido por Pequim (131) e Dongguan (37).

Eleições no exterior já acabaram em 16 países, informa TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (31) que, até às 11h (horário de Brasília), as eleições no exterior já terminaram em 16 países.

São eles: Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, China, Filipinas, Hong Kong, Malásia, Taiwan, Tailândia e Indonésia, Índia, Emirados Árabes e Rússia.

Neste ano, mais de 200 mil eleitores votam no exterior, segundo dados do TSE. Deste total, 168.480 têm idade entre 25 a 59 anos. No exterior, a votação é apenas para o cargo de presidente e vice-presidente da República.

Senador eleito Aécio Nves esteve acompanhado do governador Antonio Anastasia. Tucano afirmou estar confiante na vitória de José Serra, do PSDB.

O senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) votou às 13h05 deste domingo (31) na Escola Estadual Central, em Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte. O senador estava acompanhado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) e pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP).

 Aécio Neves criticou os institutos de pesquisa. "Os institutos devem esclarecimentos nessas eleições. É preciso que se faça uma revisão. O Datafolha deu antes do primeiro turno que estávamos na frente 8 ou 9 pontos. Ganhamos com mais de 20 pontos. Foi muito distorcido", disse o ex-governador.

Homicídios à bala em Mombaça e Iguatu

Dois homicídios à bala foram registrados de ontem para hoje na região Centro Sul do Ceará. O primeiro foi registrado ontem, por volta das 18 horas, no distrito de Morada Nova, em Mombaça. A vítima foi identificada como Aluizio Pedro de Souza. O crime teria sido cometido por dois indivíduos que estavam em um veiculo, FIAT UNO, na cor preta, com vidros fumê. Os mesmos não foram identificados.

O segundo homicídio ocorreu na madrugada de hoje, na vila São Gabriel, em Iguatu. A vítima não foi identificada. A polícia informou apenas que o corpo é de um homem magro e de cavanhaque. O caso está sendo apurado.

Pesquisa é intenção, não voto, afirma Alckmin

Para o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato tucano à Presidência, José Serra, fez uma grande campanha e confia na vitória dele. Ele afirmou que a pesquisa eleitoral "é intenção, não voto". 

Alckmin chegou à casa de Serra acompanhado da esposa, Lu Alckmin, do atual governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

Marconi Perillo (PSDB) deve ser o próximo governador de Goiás e Serra deve ser o mais votado para presidente no Estado

O candidato ao governo de Goiás pelo PMDB, Iris Rezende, votou neste domingo (31) pela manhã, às 10h25,  no Colégio Marista, em Goiânia. O candidato saiu de casa por volta das 10 horas, falou com a imprensa e disse estar "otimista" quanto à vitória no segundo turno das eleições.

Iris Rezende foi recepcionado por militantes do PMDB quando chegou à zona eleitoral e cumprimentou vários eleitores. Ele estava acompanhado da mulher, Dona Iris, e dos prefeitos de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB).

Iris Rezende deixou a prefeitura de Goiânia para disputar as eleições para o governo do estado. No primeiro turno, ele teve teve 1.099.552 votos, ou 36,37% dos votos válidos. Seu adversário, Marconi Perillo (PSDB), teve 1.400.227 votos, o que equivale a 46,32% dos votos válidos.

PT deve perder as eleições para governador e presidente no Pará

A governadora do Pará e candidata à reeleição Ana Júlia Carepa (PT) votou na manhã deste domingo (31) na escola José Veríssimo, no bairro Batista Campos, em Belém. O opositor Simão Jatene (PSDB) votou no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), no Umarizal, também na capital.

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que Simão tem 59% dos votos válidos. Ana Júlia tem 41%. Nos votos totais, Jatene tem 55% contra 37% de Ana Júlia. Os votos brancos e nulos somam 5% e os indecisos 3%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos.

O levantamento foi feito com 812 eleitores em 41 municípios do Pará entre os dias 28 e 29 de outubro.

Serra deve vencer a eleição no Paraná com uma margem de um milhão de votos a mais do que a candidata do PT, Dilma Rousseff, diz o governador Beto Richa

O governador eleito do Paraná Beto Richa (PSDB) votou por volta das 10h30 deste domingo (31), no Colégio Estadual Amâncio Moro, no Jardim Social, em Curitiba (PR). Richa estava acompanhado da mulher, Fernanda Richa, e do vice-governador, Flávio Arns, que esperava por ele no local de votação. Antes de votar, Richa comentou que deve se reunir com a bancada dos deputados federais do Paraná na segunda-feira (31), para definir a linha de trabalho para o próximo ano.

Richa acredita em uma vitória do candidato tucano José Serra nos maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, por conta do apoio do governador eleitor Geraldo Alckmin (PSDB), e em Minas Gerais, onde o tucano conta com o apoio do ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB). No Paraná, Richa acredita que Serra deve vencer a eleição com uma margem de um milhão de votos a mais do que a candidata do PT, Dilma Rousseff.

FHC vota em SP e diz que previsões mudam


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso compareceu para votar neste domingo (31) no colégio Nossa Senhora do Sion, na avenida Higienópolis, região central de São Paulo. Ele foi a pé da sua casa e chegou por volta das 10h50 da manhã.

Antes de votar, ele falou com a imprensa e foi aplaudido pelos eleitores no local. Após sair da seção de votação, ele conversou mais uma vez rapidamente com a imprensa. Perguntado sobre as pesquisas de intenção de voto, que apontam vitória da candidata petista Dilma Rousseff, Fernando Henrique afirmou: “A previsão para hoje era de chuva. Eu estava com um medo danado de que fosse chover, mas olha esse sol todo”.

Ainda ao se referir sobre pesquisas, ele recordou a campanha à Prefeitura de São Paulo, em 1985, quando às vésperas do pleito ele era  apontado como o favorito, mas acabou derrota pelo ex-presidente Jânio Quadros. "Pesquisa é pesquisa. Não vou desacreditar as pesquisas, mas estas não captam tudo", afirmou.

Ele disse também esperar que saia "um Brasil mais forte das urnas" e que o futuro presidente trabalhe para construir uma seleção mais preparada para competir com as grandes nações. "O Brasil precisa pensar mais sobre o seu futuro. Acho que seria muito bom, ganhe quem ganhar, que tivesse uma boa visão do Brasil. Precisamos criar uma sociedade, com respeito à democracia, que não tenha abuso de poder por parte de ninguém. Tem muito assunto para ser discutido, mas nada disso foi objeto da campanha", disse.

Pouca movimentação nas seções em Acopiara denuncia grande abstenção

A pouca movimentação de eleitores nos locais de votação em Acopiara, no Ceará, já denuncia que a abstenção neste 2º turno será bem maior em relação ao 1º neste município. 

Estão aptos a votar em Acopiara pelo menos 33.879 eleitores de acordo com dados do TRE - Tribunal Regional Eleitoral. 

No primeiro turno votaram 28.414, ou seja, 5.465 eleitores deixaram de votar.

Serra vota em colégio de São Paulo


O candidato do PSDB à presidência José Serra votou às 11h30 no Colégio Santa Cruz, no bairro de Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Ele votou acompanhado da mulher Mônica, da filha Verônica e de um casal de netos. Serra tirou fotos exibindo o “V” da vitória nos dedos.

Também acompanhavam o candidato eleito ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, a mulher dele, Lu Alckmin, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o governador do estado, Alberto Goldman, e o senador eleito Aloysio Nunes. Serra ficou cerca de 30 segundos na urna e posou pra fotos depois de  votar.

Dilma Rousseff vota em Porto Alegre


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, votou na manhã deste domingo (31), em Porto Alegre. Ela estava acompanhada de Tarso Genro (PT), governador eleito do estado. Em seguida ela foi para a casa da filha, que fica a poucos metros do local de votação. Depois ela deve embarcar para Brasília.

Dilma chegou à escola Escola Estadual Santos Dumont, no bairro Assunção, zona sul de Porto Alegre, para realizar seu voto por volta das 9h08. Ela e o governador eleito Tarso Genro votam na mesma seção. Os dois demoraram cerca de 10 segundos para realizar o voto.

Índio da Costa vota no Rio e diz acreditar em ‘reviravolta’


O deputado federal  e candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, Índio da Costa (DEM-RJ), votou no início da manhã deste domingo (31), em uma universidade particular na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Índio chegou à seção acompanhado de assessores e cumprimentou eleitores. Com o adesivo de Serra colado no bolso do paletó, o candidato a vice criticou os institutos de pesquisa e se mostrou confiante na vitória do tucano.

“Podem ter certeza que as pesquisas estão erradas e não existe essa diferença de 10, 12 pontos. É muito diferente disso. Acredito em um reviravolta. Independente de quem ganhe, acredito que será por poucos votos, uma diferença apertada”.

Índio da Costa criticou o PT.

“É comum ter nas eleições uma cotovelada aqui outra ali, já vi eleições até piores do que essa, mas é que em geral o PT dá as cotoveladas e não recebe de volta, mas dessa vez foi diferente, eles também levaram. Realmente o PT é capaz de coisas inacreditáveis”

Após votar, Índio da Costa seguiu para São Paulo, onde vai acompanhar o voto do candidato a presidente José Serra e a apuração das urnas.

Temer vota em SP e se diz animado com 'perspectiva da vitória'


O presidente nacional do PMDB e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff (PT), disse neste domingo (31), ao votar, que estava "bastante animado".

"A primeira animação é com o exercício da democracia, a segunda animação é a perspectiva da vitória", afirmou, ao chegar à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, nesta manhã.

Temer, no entanto, fez uma ressalva: "Vamos esperar as 17 horas para, se for o caso, comemorar." Ele disse ainda que falou com Dilma mais cedo. "Conversei com a Dilma e ela está animadíssima."

Sobre o possível impacto do feriado prolongado de Finados no índice de abstenção, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que "tira votos na nossa chapa e na do outro candidato (José Serra, do PSDB)". "É uma igualdade de perdas."

Temer informou ainda que, às 14 horas, segue para Brasília, onde acompanhará a apuração. Os primeiros resultados das eleições presidenciais devem começar a ser divulgados a partir das 19 horas.

Presidente do TSE diz crer que novo presidente será conhecido até as 22h

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse neste sábado (30) acreditar que será possível conhecer antes das 22h de domingo (31) o novo presidente do Brasil.

Lewandowski afirmou que o país está "tranquilo" para a eleição e destacou que tropas federais foram requisitadas por 150 municípios para garantir a realização do pleito dentro da normalidade.
A equipe de tecnologia do tribunal foi quem estimou o horário de 22h, mas o presidente acredita que o resultado sairá antes.

“É claro que o nosso pessoal da Tecnologia da Informação trabalha com margem de segurança, mas acredito que teremos resultados mais definidos um pouco antes”, declarou.

Neste segundo turno, devido ao horário de verão e à diferença de fuso horário entre estados do Brasil o TSE só vai começar a divulgar resultados a partir das 19h.

Petroleira denuncia Dilma no YouTube

Kibeloco

   Foto
                                          ERENICE EMPRESTOU O COLAR E OS BRINCOS?

Se a moda pega: Câmara de vereadores de Acaraú afastou o prefeito Pedro Fonteles do cargo

A Câmara Municipal de Acaraú, decidiu, na tarde de ontem, afastar do cargo o prefeito Pedro Fonteles dos Santos (PT). Por sete votos a dois os vereadores decidiram acatar as denúncias de improbidade administrativa contra o gestor, que terá de 90 a 120 dias de prazo para se defender.

Após a sessão, às 18h, foi empossado no cargo como novo prefeito de Acaraú, o vice Edmundo Silveira (PSDB).

De acordo com o relator da comissão processante, vereador Paulo Andrade (PMDB), pesa contra Fonteneles acusações de apropriação indébita do INSS e de viagens pagas pela prefeitura e não cumpridas.

O prefeito Pedro Fonteles nega as irregularidades, e afirma que vai se defender junto à justiça. "Não sei os detalhes direito, mas tenho a consciência de que não fiz nada de errado. Todo mundo que me conhece sabe da minha honestidade".
 
via Iguatu Notícias

Neste domingo 135 milhões de eleitores voltam às urnas

Os 135 milhões de eleitores que voltam às urnas hoje (31) terão de escolher quem será o novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). O presidente eleito vai comandar pelos próximos quatro anos o país considerado a oitava economia do mundo e a maior da América Latina.

Durante pouco mais de três meses de duração da campanha eleitoral, Dilma Rousseff defendeu a criação da Rede Cegonha, de assistência a mulheres grávidas, e a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela adotou também como proposta a construção de escolas técnicas em municípios com mais de 50 mil habitantes e de 6 mil creches, além de políticas para diminuir o abandono de crianças.

O candidato tucano, José Serra, prometeu a ampliação do Programa Bolsa Família, com a inclusão de um projeto de profissionalização para os jovens que acabarem o ensino médio. Serra manteve também como proposta de campanha a criação do Ministério da Segurança e a busca de parcerias com a iniciativa privada, grupos religiosos e organizações não governamentais para o tratamento de dependentes químicos.

A eleição presidencial foi para o segundo turno porque nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos válidos na primeira disputa, em 3 de outubro. Agora, vencerá aquele que tiver a maioria dos votos.

No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 46,91% dos votos válidos. Dos 18 estados em que venceu a disputa, o Maranhão foi o que mais lhe rendeu votos: 70,65%. José Serra recebeu 32,61%. Nos oito estados em que venceu a disputa, o candidato tucano recebeu maior número de votos no Acre: 52,12%.

Serra venceu em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Recebeu 40,6% dos votos, contra 37,31% de Dilma Rousseff. Por ter 30,3 milhões de eleitores (22,3% do total de eleitores do país), o estado deverá ter um peso maior na disputa deste segundo turno. Além de dar a maior parte de seus votos para Serra, os paulistas, na eleição para governador, elegeram outro candidato tucano: Geraldo Alckmin venceu o petista Aloizio Mercadante com 50,63% dos votos.

O PSDB venceu também a eleição para o governo em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral. São 14,5 milhões de eleitores, representando 10,6% do total do país, que deram a Antônio Anastasia 62,72% dos votos, contra 34,18% dados ao peemedebista Hélio Costa.

Na eleição presidencial, no entanto, Dilma Rousseff venceu a disputa. Os eleitores mineiros deram à petista 46,98% dos votos. José Serra recebeu 30,76%.

Além dos eleitores que vão às urnas escolher o novo presidente, 14,9 milhões ainda vão votar para governador. Em oito estados e no Distrito Federal, a disputa foi para o segundo turno.

Morre jornalista Rodolfo Espínola

 
Vítima de infarte, morreu nesta tarde de sábado o jornalista Rodolfo Espínola (62). Assessor de imprensa da Secretaria Especial de Portos, Rodolfo vinha dirigindo seu carro em avenida do bairro Aldeota, quando teve problemas no coração e acabou abalroando contra um poste, segundo familiares. O corpo está no Instituto Médico Legal.

Uma perda para o jornalismo e para aqueles que apreciavam um Rodolfo pesquisador. Autor também de livros sobre a história portuária do Ceará, deixa muita saudade. Nossos Pesames à família.

Blog do Eliomar de Lima

Espaço divulga acervo de Humberto Teixeira em Iguatu


O Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira ganhou um novo atrativo cultural, que tem por objetivo resgatar a memória e homenagear um dos filhos ilustres desta cidade. O Espaço Humberto Teixeira foi implantado graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Cultura do Município e o Banco do Nordeste. O acervo reúne fotografias, músicas em disco de vinil e os modernos CDs, depoimento do compositor, pesquisa de matérias de jornais e objetos que relatam a vida do "Doutor do Baião", como ficou conhecido o parceiro do sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Parte do acervo sobre a vida e a obra de Humberto Teixeira foi doada pela família, e outra parte foi adquirida do Museu Cearense da Canção, o conhecido Arquivo Nirez.

"O nosso objetivo é preservar aspectos e identidade da nossa cultura, revelando para as gerações atuais e deixando para o futuro a produção artística do compositor iguatuense", explicou o diretor do Museu, Francisco de Paula da Silva.

sábado, 30 de outubro de 2010

Governo de Lula mantém proposta de descriminalizar o aborto no Brasil

Faltando apenas algumas horas para as eleições presidenciais brasileiras, a despenalização do aborto colocou Dilma Rousseff, a candidata proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em situação de risco. Sua mudança de opinião quanto ao tema, do qual era uma firme defensora, e os casos de corrupção que teve de enfrentar recentemente, ameaçam impedir uma vitória anunciada pelos petistas.

Um ano atrás, a candidata do Partido dos Trabalhadores era favorável à despenalização do aborto afirmando que  “É uma questão de saúde pública”. Em sabatina à Folha em 2007, no entanto, Dilma disse: “Acho que tem de haver descriminalização do aborto. Não é uma questão de foro íntimo, não.” Confessando ser “Cristã” e “Católica”, no entanto nesta semana mandou o papa Bento XVI cuidar das questões de sua igreja. Questionada se, caso eleita, poderia enviar ao Congresso uma proposta que flexibilizasse ou descriminalizasse a questão, negou. “Eu não enviarei ao Congresso Nacional nenhuma medida para alterar legislação nenhuma [sobre o aborto].”  

Dia marcado para descriminalização ser assinada 

Mesmo com todo os esforços de Dilma e do Governo em desviar o assunto que tem um interesse primordial para os Cristão Brasileiros, o Diário Oficial da União não encobriu a mentira descarada de Dilma, Lula e seu desgoverno.

No Diário Oficial da União na Seção 3 publicado no dia 04 de outubro, ou seja, um dia depois das eleições , pois confiavam na vitória de Dilma no primeiro turno, estava lá estampado no processo 25000.656836/2009-31 referente a um termo aditivo no qual prossegue com os trabalhos para a descriminalização do aborto e coloca até mesmo a Fundação Oswaldo Cruz para proceder com os estudos. 

Apesar da negação de Dilma Rousseff quanto esta questão que é de sua importância para os Cristãos Brasileiros que é mais de 70% da população do Brasil, os documentos oficiais do Governo Federal demonstram que Lula e seus comandados estão mais comprometidos com as decisões do PT que as próprias decisões do povo Brasileiro que mais de 80% reprovam a descriminalização e a utilização do SUS para as práticas abortivas como deseja Dilma.

Lembrando que o SUS não está dando conta de consultas e de internações, haja vista, as mortes no Grande Rio por falta de um atendimento adequado.

O documento pode ser encontrado no endereço Aqui ou abaixo.

ESPÉCIE: PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO TERMO DE COOPERAÇÃO Nº. 137/2009 CONVENENTES: Celebram entre si a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº. 00.530.493/0001-71, e FUNDACAO OSWALDO CRUZ, Estado do RIO DE JANEIRO - CNPJ nº. 33.781.055/0001-35.
OBJETO: Prorrogar a vigência do Termo de Cooperação nº. 137/2009, destinado Estudo e Pesquisa - Despenalisar o Aborto no Brasil, até 04/02/2011, a contar de seu vencimento.
PROCESSO: 25000.656836/2009-31.
VIGÊNCIA: Entrará em vigor a partir de sua assinatura até 04/ 02/ 2011.
DATA DE ASSINATURA: 29/09/2010.
SIGNATÁRIOS: ARIONALDO BOMFIM ROSENDO - C.P.F. nº. 182.782.991-53
DIRETOR-EXECUTIVO DO FUNDO NACIONAL DE SAÚDE/MS - PAULO ERNANI GADELHA VIEIRA - C.P.F. nº. 422.312.997-

Fonte: Diário Oficial da União

Ibope e Datafolha divulgam última pesquisa presidencial do 2º turno


Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram neste sábado (30) as últimas pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial antes da votação deste domingo (31).

A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja a seguir os resultados:

IBOPE

Foram realizadas 3.010 entrevistas neste sábado (30/10). O número de registro no TSE é 37.917/2010.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" - veja mais detalhes da pesquisa Ibope.

Votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos)

Dilma Rousseff (PT): 56%
José Serra (PSDB): 44%

Votos totais

Dilma Rousseff (PT): 52%
José Serra (PSDB): 40%
Branco/nulo: 5%
Indecisos: 3%

DATAFOLHA

Foram realizadas 6.554 entrevistas na sexta-feira (29/10) e no sábado (30/10). O número de registro no TSE é 37.903/2010.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" - veja mais detalhes da pesquisa Datafolha.

Votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos)

Dilma Rousseff (PT): 55%
José Serra (PSDB): 45%

Votos totais

Dilma Rousseff (PT): 51%
José Serra (PSDB): 41%
Em branco/nulo/nenhum: 4%
Não sabe: 4%

Prêmio da Mega-Sena sai para aposta do Ceará

O prêmio do concurso 1.227 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (30), em Juazeiro do Norte (CE), saiu para um apostador de Fortaleza. Ele levará R$ 5.445.377,96.

Confira os números sorteados: 04 - 28 - 30 - 31 - 35 - 54

Nesse sorteio, 463 apostadores acertaram a quina e receberão, cada, R$ 3.588,23. Já a quadra foi acertada por 5.301 apostas, que ganharão R$ 447,71 cada.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se fosse aplicado na poupança, o prêmio principal renderia cerca de R$ 30 mil por mês.

A Caixa informou que o próximo sorteio, a ser realizado no próximo dia 3 de novembro, será de R$ 1,6 milhão.