Mesmo saindo das urnas fragilizado na Câmara e no Senado, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) sai do pleito, realizado neste domingo, como o partido com maior número de governadores eleitos. Somando os dois turnos, os tucanos fizeram oito governadores: quatro no primeiro e outros quatro, no segundo.
Neste domingo, no segundo turno, o senador Marconi Perillo foi eleito para governar o estado de Goiás pela terceira vez. Com 100% das urnas apuradas, Perillo ficou com 53% dos votos válidos.
No Nordeste, Teotônio Vilela Filho foi reeleito em Alagoas. Com 59 anos de idade, Vilela derrotou com 53% dos votos válidos o adversário Ronaldo Lessa (PDT), apoiado pelo senador Renan Calheiros e pelo ex-presidente da República, Fernando Collor.
Já no Norte, Simão Jatene foi eleito governador do Pará com ampla vantagem sobre a candidata adversária, Ana Júlia Carepa (PT). Com a totalidade da apuração das urnas, Jatene tem 56% dos votos válidos.
Ainda no Norte, José Anchieta Junior reelegeu-se e governará o estado de Roraima nos próximos quatro anos. Em uma disputa acirrada, ele ficou com pouco mais de 50,43% dos votos válidos.
No primeiro turno, o PSDB já havia sido um dos partidos com maior número de governadores eleitos. Na ocasião, Geraldo Alckmin foi eleito governador de São Paulo; Antonio Anastasia reeleito para comandar Minas Gerais; Beto Richa escolhido para governar o Paraná e Siqueira Campos venceu a disputa ao governo de Tocantins.
Veja a lista de todos os governadores eleitos:
AL
Teotonio Vilela (PSDB)
GO
Marconi Perillo (PSDB)
MG
Antonio Anastasia (PSDB)
PA
Simão Jatene (PSDB)
PR
Beto Richa (PSDB)
RR
Anchieta Junior (PSDB)
AL
Teotonio Vilela (PSDB)
GO
Marconi Perillo (PSDB)
MG
Antonio Anastasia (PSDB)
PA
Simão Jatene (PSDB)
PR
Beto Richa (PSDB)
RR
Anchieta Junior (PSDB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário