terça-feira, 26 de outubro de 2010

Em Lucas, Beto Richa diz que o PSDB está “sentindo o clima da virada”

Esta manhã o governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB) esteve em Lucas do Rio Verde (356 km de Cuiabá) e se disse confiante na vitória do presidenciável tucano José Serra. “Tenho acompanhado o clima nas ruas e sinto que o entusiasmo em relação ao Serra é muito maior”.

O governador acredita que boa parte dos eleitores da candidata Marina Silva (PV) apoiam Serra neste segundo turno e que haverá uma reviravolta nos resultados das pesquisas. 

“Os institutos de pesquisas erraram ao dar a candidata do PT uma vitória com margem tranquila e não foi o que aconteceu. 

O clima nas ruas é diferente do que esta sendo divulgado nos institutos de pesquisa”.

Aécio vai a Salvador para reverter indecisos


O senador eleito Aécio Neves esteve em Salvador na manhã desta terça-feira (26) para fazer campanha para o presidenciável José Serra (PSDB), ao mesmo tempo em que aproveita para unir demistas e tucanos baianos em torno da candidatura do ex-governador de São Paulo. Durante entrevista coletiva, o mineiro disse que, no 2º turno, muita gente que votou em Dilma Rousseff (PT) ou que não escolheu nenhum dos candidatos da etapa final das eleições, pensa profundamente sobre que destino dar ao seu voto.

Para ele, especialmente a parcela que não aderiu nem a Dilma nem a Serra anteriormente, cerca de 20% do eleitorado, será fundamental para definir quem será o vencedor do pleito nacional. Por isto, o grupo serrista, segundo Aécio, espera uma “vitória massiva no domingo”. “A vitória ainda não esta definida, mas esperamos um resultado positivo”, torceu.

Médico, filho de Tuma se diz derrotado por não salvar pai


O médico Rogério Tuma, que coordenou a equipe que tratou de seu pai, o senador Romeu Tuma (PTB-SP), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirmou nesta terça-feira que a morte do pai foi uma "derrota" profissional. "Como médico, me sinto derrotado por não ter conseguido salvar meu pai", afirmou. Sobre a personalidade de Tuma, Rogério destacou a "suavidade". "Sempre foi suave, até com os bandidos", disse.

Rogério Tuma explicou ainda que a falência múltipla dos órgãos, causa da morte do senador, começou com uma falha nas funções dos rins, acabou afetando o intestino e, finalmente, provocou uma sobrecarga no coração artificial implantado em Tuma em 2 de outubro. O dispositivo auxiliava a regular a pressão e circulação sanguínea do paciente.

Tuma morreu às 13h de hoje, no Sírio-Libanês, onde estava internado desde o dia 1º de setembro para tratar um quadro infeccioso de afonia (perda ou diminuição da voz). Além de exigir cuidados médicos, o problema impediu Tuma de fazer campanha nestas eleições. O candidato ficou em quinto na disputa pelo Senado em São Paulo e não se reelegeu. 

Paulistano, Romeu Tuma completou 79 anos no último dia 4 de outubro e foi investigador e delegado da Polícia Civil do Estado antes de ingressar na política. Casado com a professora Zilda Dirane Tuma, deixa quatro filhos e nove netos.

Portal Terra

Vem aí concurso para cartórios do Ceará

O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), de Santa Catarina, será responsável por assessorar a organização e a realização do concurso para provimento de delegações de Notas e de Registro dos cartóirios cearenses. 

O edital sai em breve com a oferta de 464 vagas para ingresso e remoção nas serventias extrajudiciais de todo o Estado. As provas serão aplicadas somente em Fortaleza, conforme a Resolução nº 81 do CNJ. Ainda segundo a resolução, podem participar da seleção bacharéis em Direito ou aqueles que comprovem, no mínimo, dez anos no exercício de funções em serventias extrajudiciais.

A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da Comissão, afirmou que as vagas têm duas origens. O total de 267 serventias foram declaradas vagas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e 197 foram criadas, mas não foram instaladas por falta de candidatos interessados em trabalhar nos cartórios de comarcas vinculadas, em municípios pequenos.

A atividade é um serviço público delegado do Poder Judiciário a particulares, como os serviços de telefonia e iluminação. Não existe valor mínimo de salários ou subsídios para os cartorários. Quem assume a atividade fica responsável pelo risco do serviço, bem como pelos encargos. O concurso expira com as lotações dos aprovados, já que não há cadastro de reserva em virtude de não se tratar de cargo público ou função pública.”

Site do TJ-CE

Morre em São Paulo o senador Romeu Tuma


O senador Romeu Tuma (PTB-SP), 79 anos, morreu por volta das 13h desta terça (26), em São Paulo. A informação foi confirmada por um dos filhos dele, o médico Rogério Tuma.
O senador estava internado desde setembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Neste mês, o senador passou por uma cirurgia para implantação de um coração artificial, devido a uma grave insuficiência cardíaca.

De acordo com informações da Agência Senado, atribuídas ao gabinete de Tuma, o velório ocorrerá na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele era casado com a professora Zilda Dirane Tuma. Deixou quatro filhos e nove netos.

Romeu Tuma exerceu dois mandatos como senador por São Paulo. Durante a campanha eleitoral deste ano, foi internado e não conseguiu se reeleger.

Em 1994, disputou pela primeira vez uma eleição e se elegeu senador com mais de 5,5 milhões de votos. Em 2000, foi candidato à Prefeitura de São Paulo, mas terminou em quarto lugar. Nas eleições de outubro de 2002, recebeu 7,27 milhões de votos e obteve novo mandato de senador, com vigência até 2011.

Tuma foi o primeiro corregedor parlamentar do Senado Federal. Pertencia ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

Eleições 2010: Quem se saiu melhor no debate da Rede Record?

Enquete no Folha.com aponta parcialmente que o candidato a presidente José Serra (PSDB), mais uma vez, se saiu melhor no debate realizado ontem pela TV Record.

Veja o resultado parcial:

Clique na imagem para ampliar

Brejo Santo registra chuva de 167 milímetros

A Funceme registrou chuva, nas últimas horas, em 13 municípios do Estado. Segundo boletim divulgado pelo órgão, choveu forte em Brejo Santo – 167 milímetros.

Em Porteiras, choveu 64.2 milímetros e em Jati a Funceme registrou chuva de 43 milímetros. Uma frente fria predomina sobre a região Sul cearense.

Dilma foi informada de ação na Eletrobras contra relatório da CGU

Então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) foi informada de estratégia para "desconstruir" na Eletrobras relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), vinculada à Presidência da República, que apontou irregularidade no programa federal Luz para Todos. 

A informação foi transmitida a Dilma pelo ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau (ele próprio alvo do relatório da controladoria) durante conversa telefônica no dia 27 de maio de 2008. O telefone de Silas estava grampeado pela Polícia Federal, que o investigava por suposto tráfico de influência no governo. A Folha teve acesso ao grampo. 

Duas semanas antes da conversa com Dilma, Rondeau e o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, aliado da petista há 25 anos no setor elétrico, tinham sido denunciados à Justiça sob a acusação de formação de quadrilha e desvio de recursos do Luz para Todos no Estado do Piauí.

RELATÓRIO
 
A base da denúncia feita ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) era justamente o relatório de auditoria da CGU, o qual, informa Rondeau a Dilma, seria desconstruído. Na semana passada, a Folha revelou outro grampo da Polícia Federal, de setembro de 2008, em que Cardeal diz ao ex-ministro atuar contra o relatório dentro da estatal, ou seja, mantendo a estratégia já informada a Dilma quatro meses antes. 

"Nós precisamos fazer os primeiros movimentos porque a coisa tá começando a complicar", diz o diretor. "Eu tenho umas informações boas, tá?", responde o ex-ministro. 

Ainda no diálogo telefônico, o diretor da Eletrobras afirma ter "detonado" colegas que apontaram irregularidade na estatal. A Controladoria-Geral da União informou que realmente reviu o relatório, manteve as "impropriedades" apontadas, mas isentou de responsabilidade Cardeal e outros "agentes envolvidos", o que beneficia Rondeau.

APOIO DE DILMA
 
O diretor da Eletrobras e o ex-ministro foram denunciados após a Operação Navalha, realizada pela Polícia Federal em 2007, contra desvio de dinheiro público, que teve 40 mandados de prisão em nove Estados, além do Distrito Federal.  Na conversa com Dilma, Rondeau agradece o apoio da então ministra logo depois de ter sido denunciado à Justiça. 

"Quero agradecer o seu apoio também. Tenho acompanhado", afirma o ex-ministro de Minas e Energia.
"Silas, e como está a situação. Melhorou?", pergunta Dilma Rousseff referindo-se à denúncia. 

O ex-ministro responde que passou "ontem no Rio [de Janeiro], com o pessoal. A gente está desconstruindo toda aquela maluquice" do relatório da CGU, "que foi o que trocou os pés pelas mãos e fundamentou [a denúncia]. Então, hoje vou estar de novo com o Cardeal, o pessoal todo da Eletrobras. E os advogados devem estar conectando", diz Rondeau. 

"Acho que agora que tem uma coisa formal tenho como me defender", acrescenta Rondeau. "É agora tem. Porque, se não, antes era uma coisa abstrata, né", responde a então ministra.

OUTRO LADO
 
Dilma afirmou, por meio de sua assessoria, que o relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), "foi devidamente tratado e decidido pelos órgãos competentes". 

"O TCU aprovou as contas do programa Luz para Todos. A CGU isentou os dirigentes", afirmou.
Dilma também citou em sua resposta que a Procuradoria da República arquivou investigação sobre irregularidade no programa no Piauí, como mostrou reportagem da Folha, no sábado. 

A Procuradoria afirmou que sua decisão se refere a auditoria de 2009 no programa Luz para Todos. A controladoria disse que não cedeu a qualquer lobby ou interferência. Segundo o órgão, faz parte da rotina reexaminar auditorias. 

O diretor da Eletrobras Valter Cardeal nega ter usado o cargo contra o relatório da CGU. Ontem, ele não comentou o grampo de Dilma. Na semana passada, perguntas encaminhadas à Eletrobras pela Folha foram divulgadas no site do jornalista Paulo Henrique Amorim, antes que a reportagem fosse publicada. Amorim é favorável à campanha de Dilma.

Segundo a estatal, o caso ainda está sendo apurado dentro da empresa.

A Folha não localizou Silas Rondeau. Ele sempre negou desvios no programa.

A partir de hoje eleitor só poderá ser preso em casos especiais

A partir de hoje, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto. A determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é válida até terça-feira (2), 48h depois do segundo turno das eleições, marcado para o dia 31.

A legislação eleitoral também exige que a propaganda política se encerre na quinta-feira (28). Um dia depois, na sexta-feira (29), será exibida a última propaganda eleitoral no rádio e na televisão e também as últimas propagandas pagas nos jornais impressos e aquelas feitas na internet. A data também é o prazo final para a realização de debates entre os candidatos.

Neste segundo turno, todos os eleitores deverão votar para presidente da República. Em oito estados – Goiás, Alagoas, Pará, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima e Piauí – além do Distrito Federal, haverá segundo turno também para governador.

Nessas localidades, o eleitor deverá respeitar a ordem de votação nos candidatos: primeiro para governador e, em seguida, para presidente. Nos dois cargos, os números dos candidatos – ou da legenda – tem dois dígitos. O TSE permite o uso de colas eletrônicas, para facilitar o eleitor a lembrar o número de seu candidato.

A estimativa do TSE é que nos estados onde ocorrerá segundo turno, cada eleitor demore, em média 30 segundos na urna. Nas localidades onde haverá apenas escolha para presidente, o tempo deverá ser menor.

No dia da votação, o eleitor poderá usar a camiseta de seu partido ou adesivo de candidato, mas a manifestação de voto deverá ser silenciosa e individual.

O eleitor que não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem se inscrito para votar em trânsito, deverão justificar a ausência de voto. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

CNT divulga terceira sondagem para 2º turno da corrida presidencial

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga nesta quarta-feira (27) às 10h30, os resultados da 108ª Pesquisa CNT/Sensus. A entrevista coletiva será realizada na sede da Confederação, em Brasília (DF).

Nesta edição, o levantamento traz as intenções de voto espontâneo e estimulado para o segundo turno das eleições para Presidência da República, no próximo domingo (31). Para isso, entre os dias 23 e 25 de outubro, foram entrevistados dois mil eleitores em 136 municípios de 24 estados brasileiros.

Neste segundo turno, a pesquisa CNT/Sensus tem indicado disputa acirrada entre os candidatos. Na 106ª rodada a candidata petista, Dilma Rousseff, apareceu com 52,3% e o candidato do PSDB, José Serra, com 47,7%. Na 107ª edição do estudo, Dilma atinge 52,8% e Serra passa para 47,2%. Em ambos os casos, a margem de erro é de 2,2%.

Serviço:

 
Divulgação da 108ª Pesquisa CNT/Sensus
27 de outubro, às 10h30
Confederação Nacional do Transporte (CNT)
SAUS, Quadra 1, Bloco “J”, Ed. CNT, Térreo

Indonésia já registra ao menos 40 mortos e 380 desaparecidos após tsunami


De acordo com as autoridades da Indonésia o tsunami gerado após um tremor de magnitude que atingiu as Ilhas Mentawai já matou ao menos 40 pessoas e deixou 380 desaparecidas. O novo balanço foi confirmado à agência Antara por um porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, que acrescentou ainda que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas. 

O local atingido pelo tremor é um destino muito procurado por surfistas do mundo inteiro. De acordo com as autoridades locais, a maioria das vítimas são crianças e mulheres. As ilhas Mentawai estão situadas a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul. 

As ondas destruíram a maioria das edificações no vilarejo costeiro de Betu Monga, disse Hardimansyah (que só tem um nome), um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca.

"Dos 200 moradores do vilarejo, somente 40 foram encontrados. Ainda há 160 desaparecidos, na maioria mulheres e crianças", disse ele à Reuters, por telefone.

Cidade do Futuro: Prefeitura de Iguatu divulga investimentos da ordem de R$ 140 mi até 2012

Clique na imagem para ampliar

Fortes chuvas castigam município de Cedro

Ruas alagadas, pane nas linhas telefônicas, desabamento de barracos na zona rural e até o sangramento de um açude. Os moradores do Cedro, a 408 quilômetros da Capital, sofrem as consequências das fortes chuvas que caíram nos últimos três dias no município localizado no Centro-Sul do Ceará.


O volume de água, que chegou aos 244 milímetros entre sexta-feira e sábado últimos, fez sangrar o açude Várzea da Conceição, no distrito de mesmo nome, e aumentou em quase meio metro o volume do açude Ubaldinho. 


O reservatório é o maior do município e está com 60% de sua capacidade total - cerca de 32 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Ubaldinho sangrou no ano passado. 

Apenas cinco dos 133 açudes monitorados pela Cogerh sangraram este ano: Tijuquinha (Baturité), Colina (Quiterianópolis), Quixeramobim (Quixeramobim), Riacho do Sangue (Solonópole) e Jatobá (Milhã). Em 2009, 117 sangraram e o Ceará bateu recorde no armazenamento. Chegou a 96,13% da capacidade total que é de 17,8 bilhões de metros cúbicos de água. 

“Era como se estivéssemos no período de chuvas (fevereiro a maio). Teve sítio em que o volume de chuvas atingiu 250 milímetros. Caiu até casa de taipa”, informa o radialista João Paulo Leandro. Ele recorda que a maior chuva fora de época, no Cedro, ocorrera em 1984.

Pessoas que moram na zona rural, em localidades como Lajedo, Bom Jesus, Patos, Carrapateiro e São Vicente, informaram que as ruas estavam alagadas, os riachos cheios e havia até animais mortos. Ontem o dia ainda estava nublado.

Frente fria
 
E vai continuar nublado, mas sem chuvas em todo o Ceará, de acordo com o meteorologista Vinícius Oliveira, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As fortes chuvas, desde a última sexta-feira e até domingo passado, foram em consequência de uma frente fria que se deslocou do sul do continente e estacionou nas proximidades do estado da Bahia causando instabilidade em regiões do Ceará.


Choveu em cerca de 50 municípios cearenses desde sexta-feira passada. Da manhã de domingo até a manhã ontem, havia chovido em 18 municípios do Estado. A maior precipitação foi em Araripe (65mm) na Região do Cariri.


Por causa da frente fria, choveu mais de 100 milímetros em Milagres e Barro, também no Cariri, Sul do Estado. Porém, segundo Vinícius Oliveira, o fenômeno já se deslocou para o Oceano Atlântico e não estão previstas mais precipitações para os próximos dias. “A previsão é de céu parcialmente nublado, mas sem chuvas em todo o Ceará”, confirmou.

O Povo

SBT promove debate regional entre presidenciáveis sobre a Região NE

O SBT Nordeste realiza, no próximo dia 27 de outubro, das 12h20 às 14h20, o segundo debate entre candidatos à Presidência da República direcionado aos temas da Região Nordeste. O encontro é promovido pelas afiliadas da emissora na região, com imagens geradas pela TV Aratu (SBT – Bahia).
O debate será transmitido ao vivo e terá duas horas de duração, dividido em quatro blocos, nos quais os candidatos José Serra (PSDB), da coligação Brasil Pode Mais, e Dilma Rousseff (PT), da coligação Para o Brasil seguir mudando, farão perguntas entre si e responderão as perguntas de jornalistas das emissoras integrantes do SBT Nordeste. Assim como no primeiro turno, a TV Jangadeiro participa do evento com a jornalista Kézya Diniz.

Petrobras vai investir em 9 projetos no Estado

 
Rio. O Ceará liderou, no Nordeste, a contratação de projetos sociais por meio da seleção pública 2010 do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. E é o segundo no País, atrás do Rio de Janeiro, que garantiu a aprovação de dez projetos. No Estado, serão nove projetos financiados no período de dois anos. Inscritos, foram 223.

Mais de 30 municípios cearenses serão beneficiados. Dentre as cidades estão: Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Iguatu, Várzea Alegre, Juazeiro do Norte, Jardim, Jati, Barbalha, Crato, Caririaçu, Martinópole, Marco, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Mauriti, Milagres, Milhã, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Independência, Santa Quitéria, Tamboril, Massapê, Catunda, Sobral, Alcântara, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Jucás, Madalena, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaribara e Jaguaruana.

No total, o programa destina R$ 110 milhões para 113 projetos no País. Foram selecionados 40 projetos do Nordeste, que serão contemplados com R$ 40,4 milhões, outros 31 são do Sudeste (R$ 31,8 milhões), 16 do Sul (R$ 11,2 milhões), 14 do Norte (R$ 13,1 milhões) e oito do Centro-Oeste (R$ 9,1 milhões). Além destes, outros dois são de abrangência nacional e dois, regionais, que receberão R$ 3,9 milhões. O anúncio dos projetos foi feito ontem na sede do Afroreggae, na favela Vigário Geral, no Rio de Janeiro.

O gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luís Fernando Nery, explicou que a maior participação do Nordeste no resultado da seleção deve-se a um critério previsto no edital, que estabelecia dois projetos por estado na região do semiárido. Decorre também, segundo ele, pelo fato da região ter o maior número de estados no País, além de ser uma área com maiores índices de pobreza, mortalidade infantil, exclusão social. "O regulamento considera a realidade brasileira", justificou. De acordo com ele, as prioridades para seleção são geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para qualificação e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Segundo a Petrobras, o programa consolidada a estatal como a maior patrocinadora de projetos sociais do Brasil. A Bahia garantiu patrocínio para oito projetos. Pernambuco teve sete selecionados. Alagoas, quatro. Maranhão e Rio Grande do Norte, três, cada. Paraíba, Piauí e Sergipe, dois, cada.

A seleção distribuiu os projetos em mais de 450 municípios do País. No total, 5.183 projetos foram inscritos na seleção pública. De 2007 a 2009, o programa investiu R$ 396 milhões em mais de 1,8 mil projetos. O programa prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão até 2012, que deverão atender 18 milhões de pessoas.

CAROL DE CASTRO*REPÓRTER

Estado tem déficit anual de 80% em ações não julgadas


Iguatu. Os dados do Conselho Nacional de Justiça revelam que de cada 100 processos ajuizados no ano passado, no Ceará, somente 22 foram sentenciados. Há uma demanda anual reprimida em cerca de 80%, sem observar as ações já existentes. O acúmulo generalizado de processos e reduzido número de juízes e de servidores públicos concursados pelo Tribunal de Justiça colocam o Estado como um dos piores do Brasil, no ranking da prestação de serviço jurisdicional.

Um exemplo dessa precária realidade é constado facilmente na região Centro-Sul. Nesta cidade, que é polo regional, com cerca de 100 mil habitantes, existem aproximadamente 20 mil processos aguardando julgamento. São apenas duas varas e um juizado especial para dar conta da demanda diária. Nas cidades de Orós, Jucás, Cariús, Quixelô e Várzea Alegre sequer há juízes titulares. Magistrados de outras comarcas respondem provisoriamente, indo uma ou duas vezes por semana.

A morosidade do Judiciário não decorre apenas da quantidade de juízes, mas também do reduzido número de servidores e da falta de infraestrutura adequada. "É humanamente impossível dar conta da demanda de processos", observou o presidente da OAB, no Ceará, Valdetário Monteiro, que criticou a exacerbada terceirização dos servidores e defendeu a ampliação do quadro de funcionários do Tribunal de Justiça por meio de concurso público.

Leia mais...

Atrás nas pesquisas, Serra adota tom combativo em debate na TV

Atrás nas pesquisas de intenção de voto, o candidato José Serra (PSDB) saiu do tom moderado e adotou uma postura mais combativa contra a adversária na disputa presidencial, Dilma Rousseff (PT), no debate da TV Record. 

Mais sério do que em debates anteriores, o tucano foi ao ataque usando os escândalos na Casa Civil, o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e tentou inverter os ataques feitos a ele pela campanha petista, que o acusa de defender a privatização. Nos temas da banda larga e da Petrobras, sugeriu que quem trabalhou pela privatização foi Dilma.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Há cerca de uma semana da eleição, 18% não têm certeza do voto

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta segunda-feira mostra que 18% dos eleitores ainda não têm certeza do voto para presidente neste segundo turno. A conta inclui a fatia de 7% de indecisos - número que avançou três pontos em relação aos 4% registrados na pesquisa anterior -, além de outros 11% que declararam ainda considerar a possibilidade de mudar de opinião até o dia 31 de outubro.

Nos próximos dias, os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) planejam intensificar a agenda de viagem para correr atrás dos eleitores que ainda não se decidiram. O histórico das últimas eleições, entretanto, indica uma tendência de que os indecisos se distribuam entre os candidatos seguindo uma proporção semelhante à indicada nas pesquisas que antecedem o pleito.

Fonte: Último Segundo (IG)...

Casos de dengue hemorrágica preocupam moradores em Acopiara

O número de casos suspeitos de dengue hemorrágica registradas em pacientes atendidos pelo hospital municipal Júlia Barreto em Acopiara está preocupando a população do município. 

Muitos desses pacientes, com plaquetas baixas, são transferidos em estado grave para o hospital regional de Iguatu.

A Secretaria da Saúde em Acopiara através Vigilância Epidemiológica ainda não se pronunciou sobre a gravidade do assunto. 

Moradores do município já classificam a epidemia como a pior dos últimos tempos.

Governo do Ceará evita se posicionar sobre criação de Conselho do Comunicação

 O governo do Ceará não quer se manifestar sobre a proposta de criação de um Conselho Estadual do Comunicação. A Assembleia Legislativa do estado aprovou na semana passada um projeto de indicação que sugere a implantação do colegiado para exercer funções “consultivas, normativas, fiscalizadoras e deliberativas” em relação aos veículos de comunicação locais.

De acordo com a assessoria de imprensa do estado, o projeto ainda “não chegou” ao governador e terá 90 dias para avaliar “a legalidade e o mérito da questão”. Mesmo que o executivo dê parecer favorável, a criação do conselho ainda terá um longo caminho.

Um projeto de indicação é um dispositivo pelo qual o deputado sugere que o governo do estado elabore um projeto de lei sobre o tema. Se isso ocorrer, a legislação ainda precisa tramitar e ser aprovada pela Assembleia. A autora do projeto foi a deputada estadual Raquel Marques (PT). Parlamentares de outros partidos já pediram ao governador Cid Gomes para rejeitar a proposta.

As empresas cearenses de rádio e televisão se manifestaram contra a proposta. A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Ceará (Sindatel) divulgaram nota de repúdio ao projeto. De acordo com as entidades, um conselho seria uma “dissimulada pretensão de cerceamento” da liberdade de expressão e comunicação.

O texto aprovado pela Assembleia Legislativa e que agora será analisado pelo governador estabelece que o Conselho Estadual de Comunicação seria ligado à Casa Civil e composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo do estado, Ministério Público, escolas de comunicação e entidades da sociedade civil.

Segundo a deputada Raquel Marques, a criação de conselhos de comunicação é uma demanda antiga de setores da sociedade civil. Na justificativa do projeto de indicação, ela argumenta que essa foi uma das propostas aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação, convocada no ano passado pelo governo federal.

Mais de 50 organizações da sociedade civil do setor cultural e da comunicação divulgaram um manifesto em defesa do projeto no Ceará. De acordo com eles, o conselho terá como principal finalidade “ servir de instrumento para garantir a participação popular, o controle social e a gestão democrática, envolvendo o planejamento e o acompanhamento da execução das políticas e serviços públicos” e está “longe de ser uma tentativa de censura ou cerceamento”.

Rodovia recém-inaugurada que liga Iguatu a Quixelô já apresenta várias irregularidades na pista

 
Inaugurada no início do mês de abril deste ano, com um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 5,5 milhões, a rodovia CE-375, no trecho que liga o município de Quixelô ao entroncamento da rodovia CE-060 (16,3 quilômetros), que dá acesso a Iguatu, já começa a apresentar os primeiros problemas na sua manta asfáltica.

Vários trechos da rodovia que foi construída pela construtora Delta Ltda já se encontram com ondulações na pista, além de apresentar esfarelamento na camada de asfalto, ocasionando riscos de derrapagem para os veículos que trafegam naquela localidade, conforme denuncia as imagens abaixo.

Muitos motoristas têm demonstrado preocupação com a situação da rodovia e quanto ao futuro da mesma, pois nem bem foi concluída e já se encontra nessas condições. A tendência, segundo alguns observadores, vem com o início da quadra chuvosa e também a conclusão do trecho que liga o município de Quixelô a Solonópole, o que vai desencadear um fluxo muito maior de veículos que deverão se deslocar para a cidade de Fortaleza pela referida rodovia, já que o percurso será diminuído em aproximadamente 80 Km.

De acordo com informações do secretário de comunicação da Prefeitura de Iguatu, Tércio Júnior, que esteve no local, o problema já foi comunicado ao superintendente do 9º Distrito Operacional do DER de Iguatu e também ao superintendente do DER em Fortaleza, Dr. Francisco Quintino Vieira Neto.

Iguatu Notícias

Vice de Serra registra na Justiça pesquisa interna que aponta empate técnico

A campanha do candidato a presidente José Serra (PSDB) decidiu registrar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pesquisas eleitorais internas para poder divulgar seus resultados que, segundo afirmou na tarde desta segunda-feira o candidato a vice Indio da Costa (DEM), apontam empate técnico com a adversária Dilma Rousseff (PT). 

"Todas as nossas pesquisas internas dão empate técnico. As pesquisas são feitas no Brasil em geral por cota, o que dá uma distorção enorme num país continental. Com 136 milhões de eleitores, você não pode achar que o mesmo percentual de eleitores que não vai votar num determinado Estado é igual a de outro. Vamos divulgar e, pode ter certeza, vai dar empate técnico. Porque todas que nós encomendamos estão dando", disse Índio da Costa.

A campanha de Indio contratou o GPP, por R$ 160 mil, para realizar pesquisas entre sábado e hoje, ouvindo 4.047 pessoas. Ela está registrada no TSE sob o número 37.219/2010.

Dilma cai dois pontos e Serra um, aponta pesquisa Vox Populi

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira mostra a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de votos totais, enquanto José Serra (PSDB) aparece com 38%. 

Em relação ao levantamento anterior, feito entre os dias 15 e 17 de outubro, a petista oscilou dois pontos para baixo e o tucano, um.
O número de eleitores que dizem votar nulo ou em branco é de 6%. Entre os que se dizem indecisos ou não responderam, o número aumentou de 4% para 7%. 

Pelos votos válidos, Dilma conta com 57% contra 43%. 

Segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados dizem já ter certeza da decisão tomada. 

No Nordeste, a petista conta com 64% das intenções de votos contra 27% do adversário. No Sul, a vantagem é do tucano: 47% a 39%. No Sudeste, Dilma venceria por 44% a 40%. 

Entre os eleitores de Dilma, 53% são homens e 46%, mulheres. Já Serra tem mais apoio entre mulheres (40%) do que entre os homens (36%). 

A pesquisa mostra que a petista venceria entre eleitores católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Entre os eleitores que não têm religião, a vantagem da petista é de 46% a 38%. 

O levantamento, encomendado pelo portal iG, ouviu 3.000 pessoas em 214 cidades, entre os dias 23 e 24 deste mês. 

A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número 37.059/10.

Em depoimento, Erenice contraria versão da Casa Civil e admite encontro com consultor

A ex-ministra Casa Civil, Erenice Guerra, recuou e admitiu nesta segunda-feira que se encontrou nas dependências da Presidência da República com empresários da companhia de energia solar EDRB, que procuraram o filho dela para viabilizar contratos com o governo. 

A Folha teve acesso ao depoimento prestado na manhã desta segunda-feira à Polícia. Em mais de cem perguntas, Erenice sustentou a tese que não sabia que o filho Israel tinha a empresa Capital Consultoria, que cobrava "taxa de sucesso" para conseguir contratos com o governo federal.
Um dos casos investigados pela PF é a negociação com a EDRB, que tem como consultor Rubnei Quícoli. Ele afirma que, após a reunião com Erenice, Israel e o sócio, Vinícius de Oliveira Castro, passaram a cobrar dinheiro para viabilizar o financiamento do BNDES. 

Quando era ministra, Erenice negou que se encontrou com Quícoli. À PF, admitiu a reunião. 

"Através de levantamentos pelo assessor Vladimir [Muskathirovic] soube que a reunião foi em 10/11/2009. 

Que a mesma foi presidida por Vladmir. Que foi informada por Vladmir, a declarante participou da reunião por alguns minutos, salvo engano entre 20 e 30 minutos", disse Erenice. 

A versão dada à PF contraria o que a Casa Civil, quando Erenice era ministra, afirmou em setembro. Disse que apenas o assessor participou da reunião. Essa versão é sustentada pelo governo até hoje. 

O depoimento prestado à PF desmente que a própria Erenice já disse sobre o caso. Em entrevista à revista "Istoé", ela disse que não se encontrou com Quícoli. "Nunca recebi. Ele foi recebido na Casa Civil pelo meu assessor", afirmou. 

Braço direito da presidenciável petista Dilma Rousseff, Erenice era secretária-executiva da candidata quando recebeu no Planalto empresários que negociavam contrato com a empresa de lobby dos filhos dela e de assessores da Casa Civil. Após a Folha publicar a informação, ela pediu demissão. 

A Folha

Jornalista é indiciado pela PF por violação de sigilos

A assessoria da Polícia Federal informou que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. foi indiciado nesta segunda-feira (25) pela suspeita de crimes de corrupção ativa, violação de sigilo funcional, uso de documento falso e por oferecer vantagem a testemunha.

Ribeiro chegou à Superintendência da PF em Brasília por volta das 9h20. Segundo a Polícia Federal, o depoimento começou às 10h30 e só terminou às 16h30.

O jornalista foi apontado pela Polícia Federal como o autor do pedido de violação de dados fiscais de integrantes do PSDB e de familiares do presidenciável José Serra.

O advogado de Ribeiro Jr., Adriano Bretas, disse que o indiciamento vai permitir o esclarecimento do caso. "A defesa vê o indiciamento dele como uma coisa positiva, porque agora as especulações a respeito dos fatos vão ser cessadas. Ele vai pass

Grupo de situação em Acopiara poderá optar por Robinho como candidato a prefeito em 2012


Faltando pouco mais de um ano e oito meses para a eleição municipal em Acopiara vários nomes já surgem dentro do grupo de situação liderado pelo prefeito Antonio Almeida Neto (PTB) com grandes possibilidades de sairem candidatos a prefeito em 2012.

Com a possível eleição da candidata Dilma Roussef (PT) para presidente da República, nomes como o do vice-prefeito Tião Mandu (PT), homem fiel ao grupo Almeida poderá ser a bola da vez.

Por outro lado, outros nomes surgem em pé de igualdade e com as mesmas possibilidades. São eles: Dra. Teca (secretária da Saúde) que em tese não poderia suceder o cunhado, Vicente Júnior (secretário de Educação) e Robinho (secretário da Cultura), este último, o preferido do prefeito por ser o seu sobrinho e pessoa de confiança.

Caso Robinho seja o escolhido dentro do grupo de situação, resta saber, se o PT de Tião terá fôlego  suficiente para lançar candidatura própria. 

Nos bastidores, há quem comente que o PT rejeita a possibilidade de submeter o nome de Tião a uma pesquisa interna por entender ser ele o candidato natural do grupo.

Há quem diga ainda que a preferência do prefeito por Robinho tem a ver com possíveis traições no futuro. O grupo Almeida se sente vítima desse processo.

Revista Veja diz que PT quer fazer laboratório de censura no Ceará

Repercute na imprensa nacional a suposta intenção do PT de controlar os meios de comunicação no Ceará. A revista Veja denuncia que o PT estaria fazendo no Ceará um “laboratório de censura à imprensa e a emissoras de rádio e TV”. 

A publicação se baseia no projeto da deputada petista Rachel Marques, que propôs a criação de um Conselho Estadual de Comunicação Social (Cecs). A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e ainda depende do encaminhamento do governador Cid Gomes para virar Lei.

O texto do projeto diz que o objetivo é controlar abusos e arbitrariedades dos meios de comunicação, servindo ainda para a fiscalização das licenças e concessões federais de rádio e televisão. O controle do Cecs ficaria à cargo de representantes dos movimentos sociais. A revista Veja diz que estes são “massa de manobra do partido”.

Segundo a revista, a ideia de controlar a imprensa foi lançada na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, e tem a orientação do governo Lula. A iniciativa começa a inspirar os governos da Bahia, Piauí e São Paulo, além da prefeitura de Fortaleza, afirma a Veja.

Revista Veja

Reviravolta: insatisfação com o PT pode mudar cenário na Paraíba e levar aliados a apoiar José Serra

Presidentes de partidos aliados do PMDB já cogitam abandono da campanha de Dilma e adesão a Serra

Mostrando mágoas com a ausência de articulações políticas por parte do PT da Paraíba, dois presidentes de partido da base aliada do governador José Maranhão, que pediram o anonimato, declararam ao portal PB Agora, na tarde deste domingo (24), a possibilidade de abandonar a campanha de Dilma Rousseff e aderir à campanha do candidato do PSDB, José Serra.

Segundo os dirigentes, desde o inicio da campanha eleitoral a candidata do PT, Dilma Rousseff e o presidente Lula (PT), sequer cogitaram a possibilidade de pisar em solo paraibano, já o candidato José Serra (PSDB), durante toda a campanha eleitoral, compareceu pelo menos duas vezes na Paraíba, além de conceder entrevistas a emissoras locais por mais de uma vez.

A insatisfação com a falta de articulação do PT da Paraíba é tamanha, que um dos dirigentes ‘insatisfeito’, não mediu palavras para definir a participação do partido do presidente Lula nas eleições deste ano na Paraíba.

“O PT não ajudou em nada, nem politicamente, pois não conseguiu trazer o presidente, nem a candidata Dilma e nem contribuiu financeiramente, pois até agora não tivemos nenhum tipo de suporte do PT nacional e estadual aqui na Paraíba”, disparou.

Para os dois dirigentes, não adianta pedir votos para uma candidata que não transmite reciprocidade para os aliados.

A insatisfação dos dirigentes já foi comunicada ao presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, mas até agora não houve respostas por parte da executiva.

Os dirigentes não descartaram a possibilidade de fazer o anúncio oficial da ‘mudança’ essa semana.

“Se não houver nenhuma resposta, nós iremos à público anunciar a nossa posição”, finalizou.

Leia mais...

Pesquisas internas do PSDB indicam empate técnico entre Serra e Dilma , afirma Lauro Jardim - Coluna Radar VEJA

Ao contrário das pesquisas do Datafolha, Ibope e outros institutos, que cravam algo como dez pontos percentuais de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff, os trekkings diários encomendados pelo PSDB têm mostrado uma situação diferente: empate.

Realizadas sob a coordenação de Antonio Prado Júnior, o Paeco, essas pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma. Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.

Em Minas, essas mesmas pesquisas também registram um empate: 50% a 50% nos votos válidos. Aliás, para o comando tucano vencer em Minas é vital para um envetual triunfo no domingo.

Nunca é demais ressaltar que, embora encomendados pelos tucanos,  foram esses mesmos trekkings que nos dez dias que antecederam o primeiro turno mostravam que haveria segundo turno.

Leia mais...

Mentiras do PT fazem Governador reeleito do PMDB no Mato Grosso do Sul virar pra Serra (PSDB)


O governador reeleito do Mato Grosso do Sul (MS), André Puccinelli (PMDB), que agora faz campanha para o candidato à Presidência da República José Serra (PSDB), disse que muitos petistas “são mentirosos e safados.” Puccinelli desmentiu que tenha chamado Dilma Rousseff de “bruxa,” como algumas lideranças do PT afirmaram no Estado.

“O PT fez uma das campanhas mais baixas que Mato Grosso do Sul já viu. Eu faço uma campanha limpa e sem agressões físicas e morais como a que é feita pelos petistas,” afirmou o governador peemedebista. Puccinelli chamava Dilma de “fada madrinha” e mudou de lado. Agora diz que ela é “ex-fada madrinha”. 

Na TV

O governador eleito também confessou que ficou “irritado” com a campanha televisiva de Zeca do PT na última semana do pleito, que mostrou Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuindo a ele declarações que “não tinha feito.” Ainda comparando sua campanha à do PT, Puccinelli argumentou que nunca ofendeu o presidente Lula.

“Mas ele nos ofendeu muito. Nós não somos dessa laia, não baixamos o nível,” cutucou. O peemedebista alegou que a população sul-mato-grossense quer um estado de “paz no campo, longe de invasões, sem greves.” E ressaltou as “conquistas” que fizeram o MS o estado que passou de sexto para o terceiro melhor salário do País pago aos professores da rede estadual.

Educação

Segundo ele, é um fato que demonstra “a preocupação” do governador com o futuro das crianças e jovens com a educação de qualidade. Em discurso, ao lado do governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante o ato pró-Serra em Campo Grande (MS), o governador declarou que Serra terá “uma vantagem de pelo menos 15 pontos percentuais sobre Dilma no Estado.” 

Alckmin venceu em MS no primeiro turno e por isso, Puccinelli pediu aos eleitores que “repitam” no dia 3 e não “viagem no dia da eleição.” Emocionado, Puccinelli estava ao lado de 56 prefeitos contra os nove que prestigiaram o deputado federal Michel Temer (PMDB), candidato a vice na chapa de Dilma, em reunião realizada na semana passada em Campo Grande.

Governo do Estado faz entrega de medidores do Programa Hora Sazonal no Centro-Sul


 
O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, entregou 91 kits com medidores de energia do Programa Hora Sazonal para produtores da região Centro-Sul. O evento aconteceu na manhã da última sexta-feira, no auditório do Crede 16, no município de Iguatu, com a presença do prefeito de Iguatu, Agenor Neto, do sec. de agricultura do município, Francisco Benigno Sales, do gerente local da ematerce, Joaquim Virgulino, e demais autoridades. 

O Hora Sazonal beneficia agricultores que praticam irrigação com isenção de ICMS e descontos de 73% a 86% na tarifa de energia Elétrica.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) adquiriu mais de 1000 kits do Programa, em parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Os produtores contemplados com os equipamentos são beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e se cadastraram no site da SDA. Eles receberam o medidor e toda estrutura pronta para colocar nos postes de energia.

Amorim ressaltou a importância do investimento e falou das dificuldades enfrentadas para que o projeto chegasse ao estágio avançado em que se encontra. “Se investirmos em irrigação, nós vamos preservar matas ciliares, diminuir a área cultivada e aumentar a produção”, pontuou. O secretário pediu que os produtores aproveitassem ao máximo os benefícios dos kits e que procurassem ajuda da Ematerce e do Instituto Agropolos.
 
Iguatu Notícias

Padre morre após ser baleado e sofrer acidente na BR-222

O padre Josenir Moraes dos Santos, 48, da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Messejana, em Fortaleza, morreu após ser atingido por um tiro, na madrugada desta segunda-feira (25), por volta das 3h20min. Ele dirigia o Gol de placas NUS-9131, com licença do Ceará, e estava sozinho. Após ser baleado, o padre perdeu o controle do veículo e saiu da pista no quilômetro 77 da BR-222, em São Luís do Curu, derrubando a cerca de arame farpado de uma residência à margem da rodovia.
Quando a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local do acidente, encontrou o padre bastante ensanguentado e já sem vida. A princípio, eles suspeitaram de homicídio, pois os danos no veículo, aparentemente, não indicavam que pudesse provocar a morte de alguém. Mas a confirmação de assassinato só ocorreu por volta de 9h30min desta segunda, após o corpo do padre ser examinado pela equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

A inspetora da PRF, Adriana Maia, de plantão na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), informou que os policiais rodoviários federais tiveram de quebrar o vidro do Gol para verificar se o condutor estava vivo, porém foi constatada a morte da vítima. A Perícia Pefoce só chegou momentos depois para verificar a causa da morte do padre.

Jangadeiro Online

PSDB dispara 5 milhões de ligações de Aécio

Como última ofensiva para conquistar eleitores em Minas Gerais, uma gravação com a voz do senador eleito Aécio Neves (PSDB) pede, desde ontem, votos para o candidato tucano José Serra. 

O objetivo da campanha é explorar o capital político do ex-governador no Estado e atingir 5 milhões de pessoas nos próximos dias.
O número é expressivo. Trata-se de um quinto do eleitorado local, que elegeu Aécio para uma vaga do Senado com 39,47% dos votos. 

As telemensagens fazem parte de um derradeiro esforço da campanha nacional tucana para atrair votos no segundo maior colégio eleitoral do país.
 
FOCO MINEIRO
 
Por seu tamanho, o Estado de Minas Gerais é apontado como o fiel da balança das eleições. Tradicionalmente, quem vence lá acaba deixando as urnas eleito presidente da República.
Não por acaso, Serra e sua adversária do PT, Dilma Rousseff, transformaram o Estado em uma das trincheiras mais cobiçadas desta campanha. 

Enquanto o primeiro conta com o apoio de Aécio-- escolhido senador após dois mandatos no Palácio da Liberdade--, a segunda exibe ao seu lado o presidente Lula, igualmente bem avaliado pela população mineira. 

José Serra ainda não bateu o martelo, mas deve visitar Minas mais uma vez antes do segundo turno, no dia 31. 

Dilma encerrará sua campanha em Belo Horizonte, no sábado, véspera da votação. 

Apesar de ter nascido na capital, esse vínculo não lhe rendeu a vitória no primeiro turno. Foi Marina Silva, do PV, quem levou a maioria dos votos por lá. Serra acabou em terceiro lugar. 

Hoje, as pesquisas internas do PSDB dão conta de que, em terras mineiras, o tucano está à frente por uma curta vantagem. As do PT, ao contrário, mostram liderança de sua candidata um pouco acima da margem de erro.
 
DIFERENÇA
 
Nas palavras de um tucano, Aécio pode fazer a diferença e definir o jogo mineiro. O ex-governador rodou o Brasil nos últimos dias em favor do aliado, mas integrantes da campanha pedem que, a partir de agora, ele não tire os pés do Estado. 

Segundo a Folha apurou, o comando da campanha oposicionista está contente com o desempenho do aliado neste segundo turno, ao contrário das críticas do primeiro de que não se engajava. 

Além das telemensagens com sua assinatura de voz --estratégia já empreendida no Paraná por Beto Richa, eleito governador do Estado, por exemplo-- Aécio apareceu em diversos programas de TV. Há quem defenda que ele substitua Serra nas inserções do horário eleitoral gratuito. 

Nas contas do tucanato, só Minas pode neutralizar os votos do Nordeste, região que deu à Dilma no último Datafolha uma liderança com 65% dos votos, contra 28% dados a José Serra.

Reta final: uma pesquisa por dia até a eleição -fora as confusões

Uma avalanche de pesquisas sinalizará a reta final da eleição. A partir desta segunda, todo dia uma nova sondagem deve ser divulgada. A sucessão de pesquisas, em tese, ajuda a clarear as tendências finais. Mas convém tomar precauções ao analisar os resultados.

A primeira a ser divulgada deve ser do Vox Populi, desta segunda. Nesta terça tem Datafolha. Sensus sai na quarta, e Ibope, na quinta. O Datafolha publica outra sondagem na sexta. E, no sábado, véspera da eleição, Ibope, Vox e Datafolha devem divulgar as últimas pesquisas.

Sem contar as sondagens não-registradas, feitas por conta dos próprios institutos ou contratadas por campanhas e empresas, virão a público, de hoje até as urnas, pelo menos oito pesquisas de institutos que acompanharam a sucessão desde o começo. É bastante, mas não tudo.

Há novidades de última hora. O GPP, instituto ligado a Cesar Maia (DEM), registrou pesquisa presidencial contratada pelo candidato a vice de José Serra (PSDB), Índio da Costa, e está apto a divulgá-la a partir de amanhã.

Inédito nesta sucessão presidencial, o instituto Veritá protocolou registro e pode divulgar pesquisa a partir de quinta. É duvidoso se o fará. Na semana passada, o Veritá também registrou sondagem paga com recursos próprios mas não se tem notícia do resultado.

Dos quatro institutos veteranos nesta sucessão, três mostravam a mesma tendência até a semana passada: um alargamento da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) para pelo menos 12 pontos, considerados os votos válidos. 

Só o Sensus mostrou estabilidade. Dos quatro institutos, é o que divulga pesquisas com menos frequência. Incluindo-o na média das quatro sondagens mais recentes de todos os institutos, o quadro era, até sexta-feira, de 55% a 45% para Dilma.

Mas essa medição não computou eventuais efeitos do chamado “bolinhagate”, nem das denúncias contra pessoas ligadas a Dilma no noticiário do final de semana, tampouco do debate da TV Record. A tendência do eleitor pode ter mudado, e é isso que se deve procurar nos números a partir de hoje.

A comparação das pesquisas ao longo do tempo é mais importante do que os porcentuais em si. Só o histórico é capaz de indicar para onde vai o eleitorado, se um candidato está em ascensão ou queda. É o que Vox Populi, Datafolha, Sensus e Ibope, pela ordem, mostrarão a partir de hoje.

Não se pode dizer o mesmo de GPP e Veritá. Deles, não se tem referência nesta eleição presidencial. Surgem para um tiro solitário e incomparável. Equiparar seus resultados, sejam eles quais forem, aos dos institutos que têm histórico nesta sucessão é arriscar-se à confusão.

Morre ex-prefeito de Lavras da Mangabeira, Chico Aristides

Na madrugada deste domingo (24), o ex-prefeito do município de Lavras da Mangabeira, distante 434 Km de Fortaleza, foi vítima de falência múltipla de órgãos.

Em 2009, Francisco Aristides Ferreira, conhecido como Chico Aristides, esteve acometido de um Acidente Vascular Cerebral – AVC. 
 
Ele estava internado no Hospital Monte Klinikum, na capital. Após entrar em coma, junto a um quadro de diabetes, prostração e insuficiência renal, o resultado foi o colapso acontecido na madrugada de hoje.

O sepultamento será em Lavras da Mangabeira, nesta segunda-feira (25). O corpo será velado na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer. Autoridades da região e, eleitores do ex-gestor do município em três oportunidades, prometem acompanhar os ritos do funeral.
 
Blog do Fabrício Moreira

Debate da TV Record no segundo turno será decisivo, afirmam campanhas

O debate entre os candidatos à Presidência da República que a TV Record vai promover nesta segunda-feira (25), às 23h, e que será transmitido ao vivo pelo R7, será decisivo para o resultado do segundo turno das eleições deste ano, marcado para o dia 31 de outubro. É o que dizem os principais coordenadores das campanhas de Dilma Rousseff (PT) e de José Serra (PSDB). 

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, que coordena a campanha petista, afirma que o encontro na última semana de campanha será importante para os candidatos reafirmarem suas propostas. Ao R7, Dutra disse esperar que os ânimos estejam acirrados por conta da reta final, mas afirmou acreditar em um debate de alto nível.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente do seu partido e principal coordenador da campanha de Serra, também disse acreditar em um encontro de alto nível e confia que o tucano pode reverter a desvantagem apontada nas pesquisas de intenção de voto.

Jornalista depõe à PF sobre quebra de sigilo de tucanos

O jornalista Amaury Ribeiro Jr., ligado ao "grupo de inteligência" na fase da pré-campanha de Dilma Rousseff, prestará mais um depoimento à Polícia Federal hoje.
A PF investiga quem ordenou e pagou pela quebra ilegal do sigilo fiscal de dirigentes tucanos e familiares do candidato José Serra (PSDB).
Ribeiro Jr. admite ter pedido dados dessas pessoas, mas nega ter solicitado acesso a documentos sigilosos.
Todos os alvos do jornalista tiveram seus dados violados em duas agências da Receita Federal em São Paulo. 

O despachante Dirceu Rodrigues Garcia declarou à polícia que o jornalista o contratou para obter informações fiscais sigilosas de familiares e aliados de Serra. Essas informações foram parar num dossiê que circulou na pré-campanha petista. 

Garcia afirma ter recebido de Ribeiro Jr. R$ 12 mil em dinheiro em outubro de 2009. No mês passado, alega ter recebido mais R$ 5.000. 

No último depoimento que concedeu à PF, o jornalista não esclareceu se recebeu ou não orientação para investigar tucanos. Ele apenas afirmou que iniciou a apuração porque soube que uma equipe liderada pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra, estaria reunindo munição contra o ex-governador Aécio Neves. 

Nessa época, Aécio e Serra disputavam a indicação do partido para concorrer à Presidência da República.
 
VAZAMENTO
 
No último depoimento, Ribeiro Jr. atribuiu a uma ala do PT o vazamento do dados que coletou. Segundo ele, um setor do partido disputava o controle de contratos da área de comunicação. 

O PT nega que a ordem para encomendar a quebra de sigilo tenha sido dada pela campanha, assim como refuta ter operado qualquer dossiê para atacar o adversário. 

Embora o jornalista tenha negado que trabalhou para a campanha petista, ele participou de ao menos uma reunião da "equipe de inteligência" em 20 de abril deste ano, num restaurante de Brasília.
 
MESMA AGÊNCIA
 
Ele é amigo de Luiz Lanzetta, dono de uma empresa contratada na ocasião para administrar contratos de comunicação para a campanha de Dilma Rousseff. 

A Lanza Comunicação tem conta na mesma agência bancária, em Brasília, onde foram feitos os depósitos no mês passado em nome do despachante Dirceu Garcia. 

Agora, a PF quer identificar a origem do dinheiro pago ao despachante.

Pesquisa aponta que maioria do eleitorado brasileiro acredita que Serra é mais preparado para melhorar saúde

Na pesquisa Ibope divulgada semana passada no quesito "Saúde" quando questionados sobre quem seria o melhor candidato para “melhorar a qualidade da saúde e dos hospitais públicos do País”, houve empate entre os candidatos Dilma Roussef e José Serra, em 44% dos 3.010 eleitores entrevistados.

Porém, entre os eleitores com renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos, o percentual dos que apostam em José Serra sobe para 59%, contra 30% de Dilma. Entre os mais pobres, 37% indicam o tucano, contra 53% da petista.

Deputado Roberto Cláudio é cotado para a pasta da Saúde do Estado

O deputado estadual reeleito Roberto Cláudio (PSB) é o mais cotado para ocupar a Secretaria da Saúde do Estado. Além de ser médico, reúne outro ingrediente que o governador Cid Gomes (PSB)  procura: tem especialização em gestão na área da saúde nos EUA.

Cláudio não fala no assunto, mas tem a simpatia do segmento de saúde. Na condição de vice-líder do governo, atuou bem. É tido como um cidista de origem. Era do PHS, mas acabou indo para o PSB convidado pelo próprio governador.

Eliomar de Lima

Liberdade de expressão ameaçada: Após Ceará, três Estados planejam vigiar mídia

Pelo menos mais três Estados se preparam para criar conselhos de comunicação com o objetivo de monitorar a mídia, a exemplo do já ocorrido no Ceará, informa reportagem de Elvira Lobato, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). 

O governo de Alagoas, do PSDB, estuda transformar um conselho consultivo em deliberativo, com poder semelhante ao do cearense. 

No Piauí, um grupo de trabalho nomeado pelo ex-governador Wellington Dias (PT) propôs a criação de órgão para, entre outras funções, vigiar o cumprimento das regras de radiodifusão.

Na Bahia, governada pelo PT, o conselho seria vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado.

Nos três casos, há envolvimento do Executivo. Em São Paulo, tramita projeto similar ao do Ceará. A criação dos conselhos foi recomendação da Conferência Nacional de Comunicação, convocada pela gestão Lula. 

Entidades da área criticam as iniciativas. A Abert (do setor de rádio e TV) teme a simulação de "clamor para justificar" o controle social sobre a mídia pelo governo federal. 

Folha.com

domingo, 24 de outubro de 2010

Cid Gomes e lideranças comandam reunião pró-Dilma em Iguatu

 
O governador Cid Gomes (PSB), comandou na ultima sexta-feira, 22, um forte movimento em Iguatu, com vistas ao fortalecimento da campanha de Dilma Rousseff (PT), na região Centro-Sul do estado.

Várias lideranças políticas estiveram presentes ao evento, entre as quais, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), os deputados federais, José Guimarães (PT) e João Ananias (PC do B), deputados estaduais, Zezinho Alburquerque (PSB), Dr. Sarto (PSB), e a candidata eleita Mirian Sobreira (PSB), além dos senadores eleitos José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), e prefeitos da região, que ao se pronunciarem puxaram um coro em favor da candidatura petista.

Uma grande platéia se fez presente no auditório do CDL de Iguatu, às 19 horas. Militantes, simpatizantes, e até alguns mais exaltados, como foi o caso do ex-vereador de Iguatu, Chico Neto, que ao pedir a palavra tentou apequenar as discussões, sendo repreendido pela demais lideranças presentes.

O governador Cid Gomes ao comandar a reunião, usou um discurso de união pelo bem comum do Ceará, onde segundo ele, o projeto de continuação do governo Lula é o que mais se adequa às realidades do nosso estado. "Quero pedir o voto de todos vocês no dia 31 de outubro, e tenho total confiança que o estado do Ceará vai dá 80% dos votos a Dilma, que com certeza irá dá continuidade ao projeto de crescimento do Ceará. Nós temos ainda um longo caminho pela frente até o dia da eleição, daí a necessidade da gente assegurar a manutenção desse projeto", disse Cid Gomes, que se mostrou confiante na vitória da sua candidata.
 
Iguatu Notícias

Serra tem novo direito de resposta sobre uso da expressão 'caixa 2' em propaganda petista

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu direito de resposta à coligação do candidato tucano à Presidência, José Serra, no programa de sua adversária, Dilma Rousseff (PT), pelo uso da expressão "caixa dois". É a segunda vez que o tribunal decide pelo direito à campanha tucana. 

Na decisão do ministro Joelson Dias, a expressão "suposto caixa dois na campanha de Serra", usada para citar suposto desvio de R$ 4 milhões noticiado pela revista "IstoÉ", foi uma tentativa de contornar a primeira expressão suspensa _"suposto caixa dois da campanha tucana". 

A coligação de Dilma justificou que baseou seu uso em matérias divulgadas pelos meios de comunicação. Para o ministro, porém, a propaganda imputou a Serra participação no suposto roubo. Ele entendeu que houve "deturpação da notícia, em mensagem, ofensiva e inverídica". 

O direito de resposta deve ser veiculado no início do programa eleitoral de rádio da coligação de Dilma pelo tempo de um minuto.

Com Ronaldo durante os 90 minutos, Corinthians vence Palmeiras e encerra jejum

Depois de sete jogos sem vencer, o Corinthians bateu o rival Palmeiras por 1 a 0, no Pacaembu, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. O clássico também marcou a estreia do técnico Tite no comando do time do Parque São Jorge. 

Bruno César, aos 22min da primeira etapa, definiu o placar. 

Com o resultado, a equipe alvinegra chegou aos 53 pontos e volta a sonhar com o título do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras estacionou nos 44 pontos e fica mais distante da vaga na Libertadores via o Brasileiro, pois a equipe ainda tem chances de disputar o torneio se obtiver o título da Copa Sul-Americana. 

Na próxima rodada, o Corinthians vai ao Rio de Janeiro pegar o Flamengo, no Engenhão, na quarta-feira. No domingo, o Palmeiras recebe o Goiás, na Arena Barueri.

Lula é comparado a Zidane


Eis artigo do jornalista Elio Gaspari, qu tem como título “Luiz Zidane Lula da Silva”. 

Confira:

Para ficar na metáfora de Lula, seu comportamento ao comparar o ataque sofrido por José Serra no Rio ao teatrinho do goleiro chileno Roberto Rojas foi semelhante ao do jogador francês Zinedine Zidane quando deu uma cabeçada no zagueiro italiano Materazzi, em 2006.

Lula deve desculpas a Serra. Chamou-o de mentiroso sem ver os vídeos que reconstituem o incidente. Se os tivesse visto, não teria mentido, pois só uma pessoa desonesta (e as houve, muitas) não via que retratavam dois episódios distintos. Serra foi atingido duas vezes, por uma bola de papel e por um objeto mais pesado. A entrada de Nosso Guia no debate foi um golpe desleal, demagógico.

Se tivesse ocorrido um “dia da farsa”, com Serra simulando uma agressão, teria havido uma malfeitoria de candidato. Infelizmente, o farsante foi Lula, no exercício da Presidência da República, função que está obrigado a honrar até o dia 1 de janeiro de 2011.

Lula 65

Neste final de campanha, Lula levou aos palanques um bordão imperial. Como completa 65 anos na quarta-feira, pediu, em pelo menos três comí¬cios (no Piauí¬, no Pará¡ e em Goiás), que os eleitores lhe deem a eleição de Dilma Rousseff de”presente de aniversário”.

Noves fora a pobreza de associar o mandato de presidente da República a um mimo afetivo, o lance indica o grau de personalismo que Nosso Guia impõem à sua atividade polí¬tica. Desde o Império, quando se festejava o aniversário de D. Pedro II (2 de dezembro), nunca na História deste país um governante transformou seu aniversário em efeméride política.

Associação Nacional de Jornais se opõe ao Conselho de Comunicação do Ceará

O diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, classificou de “obscurantista e autoritária” a proposta de criação do Conselho de Comunicação do Estado (Cecs), aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, por iniciativa da deputada Raquel Marques (PT). O conselho estadual segue diretrizes estabelecidas pela 1.ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).
Essas diretrizes chegaram a integrar o programa de governo da presidenciável Dilma Rousseff (PT), apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diante da polêmica em torno das propostas, elas acabaram sendo retiradas do texto pela petista.

De acordo com o texto aprovado, o conselho integrará a Secretaria da Casa Civil do governo tendo entre suas competência a de “definir a política de comunicação estadual, por meio de estudos, pareceres e recomendações, além de acompanhar o desempenho e a atuação dos meios de comunicação local”.

A ANJ teme que, na prática, o futuro órgão, cuja existência ainda precisa passar por sanção do governador Cid Gomes (PSB), acabe sendo usado para controlar a imprensa. “Quem deve controlar os veículos de comunicação deve ser sua audiência. Não cabe a nenhum órgão do Estado exercer este papel”, defendeu Pedreira. A proposta de criação do conselho foi aprovada por unanimidade na Assembleia.
 
Agência Estado, do site da revista Veja

Ceará mostra supremacia sobre o São Paulo e vence no Castelão

Jogando debaixo de um sol escaldante das 15 horas de Fortaleza, o time do Ceará não se intimidou perante o ascendente São Paulo e mostrou um futebol admirável que resultou na vitória por 2 a 0, no estádio Castelão. O time da casa simplesmente dominou toda a partida. Com o resultado, o alvinegro chega a 42 pontos e está muito perto de ficar matematicamente livre do risco de rebaixamento.

Tiririca fará teste de alfabetização diante do juiz nesta 2ª

O advogado Ricardo Porto, que representa o deputado federal eleito Tiririca, irá apresentar nesta segunda (25) a defesa no processo que investiga se o palhaço é alfabetizado.

Nada de documentos que comprovem a escolaridade. Segundo a defesa, Tiririca vai apenas se colocar à disposição do juiz eleitoral para fazer o teste de alfabetização.
MP-SP: denúncia contra falsidade ideológica

O Ministério Público de São Paulo abriu denúncia de falsidade ideológica, crime que prevê pena de um a cinco anos de prisão. 

A Promotoria, que pediu ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal do candidato, encontrou indícios do crime em entrevista concedida por Tiririca à revista Veja.

Na entrevista, o candidato afirma que não possui bem ou patrimônio em seu nome e que havia transferido tudo para terceiros.