O Ministério da Educação (MEC) publicou na última terça-feira (23) o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Das 274,8 mil vagas disponibilizadas nesta edição do processo seletivo, 5.680 são ofertadas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 142 cursos de graduação distribuídos em 31 municípios de todo o estado: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 19 a 23 de janeiro de 2026, via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição: os inscritos concorrem, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para os dois semestres letivos. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso.
Novidade para 2026
A partir de 2026, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025. De acordo com o MEC, a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas no processo seletivo terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação). O sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas.
O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário