terça-feira, 28 de outubro de 2025

Quadrilha interestadual especializada em furtos e roubos de equipamentos eletrônicos de alto valor é desarticulada pela Polícia

A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Ipaumirim, com apoio do NUIP do DPI-SUL, bem como da Policia Militar de São Paulo (PMSP), Policia Civil de São Paulo (PCSP) e da Policia Rodoviária Federal (PRF), desarticulou uma quadrilha interestadual especializada em furtos e roubos de equipamentos eletrônicos de alto valor, em especial de máquinas pesadas utilizadas em obras de engenharia e pedreiras.

A investigação concluiu que os criminosos, residentes nos municípios de São José do Rio Preto/SP, Guapiaçu/SP e Planalto/SP foram os responsáveis por subtrair módulos e painéis eletrônicos de máquinas utilizadas na transposição do Rio São Francisco, no Ramal do Salgado, no município de Ipaumirim/CE no dia 29/09/2025, provocando um prejuízo de cerca de 700 mil reais. 

Além disso, foram colhidos elementos de informação indicativos de que a mesma quadrilha foi responsável por crimes semelhantes no município de Cajazeiras/PB, na mesma madrugada, e em Salgueiro/PE, no dia 26/09/2025.

Verificou-se que o grupo criminoso tem como modus operandi a remessa dos equipamentos subtraídos por meio de transportadoras e pelos Correios. Com isso, foi possível o bloqueio do material subtraído antes que ingressasse no mercado ilegal.

Todo o material subtraído nos crimes praticados em Ipaumirim/CE, Salgueiro/PE e Cajazeiras/PB, avaliados em quase 1 milhão de reais, foi recuperado e será restituído às vítimas.

Na manhã de hoje (28/10/2025), foi deflagrada uma operação com o intuito de dar cumprimento a seis (6) mandados de prisão preventiva e sete (7) mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo 2º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos (Iguatu/CE), todos no Estado de São Paulo.

Os seis suspeitos de integrarem o grupo criminoso — quatro homens, todos com antecedentes criminais, e duas mulheres — foram capturados.

Entre os alvos está um empresário que seria o responsável por inserir o material subtraído no mercado paralelo.

Alguns integrantes da quadrilha já respondem por crimes semelhantes nos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do CP) e furto qualificado (art. 155, § 4º, I e IV do CP).

Nenhum comentário: