O Programa Água Doce vai beneficiar pelo menos três comunidades rurais de Acopiara (CE), dentre elas, Santarém, Tanque e Patrimônio que sofrem com a falta de acesso à água potável, utilizando tecnologias de dessalinização para fornecer água de qualidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Vilmar.
O programa visa melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, garantindo o acesso a 10 litros de água potável por pessoa/dia, além de promover a gestão sustentável dos sistemas de dessalinização.
O Programa Água Doce tem como objetivos principais fornecer água potável; melhorar a saúde; promover a sustentabilidade; Incentivar a organização socia, além de Integrar políticas públicas.
O programa investe na criação de estruturas permanentes de gestão dos sistemas de dessalinização, tanto nos estados quanto nos municípios e nas comunidades, garantindo a oferta contínua de água de boa qualidade a longo prazo.
O programa está alinhado com outras iniciativas do governo federal, como o Programa Brasil Saudável, que busca eliminar doenças e melhorar as condições de vida de populações vulneráveis.
O Programa Água Doce tem um impacto significativo nas comunidades atendidas, melhorando a qualidade de vida, a saúde e as condições de trabalho e estudo. Além disso, ao promover a gestão sustentável dos recursos hídricos, o programa contribui para o desenvolvimento socioeconômico das regiões semiáridas.
O Programa Água Doce vai beneficiar mais três localidade de Acopiara com
- Santarém
- Tanque
- Patrimônioainda mais pessoas no Ceará com a implantação de novos sistemas de dessalinização de água. A parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado garantirá água de qualidade para as comunidades mais necessitadas do sertão.
Detalhes do Programa Água Doce:
- Objetivo: Estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.
- Tecnologia: Dessalinização de água para promover o aproveitamento sustentável de poços com águas salobras e salinas.
- Abrangência: Mais de 1200 comunidades em 253 municípios distribuídos entre 10 estados do Semiárido brasileiro, beneficiando cerca de 218 mil pessoas ¹.
No Ceará, o programa já implantou 272 sistemas de dessalinização em 47 municípios, beneficiando milhares de famílias com água potável. Com o novo acordo, serão construídos mais 17 sistemas, garantindo mais segurança no abastecimento e melhorando a qualidade de vida das populações atendidas.
Comunidades Beneficiadas:
- Santarém
- Tanque
- Patrimônio
A gestão compartilhada do programa envolve a participação de instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, garantindo a sustentabilidade e a eficiência dos sistemas de dessalinização. Parabéns pela conquista! 👏 ²
Nenhum comentário:
Postar um comentário