quarta-feira, 30 de julho de 2025

Terremoto mais forte desde 2011 provoca tsunamis na Rússia, Japão, Havaí e Califórnia, e deixa países em alerta

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia na noite de terça-feira, 29 de julho, e é considerado um dos mais violentos já registrados no planeta. O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 125 km a sudeste da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky, na península de Kamchatka.

De acordo com especialistas, o terremoto é do tipo "megathrust", causado pelo deslizamento da placa do Pacífico sob a placa de Okhotsk. Esse tipo de evento geológico costuma gerar tremores extremamente potentes.

O terremoto provocou ondas tsunami que foram observadas na costa da Península de Kamchatka, e alertas de tsunami foram emitidos para vários países, incluindo Japão, Havaí e Califórnia. A região de Kamchatka já havia sido palco de um tremor de magnitude 9,0 em 1952, e é conhecida por sua intensa atividade sísmica.

Esse terremoto é o mais forte desde 2011, quando um terremoto de magnitude 9,1 atingiu o Japão. Ele também é um dos mais fortes já registrados na história, igualando a intensidade de outros grandes terremotos históricos, como o de 1906 no Equador e o de 2010 no Chile.

Nenhum comentário: