A edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), mostra que o estado do Ceará voltou a ocupar lugar de destaque negativo no cenário nacional da segurança pública, ao ter cinco municípios listados entre os 20 mais violentos do Brasil.
No topo do ranking, Maranguape, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, fugura como o município que atualmente detém a maior taxa de homicídios do país, com 79,9 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. As outras cidades do Ceará que aparecem no ranking são: Caucaia, Maracanaú, Fortaleza e Sobral.
A pesquisa mostra que o avanço das facções criminosas, especialmente a disputa entre grupos é apontado como principal responsável pelo aumento expressivo da criminalidade nessas localidades.
Maior taxa de homicídios
No ranking estadual, o Ceará figura entre os estados com maiores taxas de homicídio do país, com um índice de 37,5 mortes por 100 mil habitantes — quase o dobro da média nacional, que foi de 20,8 em 2024.
O perfil das vítimas desse tipo de crime no Ceará segue uma tendência nacional: jovens, predominantemente negros e do sexo masculino, moradores de regiões periféricas. Segundo o Anuário, cerca de 73% desses jovens foram mortos por armas de fogo. Boa parte das mortes está associada ao envolvimento, direto ou indireto, com organizações criminosas que disputam territórios urbanos para a venda de drogas e cometem execuções sumárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário