Morreu aos 82 anos, vítima de problemas de saúde, o aboiador, grande Mestre da Cultura no Ceará, Pedro Coelho da Silva, ícone folclórico nas Regiões Centro Sul, Sertão Central e Sertões do Inhamuns.
Reconhecido como um poeta nato, foi também vaqueiro aboiador, profissão exercida ao longo de 59 anos. Teve sua historia e trabalhos de poesia, divulgados em rádios e emissoras de TV.
Biografia
Pedro Coelho da Silva
Nascido aos 12 de abril de 1943, na cidade de Acopiara-CE.
Durante a infância aprendeu a lidar com o gado, vendo seu Avô, Chico Salviano. Destacou-se como aboiador e poeta de Vaquejada recebendo inúmeros convites para participar das festas de apartação, como era conhecida a Vaquejada antigamente. Pai de dois filhos: Pedro Júnior e Jardel Coelho, criados a partir exercício do ofício de vaqueiro do pai e dos cuidados e duro trabalho da mãe, Maria Iramar, com quem Pedro Coelho foi casado, vindo a divorciar-se depois de muito tempo, e hoje uma netinha que também adora animais e Vaquejada, e que se diverte a beça no sítio do vovô Pedro, apequena Maria Fernanda, de oito anos de idade. Os filhos, trabalharam por si e graduaram-se. Um em Administração de Empresas e o outro em Direito. Pedro Coelho participou de inúmeros documentários, entrevistas e programas de televisão, nos quais se apresentou caracterizado com as vestes que o protegeram na sua profissão de vaqueiro, diga-se, Gibão, perneira, guarda-peito, luva, todos de couro cortido, e o velho chapéu, também de couro, que é sua marca registrada. Pedro Coelho foi diplomado pela Universidade Estadual do Ceará como Mestre da Cultura Cearense na arte do Aboio, e é conhecido como Pedro Coelho aboiador, o Poeta Vaqueiro do Sertão. Toda a sua história é documentada em suas toadas, que são as músicas por ele. Também tem fotos e vídeos na sua rede social Instagram, e no YouTube é fácil de se encontrar pelo Pedro Coelho aboiador.
Texto: Jardel Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário