sábado, 12 de abril de 2025

FNDE lança novo sistema de monitoramento para aperfeiçoar ainda mais programas educacionais

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou, nesta sexta-feira (11), em Brasília, o Sistema de Monitoramento, Avaliação e Validação (SIMAV) dos seus programas educacionais com o objetivo de torná-los ainda mais eficazes.

Segundo a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, o SIMAV é uma ferramenta estratégica criada para elevar a qualidade da gestão dos programas e ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC).

MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

O sistema, de acordo com o MEC, impulsiona o uso de dados e evidências na formulação de políticas públicas, promovendo mais eficiência na distribuição dos recursos e contribuindo diretamente para o fortalecimento da educação no país.

O SIMAV tem, entre as suas diretrizes, a produção de Relatórios de Execução e Boletins de Síntese, que fornecem diagnósticos precisos e atualizados sobre a implementação dos programas educacionais. Os documentos são fundamentais para embasar o aprimoramento contínuo das ações e estratégias de monitoramento, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos destinados à educação no Brasil.

INVESTIMENTOS MAIS EFICAZES

O SIMAV-FNDE, de acordo com Fernanda Pacobahyba, foi desenvolvido para aprimorar os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de programas educacionais.

‘’O sistema contribuirá para a melhoria da qualidade do gasto público, tornando mais eficazes as ações do FNDE em benefício da educação brasileira”, acrescenta Fernanda Pacobahyba, que fez a abertura oficial do evento “FNDE em Evidência: Inovação em Dados, Monitoramento e Avaliação para uma Educação de Excelência”.

O seminário em Brasília marca a abertura da série de encontros sobre monitoramento integrado e celebra o novo sistema, desenvolvido para aprimorar a gestão e a avaliação de programas educacionais em todo o país.

A programação contou com palestras de especialistas do IBGE, Fundação João Pinheiro, USP e do próprio FNDE. Os coordenadores do projeto, David Lustosa e Fernanda Reis, apresentaram a estrutura e funcionalidades do sistema, os avanços já obtidos e os próximos passos para a ampliação da ferramenta.

A programação teve, ainda, a participação dos professores Dr. Alexandre Leichsenring, que abordou as determinantes da execução financeira dos recursos dos programas PNAE, PNATE e PDDE, e Dr. Paulo de Martino Januzzi (ENCE/UFG), com o lançamento do livro “Políticas Públicas, valores e evidências em tempo de inteligência artificial”.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do FNDE

Nenhum comentário: