quarta-feira, 16 de abril de 2025

Despesas previdenciárias chegarão, em 2026, a 1 trilhão e 130 bilhões de reais e governo prevê pente fino para cortar benefícios irregulares

O governo federal enviou ao congresso nacional, nesta terça-feira, o projeto de lei orçamentária de 2026 com previsão de um novo aumento das despesas com benefícios previdenciários e assistenciais. Os gastos obrigatórios têm crescido de forma ininterrupta e em velocidade surpreendente, mesmo com as tentativas do governo para contê-las, como as medidas de pente-fino contra fraude.

Em 2025, o Ministério da Previdência Social anunciou uma economia de quase 1 bilhão e 900 milhões de reais com o corte de benefícios irregulares. De acordo com o projeto de lei orçamentária, o governo prevê que as despesas obrigatórias vão alcançar 2 trilhões, 385 bilhões em 2026, enquanto, neste ano, a estimativa é de 2 trilhões, 168 bilhões de reais.

Os técnicos do Governo Federal destacam que, dentre os principais gastos, os únicos que crescem em proporção do PIB são os ligados ao INSS e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os benefícios previdenciários devem crescer de 1 trilhão e 15 bilhões de reais este ano (8,0% do PIB) para 1 trilhão e 130 bilhões de reais (8,2% do PIB). Segundo, ainda, o projeto de lei orçamentária, o BPC deve ter alta de 119 bilhões e 100 milhões de reais para 140 bilhões e 100 milhões de reais em 2026.

Nenhum comentário: