O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao se reunir, pela primeira vez com os novos prefeitos, abre canais para maior aproximação com os municípios e pavimenta caminhos para reeleição em 2026. A reunião atraiu a participação de, pelo menos, 50 prefeitos de cidades do Ceará.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, organizado pelo governo federal, reúne, entre esta terça-feira e quinta-feira (13), centenas de gestores municipais que participam de reuniões, seminários e debates sobre obras e serviços que podem ser desenvolvidos em parcerias dos Municípios com a União.
PARCERIAS E CONVÊNIOS
Durante os três dias de debates, ministros e técnicos do Governo Federal apresentarão um balanço das ações e, principalmente, as oportunidades que os gestores municipais dispõem para viabilizar obras com recursos da União.
A lista de programas inclui o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções e o Minha Casa Minha Vida e recursos para programas de saúde e educação, além da apresentação de uma nova plataforma de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os municípios.
DINHEIRO PARA ESCOLAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NO CE
Dentro do PAC, o Ceará está recebendo 55 escolas de ensino em tempo integral, com investimentos de R$ 572 milhões, e 78 creches e escolas de educação infantil, com um investimento de R$ 364,7 milhões. As obras são administradas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que presidido pela ex-secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.
Entre as cidades contempladas com as novas escolas de ensino em tempo integral, Assaré foi a primeira, em todo o Brasil, a apresentar a documentação para receber a nova unidade de ensino – uma aposta do Ministro da Educação, Camilo Santana, para melhorar a qualidade do aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário