segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Prazo para declarar o Imposto de Renda 2025 começa em um mês

O período de declaração de Imposto de Renda 2025 já está próximo. Ainda não foram divulgadas informações oficiais da Receita Federal sobre o prazo, porém, desde 2023, ocorre de 15 de março a 31 de maio. Contudo, como 15 de março neste ano cairá em um sábado, a tendência é de que tenha início apenas no dia 17 de março, segunda-feira. Vale lembrar que os contribuintes são obrigados a declarar no prazo estipulado. Caso contrário, são passíveis de multa. 

O valor varia de R$ 165,74 a 20% do imposto sobre a renda devida. A multa ocorre em 1% ao mês-calendário ou fração de atraso. Empregadores e empresas têm até o dia 28 de fevereiro para fornecer o Informe de Rendimento para a declaração do Imposto de Renda 2025. A data limite também se aplica às instituições financeiras, corretoras de valores e operadoras de saúde. Os informes de rendimento mais comuns são os de: remuneração pelo trabalho, incluindo estágio, bônus ou comissão; investimentos e aplicações; renda por meio de aluguel; pensão ou aposentadoria.

Carros, imóveis, investimentos e outros ativos entram na ficha de “Bens e Direitos”, na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, onde o contribuinte deverá informar o código do referido bem, a descrição, a quantia paga e a data de aquisição, com especificidades em cada caso. Para as casas, também é preciso constar a localização, Inscrição Municipal, data, forma de aquisição, área total do imóvel e eventuais benfeitorias, informadas de modo específico.

Nenhum comentário: