segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Interior do Ceará teve proporção recorde de homicídios em 2024


A proporção de homicídios ocorridos no Interior nunca foi tão grande no Ceará quanto em 2024. No ano passado, dos 3.272 assassinatos registrados no Estado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 1.586 se deram em municípios interioranos, ou seja, 48,47% do total. 

Levantamento feito por O Povo mostra que, desde 2009 — ano de início da série histórica disponibilizada pela SSPDS —, esse é o maior percentual obtido pelo Interior em relação ao número total de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos no Estado. Os CVLIs são a soma de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte.

O fenômeno da interiorização da violência no Estado não é recente. Até 2016, o Interior nunca havia ultrapassado Fortaleza em número de homicídios, mas, desde 2018, a Capital não mais registrou uma taxa maior que os municípios de fora de sua Região Metropolitana.

Essa tendência voltou a ser registrada no primeiro balanço de CVLIs feito neste ano. Conforme dados divulgados na última quarta-feira, 5, em janeiro, 51,6% dos homicídios registrados no Estado ocorreram no Interior, ou seja, 139. Em 2024, 8 dos 10 municípios com maior taxa de homicídios do Estado eram do Interior.

Nenhum comentário: