O prefeito eleito de Catarina, Dr. Renan Guedes (MDB) anunciou para o dia 18 de dezembro, conforme a Justiça Eleitoral, 60ª zona, a sua diplomação como futuro prefeito daquele município. Na oportunidade serão diplomados também os 09 vereadores eleitos para o quadriênio 2025/2028.
A solenidade será no Fórum local, a partir das 14h30. De acordo com Dr. Renan, o evento será restrito por conta do espaço ser pequeno. Nas redes sociais, o prefeito eleito se manifestou a respeito de sua diplomação e prometeu surpresas.
"Olá, meu povo! Compartilho com vocês uma novidade que encheu meu coração de alegria: a nossa diplomação será realizada aqui mesmo, na nossa querida Catarina! Estar perto de vocês nesse momento tão especial faz toda a diferença. E preparem-se, porque vem uma surpresa muito especial por aí! Fiquem ligados e aguardem. Forte abraço e até breve", disse Renan.
A data (19 de dezembro) é o prazo final para diplomar os eleitos nas Eleições deste ano, de acordo com o calendário eleitoral.
O que é a diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso das Eleições Municipais, os diplomas são assinados e entregues pelo presidente da junta eleitoral do município, que é o juiz eleitoral da zona.
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário