O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta última segunda-feira (25) a implantação de um Porto Seco no município de Senador Pompeu, no Sertão Central. A iniciativa está vinculada ao projeto da ferrovia Transnordestina e busca consolidar a infraestrutura logística da região. A declaração ocorreu durante visita às obras do Cinturão das Águas, no Crato. Um porto seco é uma instalação logística localizada no interior, que funciona como um terminal alfandegado para o desembaraço de cargas de importação e exportação. Ele conecta regiões distantes aos portos marítimos por meio de rodovias ou ferrovias.
O anúncio gerou repercussão, especialmente após a confirmação de outro Porto Seco em Quixeramobim, também no Sertão Central. As tratativas para o empreendimento em Quixeramobim estão em estágio avançado, com a assinatura de transferência de uma área de 362 hectares no início de novembro pelo prefeito Cirilo Pimenta (PSB). As obras de terraplanagem deverão começar ainda em 2024.
De Assis Diniz, deputado estadual e líder do maior bloco na Assembleia Legislativa, destacou a importância do Porto Seco em Senador Pompeu. “É muito importante para Senador Pompeu e toda a região. É fundamental essa conquista para alavancar e desenvolver a nossa cidade”, afirmou pelas redes sociais.
Além dos empreendimentos em Senador Pompeu e Quixeramobim, há expectativa de instalação de um terceiro Porto Seco na Região do Cariri. Esses equipamentos são instalações logísticas destinadas ao desembaraço de cargas de importação e exportação, conectando regiões interioranas ao comércio internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário