Entre esta segunda (11) e a terça-feira (12), pelo menos 21 cidades do Ceará estão sob aviso de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os acumulados podem chegar a 50 milímetros (mm) por dia.
O aviso amarelo, com nível 1 de severidade, foi emitido nesta segunda-feira e segue válido até as 10h de terça. De acordo com o Inmet, as precipitações podem abranger municípios dos sertões do Inhamuns e da Região do Cariri, na divisa entre Ceará e Piauí e Ceará e Pernambuco.
A média histórica de chuvas para o mês de novembro no Ceará é de 5,7 mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até este dia 11, choveu menos de 0,1 mm em todo o Estado.
Cidades sob aviso de chuvas intensas
Aiuaba
Altaneira
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Barbalha
Campos Sales
Crato
Farias Brito
Jardim
Nova Olinda
Novo Oriente
Parambu
Potengi
Quiterianópolis
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Tarrafas
Tauá
Como funcionam os avisos
Os avisos do Inmet se classificam em amarelo, que representa “perigo potencial” devido às chuvas e ventos; laranja, com “perigo”; e vermelho, com “grande perigo”.
Na quadra chuvosa do Ceará, em geral, as cidades são atingidas pelos níveis amarelo e laranja. Os riscos para estes dois, como lista o Inmet, são os seguintes:
As condições são estimadas a partir de regiões do Estado, de modo que alguns municípios podem receber dois avisos meteorológicos.
O Inmet aponta que nos locais onde há aviso de maior perigo causado pelas condições meteorológicas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por isso, o instituto lista orientações à população:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Previsão do tempo para o Ceará
A previsão da Funceme para o início da semana no Ceará é de “predominância de tempo estável, que, por consequência, favorece condições de Sol, nebulosidade variável e temperaturas elevadas”.
Apesar disso, “áreas de instabilidade podem favorecer eventos isolados de chuvas sobre algumas áreas da Ibiapaba, do Sertão Central e Inhamuns e do Cariri, especialmente entre a noite de hoje (11) e madrugada de terça-feira (12).
Durante a madrugada e o início da manhã de terça, acrescenta a Funceme, “há possibilidade de eventos isolados de chuvas fracas no Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém, devido efeito de brisa terrestre”.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário