O Governo do Ceará adquiriu, diretamente da Alemanha, tecnologia para a melhoria de 13 salas de cirurgias em 11 unidades da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Os equipamentos chegam até hospitais da Capital e do Interior por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O investimento foi superior a R$ 28 milhões. O recebimento do maquinário foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas, nesta terça-feira (25), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Elmano de Freitas destacou que os equipamentos que estão sendo disponibilizados para a população são do que se tem de mais moderno no mundo.
Dentre os equipamentos adquiridos estão softwares que permitem a programação dos pacientes e minimizam a possibilidade de erros na entrada dos dados; torres de vídeo que permitem cirurgias laparoscópicas com qualidade 4K; além de soluções para equipamentos cirúrgicos, diminuindo o tempo de preparação da sala.
Os equipamentos possibilitarão às salas cirúrgicas uma utilização otimizada, por meio da integração de informações antes, durante e após os procedimentos cirúrgicos, o que garantirá atendimento mais eficiente e seguro aos pacientes.
Titular da Secretaria da Saúde, Tânia Mara Coelho ressaltou os benefícios para a população com a chegada dessa modernização.
Em Fortaleza, os hospitais beneficiados com as tecnologias serão o Hospital Geral de Fortaleza (com duas salas); Hospital Leonardo da Vinci; Hospital José Martiniano de Alencar; Hospital Geral Waldemar de Alcântara; Hospital de Messejana; Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Universitário do Ceará (com duas salas). Já no Interior, serão contemplados o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim; o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; o Hospital Regional Norte, em Sobral; e o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. O Hospital Regional de Iguatu, mais uma vez passa despercebido.
Agora, a implementação dos sistemas está condicionada à preparação dos hospitais em relação à infraestrutura necessária, como a adequação do teto e reforma das salas, além da instalação dos servidores de Tecnologia de Informação (TI) com a rede de dados solicitada nos requerimentos de sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário