O Ceará tem 57,45% do seu território sem seca, enquanto os outros 42,55% têm seca variando de fraca à excepcional. É o que aponta o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sobre a situação do Estado em março de 2024. O cenário, no qual mais da metade do Estado está sem seca, é o mais ameno desde agosto de 2023, quando, naquela altura, 64,26% do Ceará não registrava o fenômeno.
Segundo o Monitor de Secas - que é o acompanhamento regular e periódico, feito mês a mês, pelo Governo Federal para acompanhar se a situação da seca está melhorando ou piorando -, de outubro de 2023 a janeiro de 2024, o Ceará esteve com 100% do território com seca. Em fevereiro, com o início oficial da quadra chuvosa no Estado, a situação foi sendo alterada e a seca recuando.
Além disso, até janeiro de 2024, o Ceará tinha parte do território com incidência de seca mais severa. Esse índice, que era 2,3% do território em seca de grave à excepcional, foi sendo amenizado no decorrer dos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário