quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Ceará tem chuvas expressivas na pré-estação mesmo com atuação do El Niño


O segundo mês da pré-estação chuvosa do Ceará começou com chuvas expressivas em várias cidades. No dia 1º de janeiro, pelo menos 12 municípios tiveram mais de 100 milímetros de chuva, causando danos a residências e vias públicas em algumas localidades. Mesmo com o El Niño, que deve afetar negativamente o volume de precipitações no Estado, os meses anteriores ao período chuvoso estão recebendo as chuvas esperadas.

Em dezembro de 2023, primeiro mês da pré-estação, três regiões tiveram chuvas acima da média esperada: Jaguaribana (42.1 mm), Litoral Norte (32,5 mm) e Maciço de Baturité (39,8 mm). Outras três regiões ficaram dentro da média de precipitações e apenas o Cariri teve chuvas abaixo do esperado para o período.

O meteorologista Frank Baima, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explica que o fenômeno — relacionado ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico — já está consolidado e deve diminuir as possibilidades de uma quadra chuvosa mais farta. No entanto, isso não significa que o Ceará não terá chuvas.

“Não é porque a gente tá numa condição de El Niño que não vai chover. Agora, se vai ser abaixo ou dentro da média, já é outra coisa. Essa noção a gente só vai ter no fim dos meses da quadra”, diz. O período dura de fevereiro a maio.

Nenhum comentário: