Mais de mil alunos formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram da colação de grau da instituição na noite desta quarta-feira (4). A solenidade especial reuniu cerca de 55 concludentes e 1.138 egressos, estudantes que estão colando grau de forma simbólica, pois se formaram durante a pandemia.
O reitor da universidade, Custódio Almeida, comemorou a volta dos alunos já formados para a UFC e destacou a importância do rito como uma concretização da formatura. "Estamos aqui para resgatar uma dívida acadêmica e simbólica. Faltava o rito, o símbolo, a festa. Vocês quiseram voltar a esta casa para celebrar a conclusão de seus cursos de graduação e a UFC tem muito orgulho de vocês. O que está acontecendo aqui não é trivial, pelo contrário, é muito especial, é extraordinário, no sentido literal, é inédito", destacou o reitor.
Segundo Custódio, a festa é um desejo profundo de completude, de universidade e de universalidade. "O jurídico não substitui o simbólico. Vocês vieram aqui hoje completar o sentido, fechar um ciclo deixado em aberto", completou, parabenizando os formados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário