terça-feira, 10 de outubro de 2023

Acopiara tem uma das maiores concentrações de queimadas no Ceará no mês de setembro


De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará registrou, no último mês de setembro, 12.007 focos de calor em 179 municípios do Estado, conforme dados de 10 satélites. As maiores concentrações foram em Icó (1222 focos), Sobral (521), Saboeiro (518), Ibiapina (401) e Acopiara (388). Juntos, esses municípios concentraram, aproximadamente, 25% das ocorrências registradas no Ceará.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a orientação das autoridades é tomar cuidados simples que impedem o início ou propagação do fogo. Entre as atitudes a serem tomadas está, por exemplo, evitar queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. A princípio, o fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.

Em caso de avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nenhum comentário: