quarta-feira, 12 de julho de 2023

Pele de tilápia é aplicada em cirurgias de córneas em cães e gatos no Ceará; uso humano é avaliado


O uso da pele de tilápia na medicina, técnica cearense de repercussão internacional, é aplicada como curativo para a recuperação de cães após cirurgia de córneas, com mais de 400 procedimentos realizados no Ceará, desde 2019. Os resultados positivos vão da recuperação mais rápida à cicatrização satisfatória e o uso em humanos será avaliado por pesquisadores.

Essa possibilidade surgiu com a criação da matriz dérmica acelular da tilápia, que é uma lâmina de colágeno, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para aplicação em cães e gatos.

As cirurgias de córneas são realizadas em cães e gatos, por questões genéticas ou ferimentos nos olhos, com membranas comerciais importadas e de alto custo. Os cachorros de nariz curto, como shih-tzus, pugs e bulldogs, são mais vulneráveis devido à maior exposição dos olhos.

Esse foi o caso do shih tzu Bud, de 6 anos, que brigou com outro cão e teve a córnea perfurada com risco de perder o olho. Um susto para a tutora Georgia Moreira, de 35 anos, que comemora a alta há 10 dias e a cicatriz tão pequena que “nem noto”.

“Nós tínhamos muitas incertezas e inseguranças, pois outros veterinários não nos deram esperanças, mas a recuperação foi super tranquila. De dor ele só reclamou antes da cirurgia”, resume.

Nenhum comentário: