A chamada "gotinha", vacina oral contra a poliomielite (VOP) será substituída pela injetável, inativada (VIP), a partir de 2024, segundo anúncio do Ministério da Saúde (MS). A mudança foi "amplamente" debatida, antes de ser aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI).
Serão quatro doses injetáveis: aos 2, 4, 6 e 15 meses de vida, conforme o MS. Atualmente, existe uma dose de reforço aos 4 anos, que, a partir do ano que vem, será extinta.
Conforme o MS, as quatro doses projetadas garantirão a proteção necessária contra a pólio. A atualização é com base em critérios epidemiológicos, evidências sobre o imunizante e recomendações internacionais.
Durante o evento de anúncio da novidade, a ministra da Saúde Nísia Trindade, ressaltou a importância da troca: "A retomada das altas coberturas vacinais é uma prioridade do Governo Federal. Esse é um movimento, não uma campanha isolada, justamente pela ideia de continuidade e pelo constante monitoramento de resultados. Esse trabalho não se restringe ao Ministério da Saúde, por isso estamos indo aonde estão os movimentos da sociedade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário