As expectativas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) são positivas com relação à chegada de turistas no estado no feriadão de Carnaval. A estimativa é que o Ceará receba 133 mil viajantes no feriado, um aumento de 18,8% em relação aos 112 mil recebidos no ano passado. Este é o primeiro ano com festas de rua nos quatro dias de folia após a pandemia. De acordo com a Setur, o impacto econômico deve ser de R$ 292,5 milhões de receita direta em toda cadeia produtiva do turismo, um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período de 2022.
Também há perspectivas positivas em relação à geração de emprego. O SINE/IDT está disponibilizando 1.226 oportunidades para o período, sendo a maior parte delas para o segmento de bares e restaurantes, que incluem cozinheiros, auxiliares de cozinha, garçons e profissionais da limpeza.
A projeção da Associação das Barracas da Praia do Futuro é de um crescimento de oportunidades no segmento de alimentação. A associação vai abrir 400 novos postos de trabalho para quem tem interesse em atuar nos estabelecimentos, um incremento de 20%.
“Os números que levantamos são bastante positivos. O Carnaval é uma festa linda, democrática e muito importante para o turismo, com impacto em toda sua cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda, percebe a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
"O turismo no Ceará, assim como em todo o Brasil, tem uma contribuição imensa na economia e, ao longo dos quatro dias de festa, apostamos que isso será confirmado”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário