quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Chuvas de granizo: Saiba o que explicam as ocorrências no Ceará e quais locais são mais propícios


Pedras de gelo caindo do céu e solo coberto por uma fina camada branca em pleno Sertão nordestino. Eventos como estes já foram registrados no Ceará, estado fincado no Semiárido nordestino, cuja principal e mais marcante característica é a aridez. Mas, o que explica este fenômeno mais comumente observado em estados do Sul e Sudeste?

Para entender a ocorrência desses eventos, é preciso primeiro compreender sua origem. Chuva de granizo advém de nuvens do tipo 'Cumulonimbus', cuja peculiaridade se caracteriza por sua grande extensão vertical podendo chegar até a 12 km e temperaturas de 60 graus Celsius negativos.

Para que esta nuvem se forme e cause as chuvas de granizo, contudo, alguns fenômenos climáticos precisam atuar de forma conjunta, como forte circulação de ventos, umidade do ar e também o calor, convergem para a ocorrência desses eventos.

"Em nuvens Cumulonimbus, os movimentos verticais, para cima e para baixo, são muito fortes e a formação de granizo é relativamente comum dentro dessas nuvens, e dependendo do tamanho, elas conseguem atingir o solo, ainda na forma de gelo. A proximidade de regiões montanhosas pode contribuir para que essas nuvens atinjam esse grande desenvolvimento", detalha Meiry.

Nenhum comentário: