Os açudes do Ceará iniciam o último trimestre do ano com o maior volume observado nos últimos sete anos nesta mesma época. De acordo com informações do Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Estado tem 35,1% da capacidade de água preenchida. Também neste início de outubro, dois reservatórios de pequeno porte da Região Metropolitana de Fortaleza ainda sangram, mesmo após quatro meses do fim da quadra chuvosa.
Pelo menos 23 açudes ainda estão com mais de 90% da capacidade preenchida. O Penedo, localizado em Maranguape, na bacia hidrográfica Metropolitana, é um deles. O agricultor Daniel Lima, 44, lembra da diferença no volume na mesma época do ano passado, quando o açude estava com 80% da cota máxima. “Ano passado nesse período ele tava lá embaixo”, afirma, apontando para as águas do açude.
Apesar do grande aporte percebido pela população, que utiliza o açude para consumo humano e na agricultura familiar, Daniel afirma que o Penedo “não sangrou” em 2022. No entanto, a informação oficial da Cogerh é de que o açude estava sangrando desde maio até o dia 3 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário