A governadora do Ceará, Izolda Cela, pronunciou-se sobre publicações que relacionam o reajuste anual na conta da Enel ao Governo do Estado. Conforme a pedetista, estão "espalhando fake news sobre ela" nas redes sociais. "Mentem!", defendeu-se.
"Enel, empresa privada, aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ligada ao Governo Federal", explicou a chefe do Executivo Estadual nesta quarta-feira (27) por meio das redes sociais.
O aumento a que Izolda se refere é o de 24,85%, que é inclusive o maior reajuste no Ceará desde 2013. A medida foi aprovada pela Aneel no dia 19 de abril e começou a falar no último dia 22.
Os reajustes não são atribuição do Governo do Ceará. Todos os estados passam por essa majoração anualmente, sendo a distribuidora de energia privada ou não. No caso da Enel, que é privada, a maior parte do aumento é correspondente ao que não foi aplicado em 2021 e também pela crise hídrica e pela pandemia, segundo informou o gerente de regulação da Enel, Gustavo Garcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário