segunda-feira, 4 de abril de 2022

Açude Castanhão atinge maior nível em 7 anos; entenda importância do aporte


O Açude Castanhão, maior reservatório cearense, conquistou em março, seu melhor volume hídrico dos últimos sete anos. Desde 30 de agosto de 2015 ele não ultrapassava a marca dos 16%. Atualmente, o açude está com 16,57%. Neste primeiro trimestre do ano, o reservatório aportou quase 600 milhões de metros³. Esta foi a maior recarga dentre os 155 açudes cearenses em 2022.

Mas, na prática, o que representa este volume atual de armazenamento do Castanhão? O índice garante segurança hídrica para o Ceará ou ainda é um percentual que sugere cautela?

O secretário dos Recursos Hídricos (SRH) do Estado, Francisco Teixeira, explica que, apesar de "bom", o aporte ainda não "traz garantia suficiente para todo os seus múltiplos usos, sobretudo, o da agricultura irrigada".

O especialista destaca a importância de o Castanhão ter saltado de 8%, no começo da quadra chuvosa, para 16%, e aponta que, embora a reserva atual não contemple todas as demandas as quais ele é incubido, "melhoram muito a garantia [de abastecimento] para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)".

Já temos garantia hídrica para todo esse ano na RMF. E, esperamos que com as chuvas de abril e maio nos deem segurança para todo o ano de 2023.

Nenhum comentário: