segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Meirelles classifica decisão entre Lula e Bolsonaro como “escolha de Sofia”


O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), afirma que ainda há possibilidade de construir uma candidatura viável de 3ª via para as eleições de 2022 para o Planalto. Segundo ele, “o Brasil não está condenado a uma ‘escolha de Sofia’“, em referência ao cenário atual, em que a população pode ter que escolher entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). 

Em entrevista ao Valor, Meirelles disse não ver evidências de que Lula se beneficiaria de uma perda de popularidade de Bolsonaro. Quando os eleitores se derem conta de que Bolsonaro não é capaz de derrotar Lula no 2º turno, pode haver uma migração de intenções de voto para outro candidato. Meirelles aponta o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), como um nome capaz de aproveitar esse movimento. 

“A maior parte da população não é radical de direita nem radical de esquerda. E existe, na minha visão, amplas possibilidades de uma 3ª via no Brasil. Então, essa polarização não é necessariamente algo que vá permanecer até a data da eleição. Eu acredito que existe uma possibilidade concreta de uma 3ª via que tenha dado exemplos de competência“, falou. 

Para o economista, Bolsonaro se afasta do empresariado à medida que faz declarações radicais e ataca instituições. “No 1º momento, os agentes econômicos olharam para isso e disseram: é discurso para a base radical. Na medida em que o discurso continua, isso começa a afetar.”

Nenhum comentário: