segunda-feira, 12 de julho de 2021

Bolsonaro critica repressão a protestos em Cuba com 'borrachada, pancada e prisão'


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta segunda (12) a repressão do governo cubano às manifestações no país no domingo (11), quando milhares de pessoas foram às ruas para expressar frustração por meses de crise, restrições devido à Covid e o que acusam ser negligência do governo. 

"Foram pedir, além de alimentos, eletricidade. Foram pedir... Pediram mais uma coisa. Por último, em quarto lugar, pediram liberdade. Sabe o que eles tiveram ontem? Borrachada, pancada e prisão", afirmou o presidente a apoiadores no Palácio da Alvorada. A declaração foi registrada por um canal bolsonarista. 

Em discurso exibido em rede nacional, ainda no domingo, o líder da ilha e primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, Miguel Díaz-Canel, acusou os Estados Unidos de serem responsáveis pelos atos e convocou "todos os revolucionários do país, todos os comunistas", a irem às ruas para barrar os atos. 

Nesta segunda, Joe Biden, presidente dos EUA, também se manifestou, dizendo que os americanos estão "com o povo cubano e seu claro chamado à liberdade". "Os EUA pedem ao regime cubano que, em vez de enriquecerem, escute o povo e atenda às suas necessidades", afirmou o democrata, em comunicado.

Nenhum comentário: