Um em cada cinco cearenses está enquadrado nos grupos prioritários para receber a imunização contra a Covid-19 nas fases atuais. A meta, no Estado, é vacinar nas fases iniciais 1.841.659 pessoas, o que representa 20,46% da população do Ceará. Os dados foram levantados pela reportagem a partir do vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Contemplam os grupos prioritários, conforme o Plano de Operacional para Vacinação contra Covid no Ceará, da Sesa, na 1ª e 2ª fases: Trabalhadores da saúde;
Idosos institucionalizados;
Indígenas e quilombolas;
Idosos;
Deficientes institucionalizados;
Trabalhadores da força de segurança e salvamento;
Gestantes e puérperas;
Pessoas com comorbidades;
Ao longo da semana, a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, falou sobre a entrada do Ceará na terceira fase da vacinação contra a Covid-19. Fortaleza e outras cidades conseguiram avançar.
"A gente prevê que, em até duas semanas, com o empenho que todos os municípios estão tendo, a gente consiga concluir a vacinação desses grupos", pontuou Magda.
Tanto na rede pública quanto na rede privada é possível solicitar atestados e declarações médicas obrigatórios para a vacinação das pessoas com doenças crônicas que são prioridades. "É importante uma declaração, atestado médico ou relatório médico para indicar a aplicação dessa vacina", alertou a gestora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário