As chuvas ocorridas em abril deste ano contribuíram para redução dos efeitos da seca no Ceará. Conforme estudo dos institutos de meteorologia, o estado terminou o mês de abril com 36,82% do seu território livre da estiagem.
Até março deste ano, 74,52% do território cearense encontra-se com algum nível de seca relativa. Os dados fazem parte do Monitor de Secas do Nordeste, divulgado na manhã desta terça-feira (15).
As chuvas ao longo da quadra chuvosa apresentaram resultados positivos entre fevereiro e abril, principalmente. Em abril, o volume de chuva ficou 12% acima do esperado para o mês.
“Todas as modificações que foram feitas no Ceará são com base nas informações de chuva de curto prazo (3, 4 e 6 meses). O Índice de Precipitação-Evapotranspiração Padronizado (SPEI) foi determinante para essas modificações, pois leva em consideração não só a chuva, mas também a evaporação”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.
G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário