sábado, 27 de janeiro de 2018

Iguatu agora conta com Centro de Parto Normal implantado pela Prefeitura

O Centro de Parto Normal de Iguatu, entregue à população no último dia 24, totalmente equipado e com equipe de profissionais de Saúde treinados, já está funcionando regularmente. Até o fim da tarde desta sexta-feira, haviam sido feitos seis partos naturais.

O primeiro bebê a nascer na unidade foi Samuel Levi Lopes da Silva, no último dia 25 (aniversário de Iguatu) às 14h44, pesando 2 quilos e 865 gramas. O parto natural foi feito pela médica, Milena Máximo.

Levi é o primeiro filho do casal, Denise Lopes de Almeida, 20 anos, dona de casa, e Michael Douglas Freitas da Silva, 25 anos, operário. "Estamos felizes, ocorreu tudo muito bem, fomos bem tratados e aqui é tudo organizado", disse Michael Douglas. "Só temos o que agradecer".

Centro

O Centro de Parto Normal Dr. Edmilson Mendonça é o primeiro do Interior do Ceará a ser instalado fora de ambiente hospitalar. A unidade funciona anexa ao Hospital Regional de Iguatu e há uma passarela que foi implantada para dar acesso ao hospital em caso de risco e complicações no parto.

A unidade funciona 24 horas, dispõe de seis apartamentos, com leito adequado para o parto, banheiro, chuveiro elétrico, ar-condicionado, móveis, cadeira, e uma equipe de profissionais de Saúde formada por médico obstetra, enfermeira obstetra, duas técnicas de enfermagem, com capacitação na área materno-infantil.

Atende pacientes de Iguatu e da região Centro-Sul do Ceará.

A coordenadora de Neonatologia do município de Iguatu, Darriele Alves, explicou que o Centro de Parto Normal é uma unidade especializada que segue protocolos do Ministério da Saúde e da Rede Cegonha. "O objetivo é humanizar o parto, melhorar a assistência à gravidez e ao pós-parto", pontou. "A equipe faz um trabalho de acolhimento, desenvolve relações de afetividade com as gestantes e com seus familiares".

O Centro possui modernos equipamentos para monitoramento do trabalho de parto e assistência à mulher e ao recém nascido, com a finalidade de reduzir a taxa de mortalidade materna e neonatal.

O secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, mostrou a importância da unidade. "Só havia um prédio construído, e tivemos que equipar, contratar profissionais capacitados e colocar para funcionar com o objetivo de melhorar o atendimento às gestantes, incentivar o parto natural e reduzir taxas de mortalidade", frisou.

jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: