terça-feira, 7 de junho de 2016

Ministro assegura continuidade do Minha Casa, Minha Vida, mas esquece de pequenos Municípios

09112015_casa_pref.passofundo_rs
Em coletiva de imprensa concedida nesta quarta-feira, 2 de junho, o novo ministro das Cidades do governo interino de Michel Temer, Bruno Araújo, expôs quais são os rumos que a nova gestão dará ao Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), mas não mencionou nada sobre demandas dos pequenos Municípios.

Na oportunidade, Araújo assegurou a continuidade do programa, colocando fim aos inúmeros boatos que tratavam do fim da iniciativa. Ele ainda deu justificativas à suspensão de contratação de alguns empreendimentos.

De acordo com o ministro, a suspensão de contratação de empreendimento habitacionais para o atendimento da faixa 1 do programa - que atende as famílias com renda de até R$ 1,8 mil, podendo receber subsídio federal de até 95% - ocorreu em virtude da fragilidade de planejamento e gestão de recursos ao longo dos anos.

Para ele, tais fatores trouxeram impacto direto ao programa, como o baixo ritmo de contratações no ano de 2015 e a falta de contratação de unidades nesta faixa em 2016.

Segundo dados do Ministério das Cidades, o governo contratou na faixa 1 do Programa apenas 1.188 moradias, ante as 132.615 unidades habitacionais contratadas em 2014 e 399.219 em 2013. O Ministro assegurou os esforços em reorganizar as contas para a retomada das contratações do Programa nesta faixa de renda.

Nenhum comentário: