O prédio da antiga estação ferroviária, nesta cidade, está abandonado e foi depredado com portas e janelas arrancadas e até fogo atearam no piso superior do imóvel. Fechado, tornou-se alvo fácil de vândalos e de aproveitadores que furtaram objetos, fiação e instalação hidrossanitária. A Prefeitura de Iguatu solicitou oficialmente a cessão do prédio.
O retrato atual da antiga estação ferroviária contrasta com um passado de intensa movimentação de moradores e vendedores ambulantes que diariamente aguardavam na plataforma o trem vindo da Capital ou oriundo da região do Cariri em direção a Fortaleza. As pessoas vestiam as melhores roupas e a chegada do trem era um momento social relevante.
O abandono do imóvel ocorreu após a desativação da linha ferroviária Sul, que interligava Fortaleza à cidade do Crato, na região do Cariri, no fim de 2013. Até o ano passado ainda havia funcionários da empresa Transnordestina Logística, que substituiu a Companhia Ferroviária Nordestina (CFN) após o processo de privatização da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário