sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mais de 17 mil títulos cancelados em Iguatu (CE)

Mais de 22 mil títulos eleitorais foram cancelados neste município, na região Centro-Sul do Ceará. Havia 77 mil eleitores, mas para o recadastramento biométrico, que se encerrou em dezembro passado, apenas 54.362 compareceram. Neste ano, foi reaberto prazo para regularização eleitoral que vai até o próximo dia 4 de maio. Lideranças políticas consideram elevado o número de eleitores que deixaram de comparecer .

De um total de 22.755 títulos cancelados, cerca de três mil pessoas já compareceram ao Cartório Eleitoral para regularizar a situação. O número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais em outubro deste ano será apresentado após o prazo de regularização. Estima-se mais de 17 mil títulos cancelados.

O advogado Fabrício Moreira mostrou-se surpreso. "É um número elevado, igual aos eleitores em Orós, ou seja, é uma quantidade superior a muitos municípios do Interior", comparou. "Não sabemos o que ocorreu, quais os motivos para tanta ausência de eleitores", completou.

O ex-vereador e empresário no ramo de comunicação, Franklin Bezerra, acredita que o cancelamento está relacionado ao índice de abstenção que sempre foi elevado em Iguatu. "Deixaram de comparecer aqueles que não votavam e esses dados estão sendo atualizados agora. Acredito que muitos idosos deixaram de fazer o recadastramento por desinteresse", analisou.

Funcionários do Cartório da 13ª Zona Eleitoral avaliam que muitos jovens também desistiram do recadastramento por desencanto com as questões políticas - denúncias de corrupção, gestores que não cumprem as promessas de campanha e falta de políticas públicas eficazes.

O prazo se esgota para regularização com a Justiça Eleitoral. Mas o movimento permanece reduzido. Praticamente não há filas. "No fim do ano passado tentei fazer o recadastramento, mas a fila era enorme e desisti. Agora soube que havia novo prazo e vim", disse o comerciário Joaci Moreira. Em todo o Ceará, eleitores de 46 municípios já foram são obrigados a fazer o recadastramento biométrico.

DN Online

Nenhum comentário: