Ozemar Rodrigues, o nosso vereador, 40777

Ozemar Rodrigues, o nosso vereador, 40777
A voz do povo na Câmara

sábado, 19 de março de 2016

Dia de São José: Data marca a esperança dos cearenses por chuvas‏

Hoje, não só a fé toma as ruas das cidades cearenses: o Governo do Estado anuncia investimentos que chegam a R$ 179 milhões em segurança hídrica para todo o Ceará.

Mais que nos outros dias do ano, é no dia 19 de março que os cearenses olham para o céu cheios de esperança. A data em que se comemora o Dia de São José, santo padroeiro do Estado do Ceará, traz consigo uma forte tradição. A chegada de chuva é o prenúncio de um ano farto e de boa safra. Por esse motivo, para a maioria dos sertanejos cearenses, a crença no santo traz um sentimento de alento, conforto e paz. Marcando o período de comemorações, tendo em vista que o Dia da Água também se aproxima, a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado preparou uma série especial sobre as ações que combatem os efeitos da estiagem. Na primeira matéria, você vai conhecer os projetos desenvolvidos em todo o Ceará, a estrutura que garante segurança hídrica, além das ações emergenciais que favorecem o abastecimento mesmo após anos consecutivos de chuvas abaixo da média.

É nos primeiros meses do ano que a preparação do solo, a plantação de sementes e o aguardo das nuvens carregadas para fazer brotar o sustento enchem de esperança os milhares de agricultores que enfrentam os desafios de convivência com o semiárido.

As características do solo e do clima fizeram do Estado um celeiro de ações para garantir abastecimento de água, mudando a realidade, mostrando que as esperanças não caem só do céu.

Neste dia de São de José, não só a fé toma as ruas das cidades cearenses: o Governo do Estado anuncia investimentos que chegam a R$ 179 milhões em segurança hídrica para todo o Ceará. Uma série de ações de convivência com o semiárido será apresentada pelo governador Camilo Santana em visita, neste sábado (19), às cidades de Ibaretama, Quixadá e Mauriti. Ao todo, são 172 cartas de crédito para a implantação de sistemas de abastecimento d´água em 65 municípios, beneficiando 15.320 famílias. No total, 96 municípios cearenses serão atendidos com os projetos produtivos, módulos sanitários, assistência técnica e sistemas de abastecimento. As ações reforçam a estrutura de segurança hídrica e de convivência com o semiárido, possibilitando o abastecimento de água mesmo após cinco anos de chuvas abaixo da média.

Os investimentos são permanentes no Estado. O Governo do Ceará, por meio de suas secretárias e órgãos vinculados, realiza ações, através de programas e políticas de desenvolvimento do semiárido cearense. São instalações de cisternas, projetos de abastecimento e transferência de água, liberação de recursos, logística na distribuição cereais. Todas essas ações de convivência com a seca deixam o Ceará na vanguarda em comparação com os outros estados do Nordeste.

Com a apresentação do Plano Estadual de Convivência com a Seca, anunciado em fevereiro de 2015, o Governo do Estado tem voltado sua atenção para ações estruturantes de convivência com o semiárido. O plano prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares em cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, sustentabilidade econômica, conhecimento e inovação.

As ações emergenciais buscam a diminuição dos efeitos da seca em curto, médio e longo prazos, unindo forças com o Governo Federal. Entre as ações, estão a perfuração de poços que só em 2015, foram 1.200 perfurados. A instalação de cisternas chegou ao número de 21 mil só no ano passado, quando também foram instalados 118 sistemas de abastecimento de água. Somando 2015 e 2016 foram 330 km de adutoras, além das ações de dessalinização, reforço da operação carro-pipa e início da operação em áreas urbanas.

Nenhum comentário: