A Câmara dos Deputados aprovou em 17 de março de 2016 a Comissão Especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Foram 433 votos favoráveis e um contrário à chapa integrada por 65 titulares indicados pelos líderes partidários.
O 'Estado' mapeou a tendência de voto dos 65 integrantes da comissão do impeachment: 35 parlamentares se dizem a favor do impedimento da presidente, 24 são contra e 6 informaram que não definiram uma posição. No grupo do indefinidos estão o relator, Jovair Arantes (PTB), e o presidente do colegiado, Rogério Rosso (PSD).
A comissão tem 8 parlamentares petistas, todos contra o impeachment, e seis deputados tucanos, todos a favor do afastamento da presidente. No PMDB, os integrantes estão divididos, mas o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani, é aliado do Palácio do Planalto.
O 'Estado' cruzou a tendência de voto dos integrantes da comissão com a taxa de governismo de cada parlamentar. Essa taxa é medida pelo Basômetro, ferramenta do 'Estadão Dados' que permite medir o apoio dos deputados ao governo nas votações legislativas. Quanto mais próximo de 100%, maior a fidelidade ao Planalto.
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário