A promulgação da proposta de emenda constitucional (PEC) nº 182/2007, pelo Congresso Nacional vai provocar mudanças no perfil da Assembleia Legislativa do Ceará. Conforme anunciou o deputado Sérgio Aguiar (Pros) durante a sessão desta quinta-feira (18), sua migração, acompanhada de outros oito parlamentares estaduais do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), deixará o Pros, que até então conta com a maior bancada na Casa Legislativa, sem representação no parlamento estadual.
A ida do grupo liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes tornará o PDT a maior bancada na Assembleia, com onze deputados. Resultado da soma dos dois atuais (Evandro Leitão, líder do governo e Ferreira Aragão).
Em seu discurso de quinze minutos, Sérgio Aguiar fez questão de ressaltar que a comitiva desembarca em uma nova legenda, mas o apoio aos governos Camilo Santana e Dilma Rousseff serão mantidos durante as discussões na Casa. Sérgio disse também que o PDT é um partido “moderno”, cuja maior referência é Leonel Brizola. “Cid Gomes, em seu mandato, alinhou-se muito ao idealismo de Brizola, dando muito destaque às políticas educacionais”, acrescentou.
A decisão do colegiado recebeu o apoio da deputada Dra. Silvana (PMDB) que parabenizou a decisão de mudança de legenda dos parlamentares e defendeu o respeito às liberdades individuais. “Cada vez mais, o povo vota no candidato, e não na legenda. Então, nada mais justo que esse tipo de transferência seja possível. Ninguém quer ver seu candidato insatisfeito, vivendo em um tipo de ideologia que talvez já não faça sentido para ele”, argumentou.
No dia 29 de setembro do ano passado, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, 43 prefeitos e várias lideranças políticas do interior do Ceará filiaram-se ao PDT, em evento promovido pelo Diretório cearense do partido, que reuniu centenas de pessoas no Hotel Praia Centro, na Capital, ocasião em que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, destacou que as novas filiações, mais as dos ex-ministros e ex-governadores Ciro e Cid Gomes, fortalecem o PDT no Ceará e no Brasil. Cid e Ciro Gomes assinaram filiação em momentos diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário