sábado, 30 de janeiro de 2016

Roberto Cláudio pode ter o apoio de mais de 17 partidos

Apesar de evitar falar publicamente sobre questões eleitorais antes do mês de abril, o prefeito Roberto Cláudio tem discutido com alguns partidos a formação de um arco de alianças que garanta a sua reeleição no pleito de outubro próximo. O chefe do Poder Executivo Municipal, que não contará com algumas siglas que o apoiaram em 2012, como PMDB e PRB, por exemplo, poderá ter em sua base outras legendas que lhe darão um tempo considerável de propaganda em rádio e TV, como PMB e PSD.

A coligação Para Renovar Fortaleza, formada por partidos que apoiaram Roberto Cláudio no primeiro turno das últimas eleições municipais, era formada por 13 partidos: PRB, PP, PTB, PMDB, PSL, PSDC, PHS, PMN, PTC, PSB, PRP, PSD e PTdoB. No segundo turno, também se aliaram ao arco de aliança PCdoB, DEM, PPL, PPS, PDT e PRTB.

Ainda que tenha perdido alguns apoios, devido ao processo eleitoral de 2014, o prefeito tende a aumentar o número de partidos coligados para a disputa deste ano já no primeiro turno das eleições. Neste pleito próximo, ele pode ultrapassar os 17 partidos aliados à sua candidatura.

O presidente do PSDC, o deputado Ely Aguiar, disse ao Diário do Nordeste que o partido apoia a atual gestão de Roberto Cláudio, mas, apontando a falta de atenção do prefeito ao grêmio e dependendo das negociações dos próximos meses, ele destaca que pode apoiar outro nome.

O PSC, por sua vez, mesmo que esteja compondo a base de sustentação do Governo Municipal, estuda a possibilidade de indicar um pré-candidato da legenda para a disputa eleitoral, o que vai depender de deliberação da executiva nacional. O deputado estadual Bruno Pedrosa (PSC) tem defendido a tese de candidatura própria, enquanto parte da sigla segue fiel ao prefeito.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: