A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recorreu da decisão do Conselho de Ética de manter como relator do processo contra o peemedebista o deputado Fausto Pinato (PRB-SP).
O recurso foi apresentado à própria Câmara e também ao STF (Supremo Tribunal Federal), segundo informou nesta terça-feira (8) o advogado Marcelo Nobre, que representa Cunha no Conselho de Ética. Nobre anunciou o recurso durante reunião do conselho, na tarde desta terça-feira.
O advogado havia pedido o afastamento de Pinato da relatoria, alegando que o deputado havia perdido a imparcialidade ao anunciar o teor de seu parecer à imprensa. A entrevista de Pinato ocorreu logo após o deputado ter protocolado o parecer no Conselho de Ética.
Em seu relatório, Pinato defende o prosseguimento do processo contra Cunha. Nesta fase do processo, o conselho decide apenas se há elementos para a continuidade das investigações, e não é feito o julgamento sobre se foram de fato cometidas irregularidades.
O pedido de afastamento de Pinato foi negado pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), em sessões anteriores da comissão.
O advogado Marcelo Nobre informou que recorreu também da decisão de Araújo sobre a composição dos blocos partidários, com base nos quais são definidas as vagas no conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário