quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra é lembrado em Acopiara (CE)

A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria da Educação, realizou hoje (19) pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra. Vários representantes da pasta participaram do encontro. O objetivo da ação foi ressaltar as dificuldades encontradas pelos negros, bem como abrir espaços para reflexões sobre a raça.
O evento ocorreu no auditório do Liceu com apresentações de vídeos produzidos pelos alunos das escolas João Moreira Barros, Padre João Antonio e Alfredo Nunes de Melo. As exibições foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por Lindomar Rodrigues, Sônia Taveira e Helinho Gomes. O vídeo premiado foi produzido pela escola João Moreira Barros, pertencente a rede municipal de ensino.
Cada apresentação retratou fielmente que ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
Os vídeos produzidos pelas escolas também enfatizaram algumas leis que foram criadas para defender os direitos dos negros, dentre elas, a Lei do Ventre Livre que foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. A Lei dos Sexagenários em 1885, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade e a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, dando liberdade definitiva aos escravos.
De acordo com Hildéryca Sanny e Lendl Bezerra, dois dos organizadoras do evento, o Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Eles salientaram também que a data serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
Para fechar a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, será desenvolvida nesta sexta-feira, 20, a partir das 8 horas da manhã, uma vasta agenda no Clube Social de Acopiara com participação de 10 escolas. Na oportunidade, porém com um público bem maior será discutida a história de preconceito que os negros sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e outros temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.

Nenhum comentário: