Enquanto o grupo de oposição mente e trabalha contra o desenvolvimento de Acopiara, o prefeito Dr. Vilmar continua perfurando poços profundos para amenizar os efeitos da seca na zona rural do município objetivando garantir abastecimento de água para todos.
Ontem (13), em pleno domingo estava sendo perfurado um poço profundo no distrito de Santo Antonio para levar água de qualidade para as famílias
Desde que assumiu os destinos de Acopiara, o prefeito Dr. Vimar tem trabalhado de forma sistemática para melhorar a estrutura hídrica da cidade.
A Secretaria de Agricultura através do secretário Ivo Bezerra enviou um relatório para o blog esclarecendo as ações que já foram efetivadas pela atual administração para resolver a problemática de falta de água nas sedes urbana e rural do município.
Veja algumas delas:
CISTERNAS
Implantação de 3.408 (três mil quatrocentos e oito) cisternas de polietileno, com capacidade para armazenar 16.000 litros d’água cada, acumulando no total 54.528.000 (cinquenta e quatro milhões quinhentos e vinte e oito mil) litros de água beneficiando todos os distritos e sede rural do Município.
ADUTORA DO TRUSSU
Implantação de uma adutora emergencial (engate rápido) com 24 km de extensão trazendo água do açude Trussu para a sede do Município que teve início no dia 12 de Setembro de 2013. As obras foram concluídas no fim do mês de novembro, sem atrasos, teve custo de 5,46 milhões e beneficiou cerca de 25 mil pessoas.
ADUTORA DOS OITIS/EBRON
A obra beneficiou todos os moradores da sede do distrito com água de qualidade e nas torneiras. A comunidade estava prestes a sofrer um colapso no abastecimento.
POÇOS PROFUNDOS PERFURADOS
O Município através de parcerias com o Estado e a União perfurou 10 poços nas localidades de Timbaúba dos Delfinos (Distrito de Santo Antonio), Jurema (Sede Rural), Areias (Sede Rural), Distrito de Solidão, Sabiá (Distrito de Trussu), Taquari (Distrito de Ebron), Lagoa dos Luiz (Distrito de Trussu), Lagoa de Dentro (Distrito de Santa Felícia), Maior (Distrito de São Paulinho), Cachoeira dos Alexandres (Distrito de São Paulinho), Distrito de Santo Antonio, Várzea Redonda (Distrito de Santo Antonio) e Sede do Distrito de Umari.
RESTAURAÇÃO DE POÇOS PROFUNDOS
Atualmente o Município está viabilizando o funcionamento de outros poços já existentes realizando trabalho de recuperação e instalação dos mesmos, nas regiões de Taquari (Distrito de Ebron), Pereiros (Distrito de São Paulinho), Sede do Distrito de São Paulinho, Distrito de Solidão, Lagoa dos Luiz (Distrito de Trussu), Areias (Distrito de Luna), Pebas (Distrito de Santo Antonio) e Vila Luna. Foi viabilizado abastecimento em Trussu, cujo manancial que abastece a localidade está no seu volume morto. 40 laudos estão prontos para serem perfurados mais poços no município.
OPERAÇÃO-PIPA
A operação carro-pipa desenvolvida pelo Governo Federal através do Exército Brasileiro em parceria com a Prefeitura de Acopiara atende atualmente a 341 localidades. O número de beneficiados chega a 19.678 pessoas. No total, 19 carros-pipa realizam o trabalho de abastecimento. O Município, através da Secretaria de Agricultura faz um rigoroso acompanhamento da distribuição da água, distribuição e uso do cloro, disponibiliza guias para as equipes de coordenação, realiza periodicamente a coleta e análise da água para garantir uma água de qualidade à população.
PROGRAMA ÁGUA DOCE
O Município conseguiu junto ao Programa "Água Doce" do Governo Federal a implantação de dessalinizadores em vários poços cuja água é considerada salobra com vistas a torná-la própria para o consumo humano. Sete comunidades serão beneficiadas com equipamentos custando R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) cada, num investimento total de mais de R$ 2.000.000.00 (dois milhões de reais). Localidades contempladas: Extrema, Vila Luna, Cipó, Lagoa de Dentro, Santa Cruz e Umburanal.
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA
Recentemente foram concluídos os sistemas de abastecimento nas comunidades de Vila Belo, Muquém, Bom Nome, Lagoa de Dentro, Riacho Verde, São José dos Mandús, Santa Luzia, Laranjeira e Volta (Faltando só a parte da COELCE), atendendo cerca de 150 famílias. Foram solicitados pelo município abastecimentos para as comunidades de Timbaúba dos Nunes, Oiticica do Umari, Riacho Verde II, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário