Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Acopiara realizou no Núcleo de Artes a solenidade de premiação do trabalhos do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - PETECA 2015, num verdadeiro festival de talentos de jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino.
O evento teve participação de representantes das secretarias municipais, conselhos da Criança e Adolescente e Tutelar, entidades, órgãos, educadores, gestores e alunos das escolas de todos os distritos.
O PETECA foi implantado em 5 escolas municipais de 6º ao 9º ano em 2013 atendendo a 1.294 alunos. Em 2014 passou a ser trabalhado em 15 escolas totalizando o atendimento a 2.410 alunos e em 2015 o Programa atende a 3.039 alunos de 22 escolas da Rede Municipal.
Luiza Costa, coordenadora do Programa em Acopiara, disse que o PETECA nos conquista. “Não podemos ver as crianças ou adolescentes em trabalho infantil ou exploradas e ficarmos calados. Ao assumir essa bandeira acredito que somos capazes de transformar o mundo, principalmente onde vivemos através da educação”.

Objetivando a prevenção e a erradicação do trabalho infantil, o PETECA realizou nos anos de 2014 e 2015 o diagnóstico de crianças e adolescentes em trabalho infantil em todas as escolas municipais e, a partir daí, foi feita um seleção e premiação dos trabalhos dos alunos em sala a nível estadual. Realizou-se também formações para os professores e coordenadores pedagógicos para serem replicadores/multiplicadores do Programa na escola.
Em Acopiara aconteceram nos meses de março e junho de 2015 várias atividades, bem como a realização de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em diversas modalidades que foram avaliados e selecionados para receber a premiação municipal.
Veja premiação do PETECA em Acopiara:
Modalidade Música: 1º lugar ‘É hora de ser criança’ - Escola Pe. João Antonio; 2º lugar ‘Criança na escola, a hora é agora – Escola José Alves do Nascimento; 3º lugar ‘Trabalho infantil’ – Escola Monsenhor Francisco de Assis Couto.
Modalidade Conto: 1º lugar ‘O Reino do PETECA’ – Escola Pe. João Antonio; 2º lugar ‘O livro dos sonhos’ – Escola Manoel Rodrigues de Carvalho; 3º lugar ‘O menino explorado’ – Escola Pedro José de Queiroz.
Modalidade Cordel: 1º lugar ‘Diga não à exploração’ – Escola Pedro José de Queiroz; 2º lugar ‘PETECA contra o trabalho infantil’ – Escola Pe. João Antonio; 3º lugar ‘Uma garota explorada – Escola Solon Guedes.
Modalidade Pintura: 1º lugar ‘Tempo perdido’ – Escola Francisco Uchôa; 2º lugar ‘Exploração Jamais’ – Escola Pedro José de Queiroz; 3º lugar ‘Lugar de criança é na escola’ – Escola José Alves do Nascimento.
Modalidade Esquete Teatral: 1º lugar ‘Maria de Lourdes, uma menina sonhadora’ – Escola José Adonias; 2º lugar ‘Ingenuidade de Filomena’ – Escola Monsenhor Francisco de Assis Couto; 3º lugar ‘Da roça para escola’ – Escola José Alves do Nascimento.
Todos os alunos receberam medalhas. Os primeiros colocados apresentaram seus trabalhos e estão inscritos para concorrer a etapa Estadual do Programa.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário